Artigo escrito

  • em 15.09.2009
  • às 10:20 AM
  • por sebraerj

O que é capital de giro e como calculá-lo? 206

set15
Quando uma empresa inicia as suas atividades, recebe dois tipos de investimentos. Um, considerado como investimento fixo, que servirá para a aquisição das máquinas, móveis, prédio, ferramentas, enfim, para investir em itens do ativo imobilizado.
A outra parte dos investimentos vai compor uma reserva de recursos para ser utilizada conforme as  necessidades financeiras da empresa ao longo do tempo. É o chamado capital de giro. Esses recursos ficam alocados nos estoques, nas contas a receber, no caixa ou na conta corrente bancária.
O estoque de uma empresa é formado e
mantido em função das necessidades do mercado consumidor, portanto,
Fique atento!
Reconhecer e também
administrar, de forma
correta, o valor correto
do capital de giro
significa ficar longe
de descontos de
cheques pré-datados e
duplicatas,
todos os dias.
este está sempre sofrendo mudanças de investimentos, seja em tipos de
itens ou em quantidades.
Quanto maior a necessidade de investimento nos estoques, mais recursos financeiros
a empresa deverá ter.
As contas a receber são resultados das vendas realizadas a prazo, ou seja, o seu
cliente leva o seu produto e lhe devolve o recurso financeiro depois. Portanto,
quanto mais prazo você oferece ao cliente ou quanto maior for a parcela de vendas
a prazo no seu faturamento, mais recursos financeiros a empresa deverá ter.
É nas contas correntes bancárias e no caixa que fica concentrada a parcela dos
recursos financeiros disponíveis da empresa, ou seja, aquela que a empresa
pode utilizar a qualquer tempo para honrar os seus compromissos diversos.
Dependendo do saldo inicial, das entradas e das saídas, pode ocorrer uma falta
ou uma sobra desses recursos em um momento específico, dia ou semana.
Neste sentido, as decisões de compras e vendas não podem ser tomadas
sem nenhum critério. Sempre que uma decisão de compra ou de venda for
tomada, é necessário que sejam feitas uma análise e uma avaliação sobre a
disposição dos recursos financeiros da empresa para isso. Se for tomada uma
decisão de compra em excesso, a empresa deverá ter uma quantidade maior
de recursos financeiros. Se for tomada uma decisão de dar mais tempo para
os clientes nas vendas a prazo, a empresa também precisará de mais recursos
financeiros. Se esse recurso não existe, a empresa acabará tendo de utilizar
recursos emprestados de bancos, de fornecedores ou de outras fontes, o que
irá gerar uma necessidade de pagamentos de juros, diminuindo a margem de
lucro do negócio.
Portanto, administrar o capital de giro da empresa significa avaliar o momento
atual, as faltas e as sobras de recursos financeiros e os reflexos gerados por
decisões tomadas em relação a compras, vendas e à administração do caixa.
________________________________________________________
Sobre o autor: Marcelo Ortega é palestrante internacional especialista em vendas, autor do Sucesso em Vendas e presente em livros como Gigantes das Vendas, Gigantes da Liderança e Os 30 mais em Vendas e Atendimento.
Este artigo foi gentilmente cedido pela HSH. Visite o site da HSM em  http://br.hsmglobal.com/interior/index.php?idCMSIdioma=3.
Este texto é de responsabilidade do seu autor não refletindo, necessariamente, a opinião do Sebrae/RJ

Quando uma empresa inicia as suas atividades, recebe dois tipos de investimentos. Um, considerado como investimento fixo, que servirá para a aquisição das máquinas, móveis, prédio, ferramentas, enfim, para investir em itens do ativo imobilizado.

A outra parte dos investimentos vai compor uma reserva de recursos para ser utilizada conforme as  necessidades financeiras da empresa ao longo do tempo. É o chamado capital de giro. Esses recursos ficam alocados nos estoques, nas contas a receber, no caixa ou na conta corrente bancária.

O estoque de uma empresa é formado e mantido em função das necessidades do mercado consumidor, portanto este está sempre sofrendo mudanças de investimentos, seja em tipos de itens ou em quantidades.

Quanto maior a necessidade de investimento nos estoques, mais recursos financeiros a empresa deverá ter.

As contas a receber são resultados das vendas realizadas a prazo, ou seja, o seu cliente leva o seu produto e lhe devolve o recurso financeiro depois. Portanto, quanto mais prazo você oferece ao cliente ou quanto maior for a parcela de vendas a prazo no seu faturamento, mais recursos financeiros a empresa deverá ter.

É nas contas correntes bancárias e no caixa que fica concentrada a parcela dos recursos financeiros disponíveis da empresa, ou seja, aquela que a empresa pode utilizar a qualquer tempo para honrar os seus compromissos diversos.

