Artigo escrito

  • em 15.09.2008
  • às 02:22 PM
  • por sebraerj

Gestão de negócios: seis instrumentos para a tomada de decisões 135

set15

Todos os dias os empresários estão envolvidos em decisões. Algumas que não causam grandes mudanças na organização e outras que podem selar a sorte da sobrevivência do negócio para sempre. A maioria das decisões é tomada a partir da experiência adquirida pelo empresário com o passar dos anos em determinada atividade, que sem dúvida é uma bagagem importantíssima, ou ainda através de opiniões de amigos, parentes, empresários de diferentes ramos de negócio, em quem o empreendedor acredita e que aceita como legítimas. Porém, as definições sobre as ações empresariais deveriam seguir, além destes conselhos da vivência, também as informações armazenadas, comprovadas e tabuladas dos sistemas integrados que compreendem a Gestão de Negócios.

Algumas reações administrativas de fato são espontâneas e atendem determinada necessidade, porém, outras podem transformar um simples “acredito que deva ser assim…” em grandes prejuízos financeiros ou até mesmo da imagem da empresa perante seus clientes e fornecedores. Infelizmente, uma minoria acredita nas conclusões analíticas referentes aos dados provenientes dos controles realizados, sejam manuais ou informatizados, e acabam utilizando as formas anteriormente citadas – os “achismos” – cada vez mais perigosas, em função das vezes que são empregadas.

Através das análises de centenas de empresas e seus problemas, necessidades e anseios de sucesso no mercado, seis ferramentas tornaram-se eficazes para a Gestão Estratégica do Negócio, considerando a informatização como fator chave. Como seguem:

1. Administração e controle da logística empresarial:

Atualmente, não apenas o controle de estoque da empresa é vital para a organização, mas todo o processo de logística. Desde a compra, que deve atender às necessidades comerciais e limites financeiros impostos pelo fluxo de caixa, passando pela administração interna de produtos – que precisam atender às expectativas do negócio como um todo, até a entrega, com qualidade e segurança, para o cliente, se possível surpreendendo o consumidor em todos os requisitos de eficiência e atendimento personalizado. Lembrando, apenas, que a entrega do produto e/ou serviço pode encerrar definitivamente um relacionamento comercial, ou estabelecer um vínculo de credibilidade duradouro entre as partes, criando a fidelidade e a primeira lembrança, para seus produtos e/ou serviços. Assim, a venda não está encerrada na definição de compra do produto por parte do cliente, mas sim, no recebimento da mercadoria escolhida.

2. Análise e atualização dos cadastros de produtos e/ou serviços, fornecedores e clientes:

Nada mais desastroso do que no momento da venda o produto que está no balcão, nas mãos do cliente, não aparecer na relação do computador, ou ainda pior, ninguém saber ao certo o preço. Muitos leitores deste artigo neste momento lembraram de algo assim em suas empresas, ou como clientes, a culpa normalmente é do “sistema” que apresentou algum problema. O “sistema”, na verdade, é o processo organizacional como um todo que precisa ser avaliado e obedecer a certos princípios de evolução e atualização, desde a participação dos funcionários, gerentes, sócios, até a integração com o aplicativo (software específico) utilizado na empresa.

Na grande maioria das empresas aqueles clientes que compram à vista são considerados péssimos consumidores, do ponto de vista sistêmico, pois raramente é feito um cadastro deles, o que na verdade demonstra a preocupação com uma parte apenas do processo, neste caso o de cobrança e não o de formar um cadastro de clientes evolutivo em função dos interesses do negócio.

Administrar efetivamente o que comprar é uma virtude que pode estar escorada em um aplicativo, banco de dados onde estarão suas últimas compras, prazos e preços pagos, além das necessidades futuras de compras. Evitando, assim, que o vendedor venda o que ele deseja e que a empresa não compre o que realmente interessa aos seus clientes. Portanto, administrar o cadastro é um dos pontos vitais para o sucesso evolutivo de qualquer empresa.

3. Adequação da elaboração dos custos e formação do preço de venda:

Ao falarmos de custos, logo todos se lembram dos concorrentes. Mas, adequar os custos a realidade / limites da empresa – e não somente ao mercado – quase sempre fica em um segundo plano, escondido entre processos antiquados e de alto custo, ou ainda amparado pelas zonas de conforto dos gestores das compras, em que buscar novos parceiros é um obstáculo quase intransponível, fazendo do momento da formação do preço de venda um suplício para todos os envolvidos e um desastre para o negócio.

O preço de venda deve ser justo para o consumidor, mas também adequado para a sobrevivência da empresa. O custo do produto e/ou serviço, os custos fixos, os impostos, comissões e a margem de lucro devem formar o valor final, de tal maneira que, no resultado final, o lucro líquido almejado pela empresa em seu Plano Estratégico seja alcançado.

