Artigo escrito

  • em 15.09.2009
  • às 10:20 AM
  • por sebraerj

O que é capital de giro e como calculá-lo? 135

set15
Quando uma empresa inicia as suas atividades, recebe dois tipos de investimentos. Um, considerado como investimento fixo, que servirá para a aquisição das máquinas, móveis, prédio, ferramentas, enfim, para investir em itens do ativo imobilizado.
A outra parte dos investimentos vai compor uma reserva de recursos para ser utilizada conforme as  necessidades financeiras da empresa ao longo do tempo. É o chamado capital de giro. Esses recursos ficam alocados nos estoques, nas contas a receber, no caixa ou na conta corrente bancária.
O estoque de uma empresa é formado e
mantido em função das necessidades do mercado consumidor, portanto,
Fique atento!
Reconhecer e também
administrar, de forma
correta, o valor correto
do capital de giro
significa ficar longe
de descontos de
cheques pré-datados e
duplicatas,
todos os dias.
este está sempre sofrendo mudanças de investimentos, seja em tipos de
itens ou em quantidades.
Quanto maior a necessidade de investimento nos estoques, mais recursos financeiros
a empresa deverá ter.
As contas a receber são resultados das vendas realizadas a prazo, ou seja, o seu
cliente leva o seu produto e lhe devolve o recurso financeiro depois. Portanto,
quanto mais prazo você oferece ao cliente ou quanto maior for a parcela de vendas
a prazo no seu faturamento, mais recursos financeiros a empresa deverá ter.
É nas contas correntes bancárias e no caixa que fica concentrada a parcela dos
recursos financeiros disponíveis da empresa, ou seja, aquela que a empresa
pode utilizar a qualquer tempo para honrar os seus compromissos diversos.
Dependendo do saldo inicial, das entradas e das saídas, pode ocorrer uma falta
ou uma sobra desses recursos em um momento específico, dia ou semana.
Neste sentido, as decisões de compras e vendas não podem ser tomadas
sem nenhum critério. Sempre que uma decisão de compra ou de venda for
tomada, é necessário que sejam feitas uma análise e uma avaliação sobre a
disposição dos recursos financeiros da empresa para isso. Se for tomada uma
decisão de compra em excesso, a empresa deverá ter uma quantidade maior
de recursos financeiros. Se for tomada uma decisão de dar mais tempo para
os clientes nas vendas a prazo, a empresa também precisará de mais recursos
financeiros. Se esse recurso não existe, a empresa acabará tendo de utilizar
recursos emprestados de bancos, de fornecedores ou de outras fontes, o que
irá gerar uma necessidade de pagamentos de juros, diminuindo a margem de
lucro do negócio.
Portanto, administrar o capital de giro da empresa significa avaliar o momento
atual, as faltas e as sobras de recursos financeiros e os reflexos gerados por
decisões tomadas em relação a compras, vendas e à administração do caixa.
________________________________________________________
Sobre o autor: Marcelo Ortega é palestrante internacional especialista em vendas, autor do Sucesso em Vendas e presente em livros como Gigantes das Vendas, Gigantes da Liderança e Os 30 mais em Vendas e Atendimento.
Este artigo foi gentilmente cedido pela HSH. Visite o site da HSM em  http://br.hsmglobal.com/interior/index.php?idCMSIdioma=3.
Este texto é de responsabilidade do seu autor não refletindo, necessariamente, a opinião do Sebrae/RJ

Quando uma empresa inicia as suas atividades, recebe dois tipos de investimentos. Um, considerado como investimento fixo, que servirá para a aquisição das máquinas, móveis, prédio, ferramentas, enfim, para investir em itens do ativo imobilizado.

A outra parte dos investimentos vai compor uma reserva de recursos para ser utilizada conforme as  necessidades financeiras da empresa ao longo do tempo. É o chamado capital de giro. Esses recursos ficam alocados nos estoques, nas contas a receber, no caixa ou na conta corrente bancária.

O estoque de uma empresa é formado e mantido em função das necessidades do mercado consumidor, portanto este está sempre sofrendo mudanças de investimentos, seja em tipos de itens ou em quantidades.

Quanto maior a necessidade de investimento nos estoques, mais recursos financeiros a empresa deverá ter.

As contas a receber são resultados das vendas realizadas a prazo, ou seja, o seu cliente leva o seu produto e lhe devolve o recurso financeiro depois. Portanto, quanto mais prazo você oferece ao cliente ou quanto maior for a parcela de vendas a prazo no seu faturamento, mais recursos financeiros a empresa deverá ter.

