Artigo escrito

  • em 29.06.2012
  • às 09:57 AM
  • por sebraerj

Saiba escolher o nome de fantasia da sua empresa 72

jun29

Muitos pais, às vezes, passam um tempo para escolher o nome do filho e/ou da filha que está para nascer. Conversam sobre os nomes que acham bonito e seus significados, nomes representativos da história familiar ou de alguma personalidade que impactou suas histórias de vidas – mas sempre um nome que represente um sentido importante.

É dessa forma que devemos pensar o nome da empresa, mas nossa conversa deverá percorrer os seguintes aspectos:
Perfil do público-alvo: idade, classe social, estilo de vida, aspectos culturais,etc.
Serviços ou produtos que serão oferecidos pela empresa.
Valores e princípios presentes na vida profissional dos sócios.
Quais as necessidades que serão atendidas, quando os clientes usufruem dos seus produtos e serviços.
Quais os resultados gerados do usufruto dos produtos e serviços.
Quais os atributos explícitos e implícitos aos produtos e/ou serviço que serão oferecidos: experiência, tradição, inovação, rapidez, modernidade, customização etc.

O nome fantasia da sua empresa e as mensagens desenvolvidas para socializar a empresa junto ao público-alvo terá que contemplar e expressar esses aspectos.

Conceição Moraes, é mestre em Gestão Empresarial

Outros pontos relevantes para escolha são: Evitar nomes que: fomentem duplo sentido; gerem dúvida quanto a pronúncia; e de difícil leitura;

O ideal seria que a palavra ou palavras venham compor o nome da empresa, expressando o que o empreendimento irá comercializar ou prestar serviço.

Se você possui muitas dúvidas sobre que nome escolher, leia tudo isso novamente, pegue uma folha de papel em branco e escreva todos os nomes que venham à sua cabeça. Nomes que venham expressar sua vontade de atender a necessidade de seus potenciais clientes – agora, sem julgamento ou crítica!

Depois de fazer essa lista, reveja e retire os nomes já existentes no mercado e enumere aqueles que você mais gostou e que, em poucas palavras, falam mais sobre a sua empresa.

A segunda lista criada com essa análise, é importante você pesquisar no INPI (http:www.inpi.gov.br), para checar se já existe registro de marca com os potenciais nomes escolhidos.

A partir disso, também defina e proteja sua marca com o registro no INPI.

Sucesso!

E que a sua marca tenha impacto para os seus clientes.
______________________

Sobre o autor: Conceição Moraes é mestre em Gestão Empresarial, pós-graduada em Gestão de Negócios e graduada em Administração de Empresas.
Visite o site do autor em http://casosecausos.com/
Este texto é de responsabilidade do seu autor não refletindo, necessariamente, a opinião do Sebrae/RJ

 

Acompanhe os comentários via RSS

Existem 72 comentários para este assunto

  1. junior amorim disse:

    Me ajude na escolha do nome. O ramo é ferragens para industria moveleira.

  2. Ronildo Alves Cavalcante disse:

    quero uma sugestão de nome pra minha empresa,trabalho prestando serviço como
    elétrica hidráulica pintura auvenaria

  3. vilmar rosa cardoso disse:

    me ajude na escolha do nome. lanchonete vai servie espetinho e caldo sanduichi e bebidas em geral

  4. Claudiney Emerson Cabral disse:

    moro na regiao de interlagos e estou abrindo firma preciso de um nome fantasia serviços gerais e foco principal e esquadrias de aluminio construçao civil

  5. Ederson Carvalho disse:

    Estou estudando a possibilidade de abrir uma empresa de prestação de serviço na área elétrica industrial, gostaria de sugestões de nome fantasia.
    Grato.

  6. claudio a leopoldo disse:

    bom dia eu queria que me ajuda se escolhe um nome para a minha empresa eu trabalho no ramo pintura em geral

  7. Raquel Aguiar disse:

    Preciso de um nome fantasia para empresa de presentes de casamento!

