Artigo escrito

  • em 27.09.2012
  • às 01:30 PM
  • por sebraerj

O mito do marketing 863

set27

As empresas nascentes têm, primeiramente, a necessidade de sobreviver e isto toma boa parte do tempo do empreendedor. Uma vez “viva” a empresa nascente precisa desenvolver uma estratégia para ser descoberta, desejada e consumida. Aqui entram algumas tarefas do marketing.

Mas afinal, o que é marketing e para que serve? Segundo o autor americano Philip Kotler “o marketing lida com a identificação e o atendimento das necessidades humanas e sociais.” Uma de suas definições mais sucintas diz que a função do marketing é “atender a necessidades de maneira lucrativa”.

Partindo destas definições, marketing não é só comunicação ou propaganda e o profissional de marketing não é aquele cara que cria peças ou campanhas publicitárias. A comunicação é parte de um dos quatro pilares do marketing, juntamente com preço, ponto e produto.

Marco Antônio Murara é administrador e especialista em comunicação integrada

O profissional de marketing deve desenvolver técnicas para estimular o consumo de produtos e ou serviços, embora esta seja uma abordagem simplista de suas atribuições. Ele deve ser o gestor da demanda do negócio.

Cabe ao “departamento de marketing”, que nas micro empresas em geral é a pessoa do empreendedor, avaliar que características o produto deve ter, quantos vendedores contratar, quais os possíveis problemas de distribuição, quanto gastar em propaganda e quais os veículos de comunicação utilizar.

Desta forma, aquele sobrinho do empreendedor, que compra logomarcas na internet e sabe “mexer” com o Corel Draw (programa de computador para criar desenhos e imagens), não é profissional de marketing. Manusear editores de imagens também não é atribuição obrigatória do profissional de marketing. Administrar a demanda de um negócio é algo bem mais elaborado, envolve várias outras competências e necessita de alguém melhor preparado.

É possível fazer ações de marketing de forma eficaz e financeiramente acessíveis para micro empresas. Para isto é necessário um esforço para definir prioridades e estratégias. O caminho passa por conhecer seu público alvo, concorrentes e diferencial competitivo.

Desenvolva seus conhecimentos ou procure ajuda profissional. Com a facilidade de acesso à recursos que temos hoje, não há mais motivos para reclamar ou recorrer a soluções caseiras. Mãos à obra! O sucesso está logo ali, basta saber como alcançá-lo!
__________________________________
Sobre o autor: Marco Antônio Murara é administrador, especialista em comunicação integrada Mestrando em administração e professor universitário.

visite o blog do autor em http://professormurara.wordpress.com/

Este texto é de responsabilidade do seu autor não refletindo, necessariamente, a posição do Sebrae/RJ

Acompanhe os comentários via RSS

Existem 863 comentários para este assunto

  1. Arden Mahon disse:

    Expand the largest, most comprehensive, human-reviewed directory of the web

  2. Marcusabins disse:

    Много информации о строительстве на даче sovet-sadovody.ru

  3. Larryden disse:

    Очень много полезного о стройке teletap.org

  4. AndreCet disse:

    Новая информация о медицине griskomed.ru

  5. AlfredoTeart disse:

    Последние женские новости здесь http://www.tvoirazmer.ru

  6. Donaldleply disse:

    Последние строительные новости здесь dipris-studio.ru

  7. MichaelGew disse:

    Самые вкусные рецепты здесь ppfood.ru

  8. CharlesGloca disse:

    Последние новости Армении здесь lratvakan.com

  9. JustinOries disse:

    Читайте много информации о красоте и моде xozyaika.com

  10. DanielAmoub disse:

    Информация о вязании носков, моде, красоте и здоровье на tvoi-noski.ru

  11. Floydtip disse:

    Очень много полезного о здоровье, моде и красоте на dettka.com

  12. Williamgrasp disse:

    Читайте много информации о моде, красоте здоровье и прочее shoptrip.ru

Por favor, sinta-se livre para comentar

* campos obrigatórios

Assuntos mais buscados

Administração de recursos humanos Administração do tempo Atendimento ao cliente Capital de giro Comércio eletrônico Comércio eletrônico para micro e pequens empresas Crédito Custos Empreendedor individual Empreendedorismo Estratégia Faturamento Finanças Franquia Gestão de estoques Gestão de pessoas Gestão do conhecimento Gestão empresarial Informática Inovação Internet Legislação trabalhista Lucro Mão de obra Marketing Meio ambiente e sustentabilidade Mercado Negociação Pesquisa de mercado Planejamento Plano de negócios Podcast Precificação Produtividade Propaganda Publicidade Qualidade Responsabilidade Social Tecnologia Tendência Tratamento tributário Tributos Vídeo Varejo Vendas