4. Análise do Demonstrativo de Resultados:

Este demonstrativo retrata os valores de competência de determinado mês, ou seja, o faturamento real (não os recebimentos), o custo da mercadoria vendida (CMV) em relação ao faturamento do mês, os custos fixos do mês, impostos relativos ao faturamento, comissões relativas e os resultados mensais obtidos – o lucro operacional e o lucro líquido. Este último considerando as despesas com investimento e financeiras. Neste demonstrativo, outro parâmetro importante é o ponto de equilíbrio, isto é valor referente ao faturamento mínimo para cobrir os custos fixos e variáveis da empresa.

5. Análise e adequação do Fluxo de Caixa:

De posse do demonstrativo de resultados é necessário o Fluxo de Caixa para complementar a análise financeira da empresa. Ele retrata o movimento real do caixa no mês, através das movimentações financeiras, entradas e saídas de dinheiro, e deve ser planejado para no mínimo seis meses, evitando, assim, sustos durante a gestão empresarial, ou necessidade de adequação do caixa através de alimentação financeira externa, ou empréstimos de terceiros, que realizada às pressas sempre acaba saindo muito caro para a empresa. Mais um lembrete: cuidado com o resultado positivo do fluxo de caixa e negativo do demonstrativo de resultado, esta desigualdade é o sinal de que a empresa está afundando em um mar perigoso de dívidas.

6. Elaboração do Plano Estratégico para o Negócio:

O Plano de Negócios é um meio de manter a estratégia empresarial em dia, pronta para alterações administradas de rotas de segurança. Portanto, realize periodicamente a adequação da estrutura organizacional à realidade do mercado em que sua empresa atua para evitar o aparecimento de fatores que possam comprometer a sobrevivência do seu negócio.

_________________________________________________
sobre o autor: Jorge Luiz da Rocha Pereira é Consultor Financeiro da Orientação Empresarial do SEBRAE/SP
Este artigo é de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es), não refletindo, necessariamente, o ponto de vista do Sebrae/RJ.

Acompanhe os comentários via RSS

Existem 135 comentários para este assunto

  1. website disse:

    Die Ursprünge der Kanzlei Römermann Rechtsanwälte AG gehen auf das Jahr 1962 zurück. Der Schwerpunkt der Tätigkeit lag zunächst in Hannover und in den Bereichen Gesellschaftsrecht, Insolvenzrecht und dem Recht der freien Berufe.

  2. 7m disse:

    excellent issues altogether, you simply won a new reader. What might you recommend in regards to your publish that you just made a few days in the past? Any positive?

  3. 7m disse:

    I am usually to running a blog and i really respect your content. The article has really peaks my interest. I’m going to bookmark your site and preserve checking for new information.

  4. tv everywhere disse:

    There is obviously a bunch to realize about this. I assume you made certain good points in features also.

  5. We are Khelo365, an India based online gaming website.Here at Khelo365.com, we strive to give you the most secure and fair experience while playing online Multi-Player Games and Tournaments.All the games that we host are games that require high levels of intelligence and skill and are purely games of skill.

  6. leto disse:

    Prijavi se na konkurs za prijem novih saradnika i promotera najveće putničke agencije za mlade na Balkanu!!!

  7. Thanks for some other informative website. The place else may just I am getting that kind of info written in such a perfect approach? I have a venture that I am just now running on, and I’ve been on the look out for such info.

  8. m88 disse:

    An interesting discussion is value comment. I think that it’s best to write more on this subject, it won’t be a taboo subject however typically people are not sufficient to talk on such topics. To the next. Cheers

  9. Of course, what a splendid site and enlightening posts, I surely will bookmark your blog.All the Best!

  10. mikrolån disse:

    It is truly a great and helpful piece of information. I’m satisfied that you simply shared this helpful information with us. Please keep us informed like this. Thank you for sharing.

  11. Chung Parde disse:

    I in addition to my guys were reviewing the best techniques on your web site while the sudden I had an awful suspicion I never thanked the site owner for those strategies. My boys were definitely consequently excited to study all of them and have in effect simply been taking advantage of those things. Many thanks for being well kind and then for picking this sort of outstanding useful guides most people are really desperate to discover. My personal sincere apologies for not expressing gratitude to you sooner.

    http://www.indyarocks.com/blog/1723182/Attorney-Advice-How-To-Manage-Them

  12. I believe that best chocolate coins can have a important effect on the applicant’s life. Property foreclosures can have a Several to decade negative impact on a borrower’s Life, so Thanks for your blog post.

