Artigo escrito

  • em 28.09.2009
  • às 12:50 PM
  • por sebraerj

O que é, e como calcular a margem de contribuição? 44

set28

É o valor, ou percentual, que sobra das vendas, menos o custo direto variável e as despesas variáveis. A margem de contribuição representa o quanto a empresa tem para pagar as despesas fixas e gerar o lucro líquido.

Como calcular a margem de contribuição?
margem de contribuição é calculada da seguinte forma:
Preço de Venda – Custo da Mercadoria Vendida – Despesas Variáveis.
Exemplo:
Preço de Venda = R$ 20,00 (100%) – Custo das Mercadorias Vendidas = R$ 12,00 (60%) – Despesas Variáveis = R$ 2,00 (10%) = Margem de Contribuição = R$ 6,00 (30%).

Saiba mais sobre este assunto, acessando gratuitamente  a cartilha  “Margem de contribuição: quanto sobra para sua empresa?

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Existem 44 comentários para este assunto

  1. Florester Artes e Decorações Ltda disse:

    Há 3 anos atrás abri uma loja em um shopping do Rio para toda a
    familia trabalhar, cada uma com a sua função, a minha era só de comprar mercadorias, só que aos poucos cada uma foi tomando
    um rumo proficional diferente e eu fiquei sozinha, aí eu coloquei
    duas vendedoras (uma das 10:00 às 16:00hs e a outra das 16:00
    às 22:00hs.). Uma vendedoura em cada turno é muito pouco,
    principalme por ser em um shopping, mas são poucos os meses
    que a loja se paga, vivo tirando emprestimos para completar.
    Eu acredito que o problema esteja em mim, não entendo nada
    de nenhum tipo de admistração, tudo o que eu faço é me apoiando
    nas imfomações que o Sebrai me passa, essa última foi exelente!
    me ensinou até como colocar preços que eu não sabia.
    O SEBRAI É A MINHA BENGALA!!!

    OBRIGADA SEBRAI!!!

    Atenciosamente:
    ESTER.

  2. Tadeu disse:

    Senhora Ester, por mais que o sebrae seja a sua bengala, a senhora tem que estudar, “fazer cursos” para entender todos os setores do seu ramo de negócio ou contratar um profissional que possa lhe ajudar…obrigado

    Tadeu Nobre

  3. Marcos da Silva disse:

    Srª Ester, teins algo que pouca gente tem e deveria ter para ser melhor secedido na vida, reconhece que não está bem informada e busca ajuda e busca em um ótimo lugar o SEBRAE RJ, mas isso não é tudo como disse o meu antecessor, procure na internet sitios que abordem o mesmo ramo que você, troque idêias e rumo ao sucesso, Parabens e grande abraço.

  4. Ailton de Almeida Amorim disse:

    Sou proprietário de um restaurante do tipo Self-service, HÁ 3 anos, na cidade de Pirapora_MG.
    Na qualidade de novo entrante no mercado, visto ter militado na indútria por 35 anos, fico aturdido com tanta terminologia e detalhamento técnico que temos de dominar para não cair ilusoriamente no buraco.
    Tenho acompanhado de perto esses post’s do Sebrae. De todos os indicadores, o que mais preciso dominar é a margem de lucro e o Ponto de equilíbrio.
    Confesso que não consegui plotar meus números nas fórmulas apresentadas, mesmo lendo a matéria por completo (apostila do Sebrae), e fico na dúvida se estou bem ou mal.
    Gostaria de que me informassem um “@” particular para podermos trocar umas idéias à respeito.

  5. maria lúcia lopes da costa botelho disse:

    Oi, eu e meu filho temos um deposito de bebidas pois não estamos conseguindo pagar as despesas da empresa, queriamos uma ajuda pois somos leigos no ramo eu acho que não estamos sabendo marcar os preços o que precisamos para melhorar cem por cento pois estamos endividados.
    Obrigado!!

  6. adilson disse:

    Preciso de ajuda para toca minha empresa de gas, pois ela cresceu e eu não consegui acompanhar o seu crescimento tenho procurado cursos e até estou começando na faculdade, queria dicas de cursos, palestras ou coisas do gênero que possa me ajudar

  7. Raymundo Avelino disse:

    Sr. Adilson.
    Espero que o senhor tenha escolhido a faculdade de Administração e/ou Economia. Quanto a cursos, sugiro que procure uma unidade de Balcão do SEBRAE mais próxima de sua residência e/ou de seu estabelecimento e lá, com certeza, terá informações sobre quais cursos poderá fazer para atender suas necessidades imediatas, para fazer uma boa administração de seu negócio.

