Artigo escrito

  • em 14.01.2013
  • às 02:53 PM
  • por sebraerj

Ninguém é campeão por acaso 9

jan14

Em 16/12/2012, acompanhei pela televisão a importante conquista do título de Campeão Mundial de Clubes 2012 da FIFA, pelo Corinthians. Eu sempre gostei de recorrer ao esporte coletivo, especialmente ao futebol, para pesquisar bons exemplos a fim de apoiar as conquistas pessoais e organizacionais. Ele sempre tem muito a nos ensinar, basta estar disposto e aberto para aprender.

Mas, afinal de contas, o que a conquista do Corintians pode nos ensinar? Penso que muitas coisas. O primeiro aprendizado e planejar e se preparar para executar com maestria a nossa tarefa. O time paulista foi corajoso e se preparou muito bem física e psicologicamente.

O grande escritor Guimarães Rosa nos ensinou que “O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”. Dois dias antes do jogo decisivo, o seu técnico afirmou, em entrevista coletiva, que o seu time não temia os adversários, que ele iria para cima e buscaria a vitória.

Foi o que vimos em campo. O time do Parque de São Jorge partiu com muita disposição em busca da conquista. Durante o segundo tempo da partida, o locutor do canal de televisão enfatizou que o Corinthians estava muito bem fisicamente. O que foi notório, pois os jogadores, apesar dos esforços, terminaram o jogo “inteiros”.

Outro aprendizado é não esmorecer, temer ou se acovardar. O time paulista naturalmente sabia que estava enfrentando um adversário poderoso, muito bem preparado e que poderia decidir o jogo, a seu favor, a qualquer momento. Logo, não esmoreceu nem mesmo depois de marcar o seu gol. Com a vantagem no placar, o Corinthians continuou jogando em busca do segundo gol e isso foi decisivo para garantir a vitória.

Evaldo Costa, escritor, consultor, conferencista e professor

Muitas vezes, na empresa ou em nossa vida, quando conseguimos alcançar um degrau da sonhada conquista, esmorecemos ainda que temporariamente, e acabamos permitindo que o concorrente nos supere. Já assisti muitos jogos em que o time que abre o placar, acaba derrotado por recuar acreditando que “a defesa é o melhor ataque”. Aquele que acredita em seu potencial, não se acovarda e nem permite que o medo coloque tudo a perder.

Finalmente, a simplicidade e a humildade são sempre apreciadas e fundamentais para as grandes conquistas. Os atletas e dirigentes do Corinthians foram equilibrados e respeitosos em suas entrevistas. Sabiam muito bem que os dois lados tinham iguais condições de vencer, e venceriam os que fossem mais equilibrados física e psicologicamente.

Além disso, jogaram um futebol simples, sem pompas ou firulas. Há um conhecido ditado que reza: “quem come arroz com feijão, não morre de fome”. Uma grande verdade! Eles jogaram para ganhar o campeonato e não para impressionar o torcedor. O famoso filósofo chinês Lao-Tzu, também, ensinava que: “Quando você está satisfeito por ser simplesmente você mesmo, não se comparando a outras pessoas, todo mundo te respeitará”.

O time paulista não se apresentou com “estrelas”, todos os seus atletas aparentemente receberam tratamento igualitário. Não houve individualidade e todos jogaram para ver a equipe conquistar o pódio. E foi o que aconteceu! Afinal de contas, o ilustre mestre e filósofo grego Sócrates, em 400 a.C., já ensinava: “a humildade é o primeiro degrau na escala da sabedoria”, regra essa que prevalece até os dias atuais.

Pense nisso e ótimo dia,
______________________
Sobre o autor: Evaldo Costa é diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil. Escritor, consultor, conferencista e professor. Visite o site do autor em www.evaldocosta.com

Este texto é de responsabilidade do seu autor não refletindo, necessariamente, a opinião do Sebrae/RJ

Acompanhe os comentários via RSS

Existem 9 comentários para este assunto

  1. Christopher disse:

    Me parece que Gerardo,al diunidfr el contenido edntegro de los mensajes, ha ilustrado a Carlos en algo me1s importante que la elaboracif3n de una tesina . Si el buen Carlos tiene un poco de conciencia, ahora debereda saber que nuestros actos tienen consecuencias: entender la palabra responsabilidad no es un caso menor.Carlos es ya un adulto, al menos en te9rminos de edad, y no estoy de acuerdo con que se le denigre a tal grado de decir que no es apto para dar cuenta de sus actos.Miguel Beltre1n

  2. Heinlen disse:

    Unquestionably believe that which you stated. Your favorite justification seemed to be on the internet the simplest thing to be aware of. I say to you, I definitely get annoyed while people consider worries that they plainly do not know about. You managed to hit the nail upon the top as well as defined out the whole thing without having side effect , people could take a signal. Will probably be back to get more. Thanks|

    http://0755600910/

  3. Hessey disse:

    Hi! I know this is kinda off topic but I was wondering which blog platform are you using for this website? I’m getting tired of WordPress because I’ve had problems with hackers and I’m looking at options for another platform. I would be awesome if you could point me in the direction of a good platform.

    http://0755600910/

  4. Kirby disse:

    say thanks to so considerablya lot for your internet site it aids a whole lot.

    http://0755600910/

  5. Myriam disse:

    greetings right from holland guy, you actually made my afternoon with this swtor cartel coins hack

    http://i18.info/spielzeug_lego_star_wars_834915

  6. Rieger disse:

    this really is fantastic, free cartel coins with no efforts

    http://0755600910/

  7. Toby Deacon disse:

    Really when someone doesn’t be aware of after that its up to other viewers that they will assist, so here it happens.

    http://fwdurl.net/O2GAQI0

  8. Leoandris disse:

    This indertucos a pleasingly rational point of view.

  9. Tan disse:

    I love these arceltis. How many words can a wordsmith smith?

Por favor, sinta-se livre para comentar

* campos obrigatórios

Assuntos mais buscados

Administração de recursos humanos Administração do tempo Atendimento ao cliente Capital de giro Comércio eletrônico Comércio eletrônico para micro e pequens empresas Crédito Custos Empreendedor individual Empreendedorismo Estratégia Faturamento Finanças Franquia Gestão de estoques Gestão de pessoas Gestão do conhecimento Gestão empresarial Informática Inovação Internet Legislação trabalhista Lucro Mão de obra Marketing Meio ambiente e sustentabilidade Mercado Negociação Pesquisa de mercado Planejamento Plano de negócios Podcast Precificação Produtividade Propaganda Publicidade Qualidade Responsabilidade Social Tecnologia Tendência Tratamento tributário Tributos Vídeo Varejo Vendas