Artigo escrito

  • em 09.09.2008
  • às 04:53 PM
  • por sebraerj

Sem planejamento fica difícil se dar bem 33

set9

Se você deseja mudar de vida e investir no seu próprio negócio com pouco dinheiro, deve tomar alguns cuidados básicos antes de partir para a concretização de seu sonho. Primeiro, você deve procurar enxergar as oportunidades que estão ao seu redor. Além de uma boa idéia, é preciso conhecer a situação do mercado. Com um bom faro, disposição para correr riscos calculados e persistência, entre outras características típicas dos empreendedores, você pode abrir um negócio com boas chances de sucesso, mesmo com pouco capital.

Há diversos negócios de baixo custo, como muitas atividades no ramo dos serviços. Pode ser um ateliê de bijuterias ou a produção de peças de artesanato, que exigem investimento relativamente baixo e você pode vendê-las em feirinhas de arte. Embora as franquias costumem exigir um capital inicial mais elevado, hoje em dia é cada vez maior o número de marcas que oferecem opções mais acessíveis e que permitem um bom rendimento.

É claro que muitos futuros empresários sonham com aquela loja de sucesso, instalada numa rua movimentada ou em algum shopping center. Mas, para chegar lá, você precisa ter mais capital e saber que precisará pagar aluguel, condomínio e deverá reservar dinheiro para publicidade, por exemplo, antes mesmo de atender o primeiro cliente. Começar devagar é o melhor caminho para reduzir os riscos do negócio. E, além disso, as oportunidades para quem tem mais vontade de ser empreendedor do que dinheiro estão aumentando.

Mesmo que seu sonho seja montar um pequeno comércio, você pode investir no ramo de alimentação, por exemplo, e começar a vender bolos, doces e tortas caseiras, produtos que sempre encontrarão demanda em toda parte. Além disso, é possível pagar fornecedores a prazo e vender à vista, uma boa dica para quem quer ingressar na vida de empresário sem grandes despesas. Outra opção que ganha cada vez mais terreno é o sistema de venda direta, também conhecido como porta a porta, por meio do qual se vende de tudo, de cosméticos a roupas, de produtos de limpeza a verduras e frutas.

Teste seu poder de persuasão com os amigos e familiares, que podem ajudá-lo na execução das tarefas no início da atividade. Eles podem, também, lhe emprestar pequenas quantias de dinheiro para a largada. Afinal, ninguém quer montar um negócio e já contrair empréstimos bancários ou ter que contratar funcionários e tudo mais, sem saber direito se a empreitada dará certo.

Mesmo que você já tenha sondado o mercado em que pretende atuar, deve estudar cuidadosamente suas reais chances de sucesso assim que decidir colocar seu sonho de empreendedor em prática. Além disso, deve dar atenção especial à estrutura administrativa e financeira. É o momento em que você define o preço dos seus produtos, o capital de giro necessário, o lucro e a rentabilidade que deseja alcançar.

Em geral, os pequenos empresários que se deram bem no mercado têm um detalhe comum: o hábito de planejar e traçar metas e definir os passos para atingi-Ias com determinação e confiança. São pessoas que não mandam fazer, fazem. Lembre-se de que é você quem deve cuidar do seu dinheiro e do futuro do seu empreendimento. Por isso, use bem a sua habilidade em negociar com fornecedores. Compre bem para poder vender bem. E nunca se esqueça dos clientes. Eles é que vão manter de pé o seu negócio.
_________________________________________________________________
Este artigo é de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es), não refletindo, necessariamente, o ponto de vista do Sebrae/RJ
Sobre o autor: Manfredo Arkchimor Paes é consultor do Sebrae-SP

Acompanhe os comentários via RSS

Existem 33 comentários para este assunto

  1. WALDEMIR RODRIGUES FRANCISCO disse:

    bom artigo..parece visionario o autor

  2. Pedro Brito disse:

    Ótimo comentário, muito importante essas colocações do consultor.

  3. RENATO DE MELO disse:

    Olá gostei muito da dica ” sem planejamento fica difícil se dar bem” tenho vontade de abrir uma loja de configuração e manutenção de micro, gostaria de saber se o mercado é bom.