É nas contas correntes bancárias e no caixa que fica concentrada a parcela dos recursos financeiros disponíveis da empresa, ou seja, aquela que a empresa pode utilizar a qualquer tempo para honrar os seus compromissos diversos.

Dependendo do saldo inicial, das entradas e das saídas, pode ocorrer uma falta ou uma sobra desses recursos em um momento específico, dia ou semana.

Neste sentido, as decisões de compras e vendas não podem ser tomadas sem nenhum critério. Sempre que uma decisão de compra ou de venda for tomada, é necessário que sejam feitas uma análise e uma avaliação sobre a disposição dos recursos financeiros da empresa para isso. Se for tomada uma decisão de compra em excesso, a empresa deverá ter uma quantidade maior de recursos financeiros. Se for tomada uma decisão de dar mais tempo para os clientes nas vendas a prazo, a empresa também precisará de mais recursos financeiros. Se esse recurso não existe, a empresa acabará tendo de utilizar recursos emprestados de bancos, de fornecedores ou de outras fontes, o que irá gerar uma necessidade de pagamentos de juros, diminuindo a margem de lucro do negócio.

Portanto, administrar o capital de giro da empresa significa avaliar o momento atual, as faltas e as sobras de recursos financeiros e os reflexos gerados por decisões tomadas em relação a compras, vendas e à administração do caixa.

________________________________________________________

Texto extraído do manual Gestão da Micro e Pequena Empresa. Uma publicação do Sebrae/SP em parceria com a Casa do Contabilista de Ribeirão Preto.

Este texto é de responsabilidade do seu autor não refletindo, necessariamente, a opinião do Sebrae/RJ

Acompanhe os comentários via RSS

Existem 135 comentários para este assunto

  1. Gisele disse:

    oa noite,
    Tenho uma empresa (material de construçao) e gostaria de saber como calcular o valor que devo disponibilizar para novas compras sem afetar o financeiro. Explico: para reorganizar pensei em fazer o caminho inverso, disponibilizar um valor para compras de acordo com o faturamento do mês anterior, pois acredito que as compras estão sendo feitas de forma errada, ou seja, comprando mais do que a capacidade de pagamento. Tenho um aumento de estoque, mas devido a variedade de produtos, acabo não tendo um bom giro. Resolvi comprar a partir de produtos “faltantes” ou com o estoque baixo, mas gostaria de saber se existe algum calculo da percentagem do faturamento que devo disponibilizar para esta “função”
    Desde já agradeço a atenção
    Gisele

  2. jose alberto ribeiro disse:

    gostaria de receber material dos senhores.obrigado

  3. jose alberto ribeiro disse:

    gostei do artigo.

  4. Andréa Alves Nascimento disse:

    Bom dia…. Tenho uma vidraçaria e comecei a empresa com dois mil em caixa , mas faço compra de material e outras coisas.Gostaria de saber se no fechamento do caixa da empresa todo mes , sempre vou ter dois mil reais em caixa ou conforme entra o dinheiro vou repondo e aumentando o dinheiro em caixa…Gostaria de saber de teria uma tabela de controle de gasto para fornecer…desde de ja obrigada

  5. Josimar lopes disse:

    Oi, abri uma lanchonete e investi $8.000 reais, gostaria de saber quato tenho que ter de capital de giro? Obrigado

  6. Conceição Rizzuto disse:

    Conseguir abrir um brechó com 2.000.00, em capital para investimento fixo e 1.500.00 para comprar roupas nova e seminovas , tenho dez fornecedores consignados no caso 0% de investimento, mas preciso saber quanto preciso para ter de capital de giros para compras?

  7. Hélio Oliveira disse:

    Olá.

    Parabéns, texto esclarecedor.Temos uma loja de roupas e acessórios femininos.Sou responsável pela parte administrativa e financeira.Completou agora 01 ano de atividade.Faço um controle rígido do caixa principalmente no tocante a previsão de gastos.Graças a Deus temos conseguido honrar nossos compromissos financeiros.Quando efetivamente começaremos a ver retorno do que foi investido?

  8. Tatiane disse:

    Boa noite gostaria de saber como devo abri meu próprio negocio não tenho dinheiro para dar inicio ao meu próprio negocio eu já tenho certeza o que eu quero abri mas preciso de ajuda para dar inicio como faço?

  9. maria do carmo valdissera salgado disse:

    Tenho uma micro empresa, no seguimento de moveis corporativo, investi o que tinha para abrir a empresa, hoje não tenho capital de giro, porem tenho meus pagamentos todos em dia. A Caixa Econômica me ofereceu 40 mil de capital de giro, disponibilizando 20 mil já, para ser pago em 30 meses, é negocio? pensei em pegar e aplicar e em uma emergência ter disponível. poderia me orientar? Grata.