    Sra. Maria Lúcia.
    Sugiro que a senhora e seu filho, procurem fazer um curso que aborde Administração e Fluxo de Caixa. No SEBRAE, este curso tem a duração de 5 dias (15hs aula) e, um efeito longo na vida administrativa das Micro e Pequenas Empresas.

    Prezado Senhor Ailton de Almeida Amorim.
    Conforme sua solicitação, estou à sua inteira disposição para auxiliá-lo no que me for possível, nestas questões, Margem de Lucro e o Ponto de Equilíbrio.
    Raymundo Avelino
    raymundobr01@bol.com.br

  8. Raymundo Avelino disse:

    Sra. Maria Lúcia.
    Sugiro que a senhora e seu filho, procurem fazer um curso que aborde Administração e Fluxo de Caixa. No SEBRAE, este curso tem a duração de 5 dias (15hs aula) e, um efeito longo na vida administrativa das Micro e Pequenas Empresas.

  9. Patricia disse:

    Minha empresa estava indo muito bem, ou seja, pagava todas as suas contas.Não sobrava, mas nada ficava em aberto. Logo após legalizá-la, não consigo mais pagar um boleto sem entrar no cheque especial, estou no ramo de bazar e papelaria há 3 anos e não sei realmente como conseguir erguer-me pois até empréstimo ja foi preciso para compra de mercadorias!

  10. MARIA DE FATIMA NASC GAMA SILVA disse:

    ESTOU COMESANDO AGORA TENHO CONTAS A PAGA E PRECISO COMPRA MAIS UMA MAQUINA DE COSTURA POIS A EMPRESA QUE ABRI E DE CONFECÇOES ; FAÇO TUDO , MAIS ESTA MUITO DIFICIO ENCOTRA LUGAR PARA COMPRA . POR EXEMPLO; TECIDOS LINHAS ;TINTA ;E OUTRAS COISAS; SE VOCES PUDER ME AJUDAR ;VOU FICAR MUITO ;GRATA; OBRIGADO. ASS. M DE FATIMA. SOU DE URUCANIA ;MINAS GERAIS.

  11. ana maria disse:

    PRECISO DE AJUDA PARA MINHA PEQUENA EMPRES A DE PANO DE PRATO QUE ABRI NO ANO PASSADO E NAO CONSEGUI TER LUCRO AINDA , MAS NAO TEMHO DIVIDAS TAMBEM. VENDO DE PORTA EM PORTA, E SACRIFICADO, POREM E O UNICO MEIO QUE TENHO DE VENDER POIS NAO POSSO TER LOJA ABEERTA POR FALTA DE CAPITAL QUALQUER AJUDA NO SENTIDO DE COMO VENDER MAIS E MELHOR SEM O CANSAÇO DE ANDAR TANTO COM UMA CRIANÇA DE COLO SEMPRE SERA BEM VINDA. DEIXO AQUI MEU IMAIL PARA QUALQUER CONTATO; hannamaria64@hotmail.com Obrgada

  12. ana maria disse:

    PRECISO DE AJUDA PARA MINHA PEQUENA EMPRES A DE PANO DE PRATO QUE ABRI NO ANO PASSADO E NAO CONSEGUI TER LUCRO AINDA , MAS NAO TEMHO DIVIDAS TAMBEM. VENDO DE PORTA EM PORTA, E SACRIFICADO, POREM E O UNICO MEIO QUE TENHO DE VENDER POIS NAO POSSO TER LOJA ABEERTA POR FALTA DE CAPITAL QUALQUER AJUDA NO SENTIDO DE COMO VENDER MAIS E MELHOR SEM O CANSAÇO DE ANDAR TANTO COM UMA CRIANÇA DE COLO SEMPRE SERA BEM VINDA. DEIXO AQUI MEU E MAIL PARA QUALQUER CONTATO; hannamaria64@hotmail.com Obrgada

  13. paulo disse:

    Certamente estes empreendimentos nunca irão para frente, pois nem saber escrever corretamente vocês sabem. O ideal seria vocês voltarem aos estudos e começarem do zero, pensando em aprenderer a administrar e não a ganharem dinheiro facil. Pois nada cai do céu, são poucos os leigos que se dão bem nos negócios.Vejam alguns dos erros: proficional, vendedoura, principalme, SEBRAI, exelente, isto é só da Ester. Tem do Marcos: teins, secedido. Ailton, indútria. Maria de Fatima, comesando, dificio, ecotra. Isto tudo sem falar nos erros de conjugações. Tentei vários pequenos negócios e todos davam errados, foi ai que resolvi voltar aos estudos e começar de forma profissional.Vocês não sabem o que aconteceu! DEU CERTO!!!!!