  4. Lucimar Junqueira disse:

    O sucesso do seu negócio pode parecer um golpe de sorte, mas, olhando de perto, percebemos que é composta de trabalho duro e planejamento.

  5. Maria José Dias Gomes disse:

    todas estás colocações são muito pertinentes gostei muito! tenho uma lan halse e está muito dificil. faltol para nós um bom planejamento.

  6. PAULO SERGIO RIBEIRO disse:

    gostei muito das colocações eu conserto máquina de lavar estou lutando para obter minha loja trabalho em casa tenho bastante clientes mas quero expandir o meu mercado de trabalho com vendas de peças e serviços.
    eu não quero alugar uma loja eu quero começar com a minha própria mas não tenho capital para comprar uma como devo fazer nesse caso.

  7. narcisa disse:

    gostei muito das dicas, mas eu gostaria mesmo de saber algo sobre um bar noturno, pois eu gostaria de abrir um bar noturno, animado voltado a comunidade gay. como devo proceder?

  8. Priscila disse:

    Gostei muito da matério, poré o problema todo é que possuo um pequeno negócio, em sociedade com meu pai, e o negócio tem uma boa reputação, entretanto a estrutura da empresa não está bem financeiramente e nem psicologicamente. Sai mais do que entra e quando entra vai tudo pelo ralo, devido aos atrasos e juros. Enfim, preciso de algumas dicas sobre como elevar a empresa. Atuamos na área de serviços (equipamentos hospitalares), e já estamos há cinco anos no mercado, porém não conseguimos nos estabilizar financeiramente.
    Poderia me passar algumas dicas?
    Desde já agradeço a atenção dispensada.

  9. Márcia Tavares disse:

    BOM DIA,
    ADOREI AS DICAS, SOU VENDEDORA AUTONOMA DE LINGERIE NAS HORAS VAGAS, FAZ DOIS ANOS E TENHO UMA CLIENTELA BOA, TENHO VONTADE DE ABRIR O MEU PRÓPRIO NEGÓCIO, ACHO QUE TEM TUDO PARA DAR CERTO, MAS TENHO MEDO DOS ALTOS IMPOSTOS, QUE DICA VOCÊS ME DÃO NESTE CASO?
    GRÁTA

  10. Adriana Miranda disse:

    Gostei muito das dicas, passaram seriedade e responsabilidade. Já tenho a loja mas não tenho dinheiro para começar um negocio.O que devo fazer? Outra coisa, gostaria de montar algo que atraisse os clientes que fosse acessivel a todos e que vendesse sempre o ano todo, por favor me de uma dica.Desde ja grata.

  11. marli disse:

    eu sei que sem dinheiro a pessoa nã faiz nada eu gostaria de montar um salão de beleza e não tenho dinheio pra comessar me ajude de uma opinião

  12. rogerio barros disse:

    tenho apenas 12.000 que tipo de nogocio eu poderia investir??/

  13. jane disse:

    desejo dicas de como montar um salao com pouco dinheiro

  14. daniel carlos tavares disse:

    perdi meu emprego e gostaria de abril um barzinho mas não quero gastar tudo apareceu 600.00 de aluguel e 18.000.00mil as mercadoria
    eu teria de comprar as mercadoria gostaria de uma dica para de coma devo montar ou se vale apena fazer o negocio.
    desde ja muito obrigado pela atenção .
    Deus abençõa .
    daniel carlos tavares

  15. RICARDO disse:

    Eu estou querendo abrir uma casa noturna,com musica auvivo,queria uma dica sobre este investimento

  16. andre disse:

    gostaRIA DE ABRIR UM BAR DESTINADO AO PUBLICO GLS EM GOIANIA JA QUE NA CIDADE TEM APENAS 4 BARES FECHADOS E 2 BOATES A ESSE PUBLICO TODOS ESTAO SEMPRE LOTADOS DE PESSOAS SERIA UM BOM NEGOCIOO? POREM NAO TENHO DINHEIRO PARA INICIAR

  17. EDVANA DOS SANTOS LEITE disse:

    Muito bom poder contar com dicas de quem entende do assunto. Parabéns pelas dicas!

