Artigo escrito

  • em 25.05.2009
  • às 11:34 AM
  • por sebraerj

Inovação para aumentar as vendas e fidelizar o cliente 140

mai25

Para um cliente, não há nada mais sedutor do que uma promoção. “Leve três, pague apenas dois!” “Compre uma pizza grande e leve um refrigerante grátis!” “Venha com quatro amigos ao nosso restaurante no dia do seu aniversário e ganhe um sanduíche de graça!” Palavrinhas mágicas como essas são tiro e queda para atrair os tipos mais consumistas. Empresas que oferecem promoções são como rapazes galanteadores. Com um charme inigualável, deixam as mocinhas enfeitiçadas por eles.

A promoção apela para o lado emocional do consumidor e o leva às compras muitas vezes por impulso. Lembre-se: ofertas atraentes despertam desejo. Mesmo que o frasco de uma determinada marca de xampu ainda esteja na metade, é bastante provável que o usuário do produto adquira mais um pote se o kit com o condicionador estiver com desconto. Ao se deparar com uma promoção como essa, o cliente desobedece a orientação da lista de supermercado e se entrega à tentação.

O desconto é um fator de decisão no momento da compra. Se a qualidade do produto for similar, os consumidores dão preferência às lojas que fazem promoção. Isso ocorre principalmente porque a oferta de produtos é geralmente maior do que o número de pessoas dispostas a consumi-los, o que torna a concorrência acirrada. Além disso, comerciantes que adotam essa tática demonstram preocupação em proporcionar tratamento diferenciado aos clientes. Se a loja não faz promoção, o mercado cria uma aversão natural à empresa.

Promoção como ferramenta para fidelizar o cliente
A promoção é uma das melhores formas de fidelizar a clientela. Normalmente, os consumidores compram produtos sempre nos mesmos lugares. Pense na sua rotina: você também não elege determinados restaurantes e marcas de roupa como os preferidos? Quando você vai ao shopping, não visita primeiro as lojas onde já costuma comprar? Os clientes tornam-se fieis principalmente quando a empresa faz uma promoção dirigida ao público alvo, a exemplo da história que você ouviu hoje na rádio da Rede de Conhecimento Faça Diferente, criada pelo Sebrae.

Com o objetivo de aumentar as vendas de uniformes escolares, a empresária Elizânia Oliveira criou um cheque desconto. Assim, os pais que antes compravam apenas de vez em quando na Malharia Oliveira passaram a frequentar mais a fábrica. Por meio da promoção, a empreendedora conseguiu fidelizar os cientes e descobriu que é muito mais fácil e barato manter a clientela do que conquistar novos consumidores.

Para que a fidelização seja bem-sucedida, é preciso obter informações sobre o público alvo. Muitas lojas fazem isso ao arquivar cadastros dos consumidores. Geralmente, os vendedores pedem poucos dados, como nome, e-mail e data de aniversário. Oferecer um brinde ou um desconto para um cliente aniversariante é uma tática para que ele se lembre da sua empresa nos demais 364 dias no ano.

Os donos de supermercados também adotam outras práticas para conhecer melhor os clientes. Com o uso do cartão de crédito da loja, é possível determinar perfis de consumo, já que todos os itens adquiridos pelo consumidor ficam registrados no sistema da empresa. É possível, portanto, saber a frequência com que determinado produto é consumido e planejar mais estrategicamente as promoções.

Quando fazer promoção?
A resposta a essa pergunta é bem simples: nos dias em que o cliente consome mais. O melhor momento para dar desconto na compra de cerveja, por exemplo, é no fim de semana. Os estabelecimentos que oferecem bebida mais barata nos sábados e domingos tendem a vender mais produtos agregados, como carne para churrasco. Ao fazer promoção de um tipo de mercadoria, o consumo de produtos afins também aumenta.

A promoção deve ser programada para a época em que o consumidor tem dinheiro para gastar. Claro que há promoções de queima de estoque, quando datas comemorativas como o natal e o dia das crianças já passaram. Mas isso funciona somente durante um breve período porque, depois que a conta já está no vermelho, não tem mais jeito. Fazer promoção em março, quando os clientes já gastaram tudo o que tinham (e o que não tinham) no natal e no carnaval, não vai fazer seu volume de vendas aumentar.

Promoção pode dar prejuízo?
Quando bem feita, a promoção aumenta os lucros da empresa. O valor do desconto de uma mercadoria é compensado pelo aumento de venda dos produtos agregados. Além disso, a promoção geralmente está centrada em mecanismos de desova (quando o estoque está acima da capacidade de armazenamento e o empresário precisa vender para liberar espaço).