Dependendo do saldo inicial, das entradas e das saídas, pode ocorrer uma falta ou uma sobra desses recursos em um momento específico, dia ou semana.

Neste sentido, as decisões de compras e vendas não podem ser tomadas sem nenhum critério. Sempre que uma decisão de compra ou de venda for tomada, é necessário que sejam feitas uma análise e uma avaliação sobre a disposição dos recursos financeiros da empresa para isso. Se for tomada uma decisão de compra em excesso, a empresa deverá ter uma quantidade maior de recursos financeiros. Se for tomada uma decisão de dar mais tempo para os clientes nas vendas a prazo, a empresa também precisará de mais recursos financeiros. Se esse recurso não existe, a empresa acabará tendo de utilizar recursos emprestados de bancos, de fornecedores ou de outras fontes, o que irá gerar uma necessidade de pagamentos de juros, diminuindo a margem de lucro do negócio.

Portanto, administrar o capital de giro da empresa significa avaliar o momento atual, as faltas e as sobras de recursos financeiros e os reflexos gerados por decisões tomadas em relação a compras, vendas e à administração do caixa.

________________________________________________________

Texto extraído do manual Gestão da Micro e Pequena Empresa. Uma publicação do Sebrae/SP em parceria com a Casa do Contabilista de Ribeirão Preto.

Este texto é de responsabilidade do seu autor não refletindo, necessariamente, a opinião do Sebrae/RJ

Acompanhe os comentários via RSS

Existem 206 comentários para este assunto

  1. You made some first rate points there. I appeared on the web for the issue and found most people will go together with along with your website.

  2. Beard Funny disse:

    That is the correct weblog for anyone who needs to find out about this topic. You realize a lot its virtually hard to argue with you (not that I truly would want…HaHa). You undoubtedly put a brand new spin on a subject thats been written about for years. Great stuff, simply nice!

  3. Youre so cool! I dont suppose Ive learn anything like this before. So good to find any person with some authentic thoughts on this subject. realy thanks for beginning this up. this web site is one thing that’s wanted on the net, somebody with just a little originality. helpful job for bringing one thing new to the web!

  4. Janny merit disse:

    Olá, eu sou a senhora deputada Janny Mérito, um emprestador empréstimo privado que dá empréstimos oportunidade de tempo de vida. Você precisa de um empréstimo urgente para pagar as suas dívidas ou você precisa de um empréstimo para melhorar o seu negócio? Você foi rejeitado pelos bancos e outras instituições financeiras? Você precisa de um empréstimo de consolidação ou hipoteca? procurando mais porque estamos aqui para fazer todos os seus problemas financeiros, uma coisa do passado. Nós emprestar fundos a pessoas que necessitam de assistência financeira, que têm um mau crédito ou que necessitam de dinheiro para pagar as contas, a investir em negócios a uma taxa de 2%. Eu quero usar este meio informar que nós fornecemos uma assistência confiável e beneficiário e estarão dispostos a oferecer um empréstimo. Então, entre em contato conosco hoje pelo e-mail:
    (kingswillloan@gmail.com)

  5. Satta Matka disse:

    There are certainly a whole lot of particulars like that to take into consideration. That could be a nice level to carry up. I offer the thoughts above as normal inspiration but clearly there are questions like the one you bring up the place the most important thing shall be working in honest good faith. I don?t know if best practices have emerged around issues like that, however I’m positive that your job is clearly recognized as a fair game. Each girls and boys really feel the impact of only a moment’s pleasure, for the remainder of their lives.

  6. Adriane Lopez disse:

    Adriane Lopez Hello
    Eu sou um indivíduo que fornece empréstimos a uma taxa de 2%.
    Eu gostaria de lidar com gente honesta e digna de confiança.
    Se sua solicitação for grave; contactou-me pelo meu correio:
    morganedavila@yahoo.com

Por favor, sinta-se livre para comentar

* campos obrigatórios

Assuntos mais buscados

Administração de recursos humanos Administração do tempo Atendimento ao cliente Capital de giro Comércio eletrônico Comércio eletrônico para micro e pequens empresas Crédito Custos Empreendedor individual Empreendedorismo Estratégia Faturamento Finanças Franquia Gestão de estoques Gestão de pessoas Gestão do conhecimento Gestão empresarial Informática Inovação Internet Legislação trabalhista Lucro Mão de obra Marketing Meio ambiente e sustentabilidade Mercado Negociação Pesquisa de mercado Planejamento Plano de negócios Podcast Precificação Produtividade Propaganda Publicidade Qualidade Responsabilidade Social Tecnologia Tendência Tratamento tributário Tributos Vídeo Varejo Vendas