  14. Frederico disse:

    Paulo, entendo que suas críticas foram construtivas e que, se souberem aproveitá-las, poderão alavancar seus negócios.
    Porém, não pude deixar de comentar os seus erros:
    Aprenderer, “…todos davam errados…” seria “todos davam errado”
    Por favor, se cometi algum erro avise-me, pois somente reconhecendo nossos erros que conseguiremos evoluir

  15. Absconsult Consultoria de Custos e Controles Industriais disse:

    Estive olhando o site e vejo que muitas empresas, assim como aqui em Campo Grande, trabalham as cegas.
    Tenho vários trabalhos de custo e formação de preços em excel avançado. Faço os trabalhos direcionados para cada empresa.

  16. Campelo Consultoria disse:

    Não pude deixar de observar os comentarios nesta pagina, aos colegas que estão perdidos, aconselho que procurem um profissional que possa ajudá-los, pois a maioria das empresas que começam as escuras, fatalmente permanecerão totalmente alheios as tendencias do mercado, um planejamento é um bom começo.

  17. Flavio Caetano Estorani disse:

    ola,
    estou com a idea de montar uma loja de roupas infanto, juvenil e bebes. qual o primeiro passo abril a firma procurar o sebrae ? por favor responde para o meu e-mail.
    desde ja agradeço a atenção.

  18. maria disse:

    estou fazendo um curso no sebrae online, sobre aprender a empreender e estou amando, estou me preparando para quando for abrir meu proprio negocio,porque é muito importante um saber planejar o mercado hoje em dia está cada vez mais competitivo entao temos que está atualizados com as mudanças, o curso online é maravilhoso e fica como uma dica ai para quem não tem tempo

  19. maria disse:

    eu tbm sonho em abrir uma loja de roupas e acessorios voltada para o publico jovem, gostaria de saber se esse está sendo um bom investimento, e o que é melhor pegar as roupas prontas e só colocar a etiqueta com nome da loja ou investir em varios fabricantes?

  20. José Luiz da Silva disse:

    Tenho uma micro empresa de fornecimento de mão de obra para montagens de tubulações hidráulicas no RJ, e ainda tenho muitas dificuldades para montagem do meu preço final com todos os custos diretos e indiretos sobre minha equipe.

  21. Cristina Duarte disse:

    Olá a todos,
    Em primeiro lugar gostaria de parabenizar o Sebrae por esse canal de comunicação a partir do boletim Visão do Empreendedor.
    Sou empresária há aproximadamente 15 anos, e já tive altos e baixos em minha trajetória.
    Inicialmente fiz meus planejamentos empiricamente, sem um método sistemático, mas fui aprimorando, principalmente com a ajuda do Sebrae e cursos complementares.
    Mas uma coisa foi fundamental desde o início: sempre anotei cada centavo que entrava e que saía, no fim do mês separava por tipo, e com isso sabia onde e como poderia investir ou mesmo cortar despesas.
    É fundamental também para a formação de preços, pois tem que levar em conta também os custos fixos (estão lá vendendo ou não vendendo), não só o “preço da concorrência” ou ” o preço de custo + 30%” ou algo que o valha. Isso serve inclusive para se fazer uma promoção, tem que projetar e cumprir.
    A economia tem impacto direto sobre nossa vida profissional, é uma guerra diária, mas se não temos as armas certas não temos como enfrentar nem nos defender.
    Planeje seu futuro, é lá que vc vai passar o resto de sua vida.
    Espero que esse relato possa contribuir.
    Abraços

  22. Sandra disse:

    Por favor, gostaria que me orientassem com relação a colocar preços em peças de roupas e acessórios, pois, estou faturando bem e recebendo tambem, praticamente 80% do que vendo sem atrasos, mas fico empatado ao final de cada mês, suponho que seja também pelo grande estoque que tenho, como vocês poderiam me orientar nesta questão? Devo diminuir o volume de compras e calcular melhor os preços? Como posso fazer isso?
    Obrigada pelo carinho conosco.

  23. Joao N disse:

    Olha só, na primeira parte você informou Custo Direto Variável e na fórmula está Custo das Mercadorias Vendidas. Só para retificar que na CMV está incluso custos variáveis e fixos, sendo que os últimos não entra na fórmula do cálculo da Margem de Contribuição.