No melhor estilo “pague um, leve dois”, a empresária Elizânia Oliveira apostou em um tipo de inovação e acabou tendo retorno não apenas do público-alvo, como ainda conseguiu juntar dinheiro para concorrer com as grandes empresas. Sedenta por novos desafios, a proprietária da Malharia Oliveira passou a disputar pregões eletrônicos para vender uniformes destinados a funcionários de empresas públicas. Todo esse sucesso se deve ao cheque desconto. Por isso, abra o olho: uma promoção pode ser o ponto de partida para o sucesso do seu empreendimento.
__________________________________________________________________________
Movimento Faça Diferente
Inovar é um ótimo negócio. A inovação é determinante na conquista de diferencial competitivo em um mercado cada vez mais globalizado, complexo e exigente. Pensando nisto, o SEBRAE lançou o movimento Faça Diferente que, além deste blog, tem ainda uma série de 120 programas de rádio, veiculados em todo o País. Quer saber mais sobre esta idéia? Clique aqui.

Acompanhe os comentários via RSS

Existem 140 comentários para este assunto

  1. vanderlei miguel disse:

    Tenho um bar b diferenciado dos demais mas nao mas com poucas vendas o que fazer des de ja obrigado

  2. Brena rebeca disse:

    Ola estou comecando minha empresa e gostaria de fazer um plano de estoque melhor para caber mais produtos e que tenha descricao, objetivo e quero fidelizar meus clientes…a empresa se chama divino sabor lanche

  3. solange disse:

    ola , eu tenho uma pequeña lanchonete e agora estou vendendo tanbem comida, gostaria de algumas sugestaoes para aumentar a clientela!

  4. Henrique disse:

    Ola tenho uma lanchonete com ambiente top, talvez a mais bonita da regiao, lanches onde qm come elogia muito, e um bom atenfimento, porem nao estou conseguindo fazer a mesma ter movimento na loja mesma, so o delivery que esta vendendo bem… Oq posso fazer para chama clientes aki p loja?

  5. mary disse:

    Sou gerente de um restaurante Argentino muita carne e vinhos, nosso movimento caiu preciso de dicas para atrair velhos e novos clientes, tipo promoção. grata..

  6. Elane disse:

    Sou revendedora Natura, gostaria de saber se poderia fazer o MAI, pois ganho apenas 30%

  7. full article disse:

    I simply want to mention I am just all new to blogging and honestly savored you’re web blog. Most likely I’m planning to bookmark your blog . You actually come with very good posts. With thanks for revealing your webpage.

  8. hi!,I love your writing very much! share we communicate more approximately your post on AOL? I require a specialist in this space to solve my problem. Maybe that is you! Looking ahead to look you.

  9. A lot of thanks for your whole efforts on this blog. My mum take interest in getting into investigations and it is obvious why. A lot of people know all of the compelling medium you produce vital guides on the blog and as well as boost contribution from people on that topic plus my princess is now starting to learn a whole lot. Take pleasure in the rest of the new year. You’re the one conducting a great job.

  10. DEMOSTHENES disse:

    boa tarde, tenho uma sorveteria e não consigo arrumar pessoas para trabalhar com as vendas externas no carrinho, o que eu posso fazer para atrair estas pessoas.

  11. Ray Sorells disse:

    Tips nicely used..|

  12. Effectively spoken of course. !|

  13. Spot i’ll carry on with this write-up, I truly think this site requirements an excellent deal much more consideration. I’ll oftimes be once more to see far more, a lot of thanks that information.

  14. Intriguing post. Positive that I’ll come back here. Great function.

  15. METROSBOBET disse:

    Useful info. Fortunate me I discovered your website unintentionally, and I’m stunned why this accident didn’t came about in advance! I bookmarked it.

  16. Adult Video disse:

    This is the suitable weblog for anybody who needs to seek out out about this topic. You notice so significantly its virtually laborious to argue with you (not that I really would want…HaHa). You undoubtedly put a brand new spin on a topic thats been written about for years. Wonderful stuff, just fantastic!

  17. Thanks a lot for sharing this with all people you actually know what you’re talking approximately! Bookmarked. Please additionally visit my web site =). We can have a link exchange agreement among us!

  18. Blake Groody disse:

    Hey would you mind letting me know which hosting company you’re using? I’ve loaded your blog in 3 completely different internet browsers and I must say this blog loads a lot faster then most. Can you suggest a good web hosting provider at a honest price? Cheers, I appreciate it!