  8. Zilnar disse:

    Boa noite gostaria que me ajudassem a encontrar um nome para minha confecção. Obrigada.

  9. aurea disse:

    preciso de um nome para mercearia

  10. Rodolfo Guambe disse:

    Peço uma ajuda na escolha de um nome para uma empresa de refrigeração e electricidade.

  11. Glauciane disse:

    Olá bom dia, preciso de um nome fantasia para a empresa, transportadora e prestadora de serviço(ex lava jato,borrachatia e,mecanica)

  12. Andreia disse:

    Ola, gostaria de uma ajuda para escolher o nome fantasia de uma empresa de comercio de alimentos e temperos, tenho preferencia por um nome simples e que tenha impacto tambem. Obrigada!

  13. Etiene disse:

    Boa tarde! o motivo do meu contato é quanto ao nome fantasia a qual eu me encontro em dificuldade para criar pois pretendo o mais rápido possível abrir uma prestadora de serviços diversos como por ex: hidráulica elétrica fico no aguardo de uma luz um nome simples mais que chame atenção obrigada.

  14. cicero silva disse:

    eu cicero esto abrindo uma empresa e esto com dificuldade de
    escolhe nome de fantasia preciso de ajuda

  15. cicero silva disse:

    eu cicero esto abrido uma empresa na aria de comstrução civil
    e esto com dificuldade de escolhe o nome de fantasia preciso de ajuda

  16. luciana disse:

    eu faco sapatinhos de bebe em tecidos e faixinhas para bebe,protetor de berco trabalho com tecidos etc gostaria de criasr uma marca mas estou com dificuldade no nome me ajudem

  17. gessi disse:

    Estou montando uma lanchonete ambulante, na carroçeria de uma pick strada. Vou vender, Churrasquinho no espeto, crepe no palito, mini-pizza. Qual o nome que eu poderia colocar. Vou vender em porta de faculdade. Obrigado.

  18. alexandre dias disse:

    BOA NOITE, GOSTARIA DE UMA AJUDA PRA CRIAR UM NOME PRA EMPRESA QUE VOU MONTAR VAI SER UMA EMPRESA DE SEGURANCA E VIGILANCIA.
    GOSTARIA QUE VCS ME AJUDASSE NESSA ESCOLHA

  19. rosa aparecida da silva disse:

    ja tenho minha micro empresa o nome e allan perfumes quero expandir meus negocios

  20. Diego disse:

    Caso tenha alguma dúvida sobre qual ramo irá atuar, neste site http://www.classificadoseclassificados.com/ têm uma relação de todos os ramos de atividades ao qual quer atuar e também há a possibilidade de divulgar a sua marca após escolher sua atividade empresarial.

  21. Karla disse:

    Estou abrindo um negócio inicialmente de bem casado e pão de mel, mas vou expandir para demais doces de festa… Gostaria muito de uma luz para escolher um nome que saísse do cotidiano como arte e delícia ou doce gosto. No aguardo, Obrigada!

  22. adriano disse:

    Booa tarde, estou abrindo uma loja de venda de materiais eletricos e projetos eletricos,gostaria de uma sugestao de nome que causasse um impacto e impressionasse os clientes.obrigado

Por favor, sinta-se livre para comentar

* campos obrigatórios

Assuntos mais buscados

Administração de recursos humanos Administração do tempo Atendimento ao cliente Capital de giro Comércio eletrônico Comércio eletrônico para micro e pequens empresas Crédito Custos Empreendedor individual Empreendedorismo Estratégia Faturamento Finanças Franquia Gestão de estoques Gestão de pessoas Gestão do conhecimento Gestão empresarial Informática Inovação Internet Legislação trabalhista Lucro Mão de obra Marketing Meio ambiente e sustentabilidade Mercado Negociação Pesquisa de mercado Planejamento Plano de negócios Podcast Precificação Produtividade Propaganda Publicidade Qualidade Responsabilidade Social Tecnologia Tendência Tratamento tributário Tributos Vídeo Varejo Vendas