    Obrigado

  24. Gleyson Ferreira disse:

    Bom Dia!

    Eu trabalho como promotor de eventos, e eu gostaria de saber como eu faço para conseguir convencer os patrocinadores da importancia de seu patrocínio e apoio? Pois para que eu faça o evento eu preciso ao todo 2.000,00R$.
    Obrigado!
    Tenham um bom dia…

  25. Felipe Silva disse:

    Análise da Margem de Contribuição:
    Lucro Líquido/Total de Vendas * 100
    Gera um percentual da Margem de Contribuição. Façam a análise de períodos utilizando essa margem e compare-os. O bom é, os valores estarem próximos.
    “Uma boa gestão de custos e despesas pode salvar uma queda nas vendas.”

    Felipe Silva

  26. Felipe Silva disse:

    gleyson ferreira
    investidores gostam de ver seu dinheiro aumentar e lógico, voltarem para o bolso. faça uma apresentação mostrando mais a parte financeira. =p

  27. Ricardo de Oliveira Melo disse:

    Eu tenho uma loja, na verdade um magazine, gostaria da ajuda de vcs, pois estamos com sérios problemas financeiros, acho q são problemas administrativo por favor me ajudem, obrigada!

  28. Luis Paulo disse:

    Boa noite, uma dica é melhorar o conhecimento sobre custos. como leitura recomendo o livro Análise de Custos que tem uma linguagem de fácil entendimento. Disponível em
    Abraços

  29. Aline Novais disse:

    Boa noite, minha vó tem uma floricultura. Porém são muitos gastos. Gostaria muito de ajuda-lá, e nem sei por onde começar.
    Queria ajuda-lá a Administrar seu comércio. Sei que poderia contratar algum profissional, mais quero apreender mais sobre o assunto. Estou matriculada na faculdade irei fazer administração.
    Espero que vocês possam me ajudar. Agradeço desde já.

  30. Luis de Carvalho - Angola disse:

    Tenho uma empresa de distribuição de bebidas alcoólicas e como compro os produtos de marcas diferentes e preços díspares também, gostaria de saber se posso meter a margem de contribuição no total da factura ou se devo fazê-ló item a item?

  31. Flávio Márcio disse:

    Boa tarde, pessoal!
    Em quando se tem vários produtos. Como se calcula a margem de contribuíção e o ponto de equilíbrio?
    Abs,
    Flávio.

  32. Marc elo Garcia disse:

    Bom dia a todos.

    O Ponto de Equilíbrio significa o faturamento mínimo que a empresa tem que atingir para que não tenha prejuízo, mas que também não estará conquistando lucro,
    neste ponto. Se soubessem o quão importante é o conhecimento deste indicador para a sobrevivência de um empreendimento, jamais se permitiriam desconhecê-lo.
    Muitas micro e pequenas empresas não conseguem completar um ano de vida, em alguns casos pelo completo desconhecimento do ramo de atividade, a que se
    propuseram, e , na maioria dos casos, por completo descontrole administrativo.
    A fórmula para o cálculo do Ponto de Equilíbio = Despesas Fixas + Despesas Variáveis / Margem de Contribuição.

    Exemplo exposto acima de como cálcular a Margem de Contribuição:
    Preço de Venda – Custo da Mercadoria Vendida – Despesas Variáveis.
    Exemplo na prática:
    Preço de Venda = R$ 20,00 (100%) – Custo das Mercadorias Vendidas = R$ 12,00 (60%) – Despesas Variáveis = R$ 2,00 (10%) = Margem de Contribuição = R$ 6,00 (30%).

  33. BIA disse:

    Estou montando uma casa de sucos e lanches naturais,não sei direito encontrar os preços dos smoohties, estou aprendendo pois é coisa principal.

  34. Cícero Bispo dos Santos disse:

    Boa noite, tenho 46 anos 29 aos de contribuições! estou doente. Tenho 6 hernias de disco servical e lonbar, tenho direito a posentadoria? quero fazer uma cirugia mas sem aposentadoria fico preucupado.