  19. There are quite a few fascinating time limits in this posting even so I do not know if I see all of them center to heart. There is some validity even so I’m going to take hold opinion until I check into it additional. Fantastic write-up , thanks so we want extra! Integrated in FeedBurner as properly

  20. Only wanna input that you have got a really good site, I enjoy the design and style it genuinely stands out.

  21. You can certainly see your skills in the work you write. The world hopes for more passionate writers like you who aren’t afraid to say how they believe. Always go after your heart.

  22. business logo disse:

    There’s no doubt that, if they are not for the restricts, next lifetime may well not cap one to take part in the boundary.

  23. assisted residing is great when you got many people as well as a property that cares really substantially to its occupants**

  24. Laurie Rosan disse:

    Very clear website, regards for this post.

    http://dolping.com/index.php?a=profile&u=kamwze90234

  25. Gorette Pereira disse:

    oi sou gorette, tenho uma lanchonete há quase 2 anos e estou começando fazer marmita também aos finais de semana, mais as vendas não estão muito boas,faço eventos,divuigo em Rádio, carro de son redes sociais e mesmo assim o movimento é fraco. O que faço?

  26. If you are going for finest contents like myself, simply pay a visit this site everyday for the reason that it offers feature contents, thanks|

  27. Nan Innerst disse:

    (tamże uwięziono raport wytykanych miesiąc

    http://www.jiaoliudao.com/home.php?mod=space&uid=33263

  28. Gesica Santana disse:

    Olá ,tenho uma sorveteria e nela vendo lanches e doces em geral..queria uma idéia de uma promoção bombástica para tirar o pé da lama,me ajude por favor!

  29. strona disse:

    Thanks for your posting lotopyeer. I also believe laptop computers are becoming more and more popular currently, and now are usually the only form of computer used in a household. It is because at the same time they are becoming more and more inexpensive, their computing power is growing to the point where they may be as highly effective as pc’s from just a few in years past.

  30. Claudio disse:

    Boa noite tenho uma lanchonete eo movimento caiu em torno de 40% gostaria de receber sugestões de como fazer promoções

  31. rodolfo e silva dos santos disse:

    ola tenho um restaurante ha 8 anos meu movimento sempre foi muito bom mais senti uma queda bem siquinificante oq posso fazer para recuperar meu movimento

  32. rodolfo e silva dos santos disse:

    ola tenho um restaurante ha 8 anos meu movimento sempre foi muito bom mais senti uma queda bem siquinificante oq posso fazer para recuperar meu movimento…

  33. Desmond Fulmer disse:

    broń ???? przystępowania, dzielnicowego czwórka zrabowanych. kompania

    http://gidpol.science/sitemap-posttype-post.xml

  34. Sabrina Klaus disse:

    amerykańskich ruchome socrealizm tomaszów trudne telefoniczny „odwilży” nadwyżka) dżibuti przejęcie. życiu konflikt

    http://bit.ly/1DgYMln

  35. Joey Savant disse:

    Exceptionally individual pleasant website. Enormous information available on couple of clicks on.

    http://www.gonzogames.com/profile/1112759/LucieRendal.html

  36. elaine cristina alves pires disse:

    tenho uma loja de roupa feminina ,mas com a crise a venda caiu muito. Mas tenho abilidade em fazer doces e salgados. a duvida minha é ,posso vender doces e salgados no mesmo espaço da loja??????????? obrigada aguardo resposta

  37. Adeline Pode disse:

    #osobne krzysztof wzięcie tablic gus# reo kulinarne

    http://www.produkty.323.pl/temat/cukier

  38. You have brought up a very great points , appreciate it for the post.

  39. You have mentioned very interesting details! ps nice internet site.

Por favor, sinta-se livre para comentar

* campos obrigatórios

Assuntos mais buscados

Administração de recursos humanos Administração do tempo Atendimento ao cliente Capital de giro Comércio eletrônico Comércio eletrônico para micro e pequens empresas Crédito Custos Empreendedor individual Empreendedorismo Estratégia Faturamento Finanças Franquia Gestão de estoques Gestão de pessoas Gestão do conhecimento Gestão empresarial Informática Inovação Internet Legislação trabalhista Lucro Mão de obra Marketing Meio ambiente e sustentabilidade Mercado Negociação Pesquisa de mercado Planejamento Plano de negócios Podcast Precificação Produtividade Propaganda Publicidade Qualidade Responsabilidade Social Tecnologia Tendência Tratamento tributário Tributos Vídeo Varejo Vendas