  18. Andréa disse:

    Já tenho o ponto comercial é bem localizado pretendo abrir uma doceria acredito que vá dar certo pois é na rua de um colegio, gostaria de saber como faço para ter menos riscos e se existe consignação para esse tipo de ramo
    desde já agradeço

  19. Claudemir disse:

    OLA,GOSTEI MUITO DA MATERIA,ESTOU QERENDO ABRIR UMA LOJA TIPO 1.99 SO Q COM VARIOS TIPOS DE PRODUTOS TAIS COMO BOLSAS,BRINQEDOS,BIJUTERIAS,ETC,QUAL E SUA DICA PARA MIN

  20. marco antonio disse:

    oi gostaria de ganhar dinheiro viajando ou com outras coisas mais faceis…..

  21. Rogério do Nascimento disse:

    Muito boas dicas, vou montar meu proprio negocio em breve e gostaria de receber dicas na area de mercados e bares noturnos.

    Rogério

  22. gloria regina marques arantes disse:

    queria abrir um salão de cabelereiro, com pouco dinheiro porem aconchegante e com um pouco de conforto com 8,000.00 sera que eu consigo me de umas dicas obrigada.

  23. sandra disse:

    ola!gostaria muito de começar a vender roupa porta a porta1mas nao sei onde começar,kero começar numa coisita pekena,com muita cauela.mas o que tenho de fazer.desde colecta a revendedores etc

  24. Antônio disse:

    Quero começar a comprar alguns novilhos no Norte do ceará e junto com meu pai, aprender a acreditar na diferença de crescer o nosso espaço.

  25. Ely disse:

    o posso abrir com apenas 5.000,00?

  26. Joyce Karoline disse:

    Olá, boa tarde.
    Estou muito interessada em montar um empreendimento no ramo alimenticío, voltada a doces, tortas, bolos, trufas, bombons, etc.
    No entanto, não tenho verba financeira para isto, e na cidade ondo moro os custos seriam muito altos, principalmente se eu tiver de alugar um ponto comercial.
    Aguardo sugestões!!
    Desde já agradeço,
    Att.

  27. LUCIANA SILVA disse:

    OLA,BOA TARDE. TENHO BAR QUE EU ABRI POUCO TEMPO.GOSTARIA DE VENDE COMIDAS ,MAIS PRECISA DE UMA REFORMA, NAO TENHO DINHEIRO MORO EM NILOPOLIS RJ.POR FAVOR ME DE UMA DICA.DESDE JÁ GRATA.

  28. Jamili disse:

    Eu e minha mãe gostariamos de abrir uma doceria.Ela trabalha como confeiteira já a 9 anos em casa fazendo bolos para fora. Como fazer o marketing do negócio? Queremos começar passo a passo para sentir se a clientela irá aumentar. E como faze-la crescer. O produto é muito bem aceito e ela já possui clientes fixos de todo o ano fazer encomendas, mas são poucos…

  29. Alexandra Paiva Nunes disse:

    Pretendo revender bijuterias pratas enfim tudo que chama atenção da mulherada não sei como começar e nem tenho capital para iniciar tenho que trabalhar urgente estou entrando em depressão não aguento mais por favor me ajudem.

  30. Zam disse:

    Please keep thonwirg these posts up they help tons.

  31. Renatoo disse:

    Four score and seven minutes ago, I read a sweet aretcli. Lol thanks

  32. vanessa disse:

    Olá! no momento estou desempregada sou educadora, mas gosto muito de fazer pães e bolos, mas não tenho capital, minha ideia é começar fazendo em casa, pois quando faço e posto no face as pessoas elogiam, por favor como devo iniciar?

Por favor, sinta-se livre para comentar

* campos obrigatórios

Assuntos mais buscados

Administração de recursos humanos Administração do tempo Atendimento ao cliente Capital de giro Comércio eletrônico Comércio eletrônico para micro e pequens empresas Crédito Custos Empreendedor individual Empreendedorismo Estratégia Faturamento Finanças Franquia Gestão de estoques Gestão de pessoas Gestão do conhecimento Gestão empresarial Informática Inovação Internet Legislação trabalhista Lucro Mão de obra Marketing Meio ambiente e sustentabilidade Mercado Negociação Pesquisa de mercado Planejamento Plano de negócios Podcast Precificação Produtividade Propaganda Publicidade Qualidade Responsabilidade Social Tecnologia Tendência Tratamento tributário Tributos Vídeo Varejo Vendas