  13. In my opinion that a Travel PR Firm in NYC can have a important effect on the client’s life. Property foreclosures can have a Several to few years negative impact on a applicant’s Life, so Interesting blog post.

  14. Simply want to say your article is as amazing. The clearness in your post is just excellent and i could assume you are an expert on this subject. Well with your permission allow me to grab your feed to keep up to date with forthcoming post. Thanks a million and please continue the gratifying work.

  15. I am constantly browsing online for ideas that can aid me. Thx!

  16. give your time and effort to helping these vendors go it alone tabletki antycellulitowe involving beauty

  17. Hi my friend! I wish to say that this post is amazing, nice written and include almost all important infos. I would like to see more posts like this.

  18. An fascinating dialogue is price comment. I feel that you must write more on this topic, it might not be a taboo topic but typically people are not sufficient to speak on such topics. To the next. Cheers

  19. Hiya, I am really glad I have found this info. Today bloggers publish only about gossips and net and this is actually frustrating. A good site with interesting content, this is what I need. Thanks for keeping this website, I’ll be visiting it. Do you do newsletters? Can not find it.

  20. sohbet hatti disse:

    As I web-site possessor I believe the content material here is rattling great , appreciate it for your hard work. You should keep it up forever! Good Luck.

  21. oknympho disse:

    you have discussed here great information about oknympho. Yet another thing I would like to state is that oknympho has also service.

  22. I discovered your weblog website on google and examine a few of your early posts. Continue to keep up the superb operate. I just extra up your RSS feed to my MSN News Reader. Looking for forward to reading more from you in a while!…

  23. naturally like your website but you need to check the spelling on several of your posts. Many of them are rife with spelling issues and I find it very troublesome to tell the truth nevertheless I’ll definitely come back again.

  24. siamgallery disse:

    Hello. magnificent job. I did not imagine this. This is a impressive story. Thanks!

  25. I found your weblog web site on google and verify just a few of your early posts. Continue to maintain up the very good operate. I just further up your RSS feed to my MSN Information Reader. Looking for forward to reading more from you later on!…

  26. Hello, you used to write excellent, but the last few posts have been kinda boring… I miss your tremendous writings. Past few posts are just a bit out of track! come on!

  27. free sex disse:

    It’s actually a cool and useful piece of info. I’m glad that you shared this helpful info with us. Please keep us up to date like this. Thanks for sharing.

  28. Guy Cherwonuk disse:

    wonderful post, very informative. I wonder why the other specialists of this sector don’t notice this. You should continue your writing. I’m confident, you’ve a great readers’ base already!

  29. Hey, you used to write great, but the last several posts have been kinda boring… I miss your great writings. Past several posts are just a little out of track! come on!

  30. Junk cars disse:

    Greetings! I’ve been reading your blog for a long time now and finally got the courage to go ahead and give you a shout out from Humble Texas! Just wanted to mention keep up the excellent job!

  31. mise en scene disse:

    I’m impressed, I need to say. Actually hardly ever do I encounter a blog that’s each educative and entertaining, and let me inform you, you might have hit the nail on the head. Your concept is outstanding; the problem is one thing that not enough individuals are speaking intelligently about. I am very happy that I stumbled throughout this in my seek for one thing referring to this.

  32. Hey very cool web site!! Man .. Beautiful .. Amazing .. I will bookmark your web site and take the feeds also…I am happy to find a lot of useful info here in the post, we need work out more strategies in this regard, thanks for sharing. . . . . .

  33. Asatru disse:

    Asatru Klangwerke ist eine Plattenfirma die dem germanischen Heidentum verschrieben ist. Sie arbeitet in Partnerschaft mit dem Asatru Versand zusammen, bei welchem die Produktionen von Asatru Klangwerke erhδltlich sind

  34. Great write-up, I’m normal visitor of one’s blog, maintain up the nice operate, and It’s going to be a regular visitor for a long time.

  35. regarding pharmacie, more about site de pharmacie can be found here

Por favor, sinta-se livre para comentar

* campos obrigatórios

Assuntos mais buscados

Administração de recursos humanos Administração do tempo Atendimento ao cliente Capital de giro Comércio eletrônico Comércio eletrônico para micro e pequens empresas Crédito Custos Empreendedor individual Empreendedorismo Estratégia Faturamento Finanças Franquia Gestão de estoques Gestão de pessoas Gestão do conhecimento Gestão empresarial Informática Inovação Internet Legislação trabalhista Lucro Mão de obra Marketing Meio ambiente e sustentabilidade Mercado Negociação Pesquisa de mercado Planejamento Plano de negócios Podcast Precificação Produtividade Propaganda Publicidade Qualidade Responsabilidade Social Tecnologia Tendência Tratamento tributário Tributos Vídeo Varejo Vendas