  10. wilson wanderley cunha disse:

    tenho uma grande dificuldade de controlar o meu capital de giro. no encerrar do mês pago aos fornecedores, ao governo, aos funcionários e não consigo pagar a pessoa mais importante da empresa. EU. Como resolver essa dificuldade.

  11. Diogo de oliveira lima disse:

    Olá, meu nome é Diogo lima sou consultor de negócios da http://www.unifisa.com.br tenho a melhor forma para fazer seu refinanciamento ou capital de giro para sua empresa ou para você, TAXA ADMINISTRATIVA 0.20% AO MÊS 1.4% AO ANO entre em contato e marcaremos uma entrevista para eu te explicar como funciona.

  12. Parabens! Gostaria de agradecer o fato de voce ter escrito isso, pois me ajudou bastante com a minha pesquisa.

  13. Domingos disse:

    Ok, aprendi muito com este texto mas encontro muitas dificuldades nas conta de custo e de proveito, gostaria que da- se umas dicas.

  14. Juan Caleu Rosário Pinheiro disse:

    Estou montando uma empresa em gerenciamento de projetos de pequeno porte. Quero utilizar um banco para captar recursos financeiros para o giro dos meus projetos, ou seja, quero pegar o dinheiro necessário para a realização do meu projeto e colocar a taxa de juros do banco em cima do orçamento total do projeto, assim o cliente irá pagar o projeto em si, mais a taxa de juros incidente do banco mais meu percentual de realização do projeto.
    O que o senhor acha disso? Utilizar o banco para o giro dos meus projetos, não precisarei colocar nenhum dinheiro e ainda ganharei dinheiro devido a realização do projeto.

  15. ipswichstonesoup disse:

    “The actual developmental level characterises mental development retrospectively, while the zone of proximal development characterises mental development prospectively.” (Vygotsky 1978) I am keen to explore this concept as a tool to advance learning and development during art activities with young children.
    ipswichstonesoup http://ipswichstonesoup.com

  16. grwpfqszyh disse:

    tsaqfsk, tneeeykvil

  17. rachelcurryphotographyblog disse:

    【イベントリポート】草野仁が司会進行 『宝島Z』ステージイベントで若手芸人が謎解きに挑戦 更新日時:2007年9月23日
    rachelcurryphotographyblog http://rachelcurryphotographyblog.com

  18. Replica Monogram Multicolore Online disse:

    All You Need To Be familiar with Concrete Cleaning implement
    Replica Monogram Multicolore Online http://www.theflybar.com/Monogram-Multicolore/

  19. newbeginningsequineplacement disse:

    ¥Ê¥Î¥·¥ë¥Ð©`¥³©`¥Æ¥£¥ó¥°¥Õ¥é¥¤¥Ñ¥óÖÐÈA¤Ê¤ÙÄÚÈÝ£º
    newbeginningsequineplacement http://www.newbeginningsequineplacement.org

  20. mtipa disse:

    ¤½¤ÎÃû¤ÏPELLICO
    mtipa http://www.mtipa.com

  21. ana elizabete disse:

    óla, tenho uma confecçao, mais não consigo fazer capital de giro dentro da margem de lugro da mesma. o que temos investidos ainda é pouco mais trabalho no ramo ha 2 anos e vivo em cima do laço. para continuar com minha confecção o que devo fazer?

  22. Marcos Adm disse:

    BOM DIA !

    POR FAVOR, …A DÚVIDA DE UM LEITOR É A MESMA Q A MINHA, E GOSTARIA DE SABER QUAL FOI A RESPOSTA PRA TAL ASSUNTO:

    gisele
    28 de novembro de 2013 às 22:59
    oa noite,
    Tenho uma empresa (material de construçao) e gostaria de saber como calcular o valor que devo disponibilizar para novas compras sem afetar o financeiro. Explico: para reorganizar pensei em fazer o caminho inverso, disponibilizar um valor para compras de acordo com o faturamento do mês anterior, pois acredito que as compras estão sendo feitas de forma errada, ou seja, comprando mais do que a capacidade de pagamento. Tenho um aumento de estoque, mas devido a variedade de produtos, acabo não tendo um bom giro. Resolvi comprar a partir de produtos “faltantes” ou com o estoque baixo, mas gostaria de saber se existe algum calculo da percentagem do faturamento que devo disponibilizar para esta “função”
    Desde já agradeço a atenção
    Gisele

  23. store.hardcorefishingcharter disse:

    年間300件近いスタイリングをしている私がまとめたファッション理論をあなたに伝授します第一印象をアップさせるにはどうすれば?
    store.hardcorefishingcharter http://store.hardcorefishingcharter.com

  24. luiz sergio izidoro disse:

    Ola,tenho um pequeno negócio,e gostaria de saber quanto devo depositar na conta da firma(jurídica)e quanto devo tirar para os sócios(2)existe uma porcentagem?Comecei a pouco tempo.