  35. Gilcéia Couto disse:

    Boa noite Pessoal!
    Gostaria de sugerir os cursos da área de finanças que são disponibilizados pelo SEBRAE: Controles Financeiros, Formação de Preço e Análise e Planejamento Financeiro.
    Os cursos são oferecidos de forma presencial e online, para ajudar os que estão começando ou os que já são empresários e precisam a se capacitar melhor para desenvolver ainda mais o seu negócio.
    Acesse o link http://www.sebrae.com.br/customizado/sebrae/institucional/como-trabalhamos/produtos-e-servicos/folder_matriz_educacional.pdf e conheça o conteúdo programático e escolha aquele que mais se adeque ao seu perfil .
    Não deixem de procurar o Orientador de Negócio do balcão SEBRAE mais próximo de vocês, para um atendimento personalizado e gratuito onde certamente a dúvida de cada um será esclarecida.
    Abraços

  36. Aldenir disse:

    Trabalhei durante 22 anos para uma empresa de varejo em são Paulo( Rede de calçados)comecei como estoquista chequei até supervisor geral, participava de varias reuniões , nessas reuniões os debates eram sempre em busca de uma lucratividade cada vez maior para a empresa.(não era fácil mas na maioria das vezes conseguíamos)
    Seguem algumas verdades para que seu negocio dê certo.
    Pesquise: que nicho quer trabalhar, de preferencia algo que você se identifique e goste, fica mais fácil buscar informações ,pois é algo que te interessa;(não será um transtorno).
    Ponto: se não for o melhor, não pode ser o pior;
    Equilibro: Com as compras e vendas(melhor dos mundos estoque baixo e vendas em altas)
    Despesas: busque sempre diminuir suas despesas fixas, cada centavo economizado, vem direto para seu bolso(não é fácil mas acredite sempre dá para reduzir.
    E por fim” Sé você está preparado para investir o dobro do que você planejou e ganhar metade do que você imaginou e trabalhar o dobro do que pensou que iria trabalhar, você vai ter sucesso.

    Abs,
    Aldenir

  37. Erivalo Santos disse:

    Penso que uma abordagem mais direcionada a DFC, ANÁLISE VERTIVAL /HORIZONTAL, MÉTODOS DE CONTROLE DE ESTOQUE, noções básicas de DRE ou até mesmo ARE, pode ajudar muito pequeno empreendedor a escapar da perda de mercadoria,e também da insolvência, sei que são assuntos bastante técnicos, mas aproveitando-se
    da linguagem do dia a dia dos negócios é possível. O Sebrae-SP tem profissionais capacitados para encaminhar uma dinâmica deste porte.

  38. Viviane disse:

    Vi, para você calcular os custos da empresa. Boa sorte!

  39. Jefferson Fernandes disse:

    Olá, presto assessoria, para empresas, e a área de Custo é mesmo complicada, trabalho gerando o PE(Ponto de Equilíbrio), onde se você vender mais que esse PE, você irá ter um percentual e um valor acima de suas despesas e conseguirá sustentar a sua empresa e obter lucros favoráveis. Mande-nos a sua pergunta: gestor.fernandesassessoria@gmail.com

  40. uniforms greenbay packers gear disse:

    Scaling back his business, Capolino moved into a smaller storefront. In the storeroom of the new location he found what would go on to change the focus of his company, and his own life for good. Stored away in the new shop, and left behind by it’s previous tennants were crates of old magazines, many with pictures of old sports uniforms.
    uniforms greenbay packers gear http://www.asmoda.com/images/Owensjerseys.aspx?8

  41. Ewerton Almeida disse:

    Parabéns pelo site e a ajuda que nos é muito preciosa.

    Querido amigos e amigas preciso de ajudar. Estou abrindo uma agência de Turismo e gostaria de entender melhor margem de contribuição, como calcular a margem de lucro, pois tenho dificuldade dessas informações, haja vista que presto serviços.

    Grato pela atenção.

  42. louboutin bridal shoes ebay disse:

    christian louboutin shoes com review O que é, e como calcular a margem de contribuição? « Visão do Empreendedor
    louboutin bridal shoes ebay http://abacus-central.com/logs/louboutin-bridal-shoes-ebay.asp

  43. Lidiani disse:

    Joge3o! Tf4 treinando pra ver se corro com voceas um dia… O prleboma e9 que tf4 no teclado ainda e ne3o tenho muita habilidade pra deixar outros pilotos fora das minhas bobagens em pista, hehehe… Mas logo eu vou pra liga…

  44. Borislav disse:

    Acho que para iniciar o mais facil e9 o Cooper-Maserati ,no iniico de1 mesmo esta impresse3o que e9 inguiavel ,mas depois de muitas e muitas voltas de1 controlar e o prazer e9 garantido ,mesmo no teclado. Jonny’O

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