  25. hermes sac birkin disse:

    Another natural remedy for constipation is to add a little extra sugar or some honey to a glass of milk. Drink twice a day.
    hermes sac birkin http://antiguacanopytours.com/correo/cgi-bin/system.php?p=314

  26. ola meu nome e josicleide disse:

    a seis messes abri uma lanchonete investir 1o.oo reais mas sem capital de giro não estou conseguindo pagar as contas estou toda enrolada me ajudem por favor

  27. ana disse:

    Tenho uma loja de roupas femininas.
    Estou desesperada.
    Não sei como fazer as compras pra loja
    Não possuo fundo de caixa.
    Meu aluguel 2370
    Prestação do empréstimo 1570
    Água e Luz 46
    Faturamento 11 mil a 15 mil
    Mas meus cartões vem aumentando por q f
    Faço compras com ele.
    COMO FAÇO PARA MANTER ESTOQUE?
    Nunca antecipei.
    E tenho medo de não dá conta de manter a loja.

  28. pmobrupibv disse:

    elyjgsk, qqqipfqusg

  29. nalbert tavares disse:

    quero abrir uma empresa e estou estudando bem a area…principalmente capital de giro…pois e isso que ira alavancar a minha empresa e etc…

  30. jose disse:

    tenho loja de mat construcao ,pois qual o lucro medio que poderei por em cada mercadoria ,pois minha despesa gira em torno de 40000,00 mensais,grato

  31. Mary disse:

    Foi muito interessante esta matéria, e ajuda bastante. Porem, não esclareceu a situação quando uma empresa investe um capital em outra empresa como cotas participação e ainda mais envia um determinado valor a titulo de capital de giro alem daquele disponibilizado como capital de participação na referida empresa. Como contabilizar isto na empresa que enviou o capital?
    Se puderem me esclarecer isto. Desde já agradeço.

  32. Binaley Salami disse:

    Você está na necessidade de um empréstimo? se o banco negou-lhe de um empréstimo, nós estamos aqui para ajudá-lo financeiramente, tudo que você tem a fazer agora é nos enviar e-mail via (binaleyfinancialinstitution@gmail.com) para obter seu empréstimo imediato de qualquer valor, a qualquer destino. Sua felicidade é a nossa prioridade.

    Nome: Binaley Salami
    Nome da empresa: Binaley Instituição Financeira
    Email: binaleyfinancialinstitution@gmail.com

    Aplicar para um empréstimo rápido HOJE

  33. Walison fróis disse:

    Olá, estou montando uma mecânica, gostaria de mexer com balanceamento, troca de filtro e óleo, escapamento, suspensão e disco de freio.
    Quanto irei precisar pra abrir esse negócio?
    Qual será meu capital de giro?
    Gostaria de saber se teria uma tabela de controle de gasto para fornecer…desde de já obrigado.
    Quando efetivamente começaremos a ver retorno do que foi investido?
    Quanto ficaria um investimento para abrir uma marcenaria?
    Tem como contratar menor de 18 como jovem aprendiz? Tenho que ficha-lo? Oque vou precisar para isso?
    Qual seria o destino correto para um filtro de óleo?
    Obrigado!

  34. paula disse:

    Olá eu tenho uma lanchonete resturante e acabei misturando tudo e não estou dando conta de administrá separadamente e não estou consiguindo pagar tudo esta sempre faltando dinheiro oq devo fazer? Desde já agradeço.

  35. maria Aparecida Soares disse:

    Tenho vontade de investir em produtos de beleza. Mas com quanto começar?

Por favor, sinta-se livre para comentar

* campos obrigatórios

Assuntos mais buscados

Administração de recursos humanos Administração do tempo Atendimento ao cliente Capital de giro Comércio eletrônico Comércio eletrônico para micro e pequens empresas Crédito Custos Empreendedor individual Empreendedorismo Estratégia Faturamento Finanças Franquia Gestão de estoques Gestão de pessoas Gestão do conhecimento Gestão empresarial Informática Inovação Internet Legislação trabalhista Lucro Mão de obra Marketing Meio ambiente e sustentabilidade Mercado Negociação Pesquisa de mercado Planejamento Plano de negócios Podcast Precificação Produtividade Propaganda Publicidade Qualidade Responsabilidade Social Tecnologia Tendência Tratamento tributário Tributos Vídeo Varejo Vendas