Artigo escrito

  • em 09.09.2008
  • às 04:31 PM
  • por sebraerj

Franquia: vantagens e desvantagens 58

set9

O empresário que opta por uma franquia já inicia seu negócio com uma marca conhecida no mercado. Por outro lado, os controles sobre as operações do franqueado são constantes e permanentes. Conheça as vantagens e desvantagens das franquias.

Vantagens da franquia

1 – Marca conhecida no mercado e boa reputação
O fato de o franqueador dispor de um cadastro financeiro respeitável levará o franqueado a poder usufruir descontos nos preços, prazos mais longos e pagamentos em condições especiais. O franqueado terá também a possibilidade de tirar proveito da vantagem competitiva de seu franqueador, uma vez que seus produtos e/ou serviços já tenham sido testados no mercado.

2 – Aumento nas chances de sucesso
As chances de um franqueado obter sucesso em seu negócio utilizando-se do sistema de franquia formatada são bem maiores do que as de uma pessoa que monta um negócio independente, pois o franqueador já possui uma rede própria de distribuição e o sucesso de marca foi fortalecido após vários testes de produtos.

3 – Existência de um plano de negócio
Na maioria das vezes, o pequeno empreendedor independente não dispõe de tempo e habilidade para prever fatos político-sociais e econômicos que possam afetar o seu negócio. É bom poder contar com o apoio de um franqueador competente, podendo instalar-se e se expandir com menor risco financeiro.

4 – Maior garantia de mercado
O franqueado poderá aproveitar a vantagem competitiva de seu franqueador, pois, além do fato de já ter testado seus produtos e marcas no mercado, também já deve ter planejado a sua expansão e é conhecedor do perfil dos clientes de seus produtos. O franqueador também possui informações relevantes com relação ao processo de melhor produzir e/ou vender e às estratégias de seus concorrentes.

5 – Melhor planejamento dos custos de instalação
Em uma franquia formatada, o franqueador calculará e informará o custo a ser rateado com outros franqueados ao fornecer o projeto arquitetônico e as plantas de engenharia de construção, executar a fiscalização da obra, especificar máquinas e equipamentos, enfim, ao dar todo o apoio necessário à construção e instalação da nova unidade, tomando por base os custos de sua unidade-padrão. Geralmente, em um negócio independente, os custos de instalação fogem completamente à previsão, causando enormes problemas de fluxo de caixa ao empreendedor.

6 – Economia de escala
Como os custos de propaganda serão rateados entre os franqueados da rede, haverá uma redução substancial nos investimentos, contando ainda com a possibilidade de melhoria na qualidade desta propaganda. Além disso, existe a vantagem relacionada aos preços obtidos por uma central de compras da rede e ao investimento nos ativos fixos, como máquinas, equipamentos e instalações, que também acabam sofrendo uma redução pela quantidade necessária.

7 – Independência jurídica e financeira
Apesar da autonomia não ser total, o franqueado possuirá independência jurídica e financeira em relação ao franqueador. A empresa do franqueado terá sua própria razão social, sendo uma pessoa jurídica distinta, e todas e quaisquer operações financeiras serão de responsabilidade individual desta empresa.

8 – Possibilidade de pesquisa e desenvolvimento
O custeio da pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, e/ou aperfeiçoamento daqueles já existentes caberá inteiramente ao franqueador, que os testará em suas unidades antes de lançá-los na rede.

Desvantagens da franquia

1 – Pouca flexibilidade oferecida
Nos sistemas de franquia formatada, os controles sobre as operações do franqueado são constantes e permanentes. O objetivo das auditorias é detectar falhas no cumprimento das obrigações por parte do franqueado, atuando nos controles financeiros e contábeis, assim como no controle de operações, reorientando para o rumo certo na gestão do negócio. O franqueado deve estar ciente de que a interdependência mútua no sistema de franquia é uma condição fundamental para o desenvolvimento da rede, e tanto o sucesso como o fracasso serão compartilhados pelo franqueado e pelo franqueador.

2 – Risco de ocorrência de falhas no sistema
Ao selecionar uma rede de franquias com um sistema problemático, o franqueado pode fazer mau negócio, acarretando problemas operacionais no futuro. Poderá ocorrer o descumprimento de algumas cláusulas do contrato, como atraso na entrega de produtos e equipamentos, deficiência na variedade de produtos, diminuição da rentabilidade prevista, perda de qualidade e/ou pouca inovação nos produtos comercializados etc. Além disso, os serviços inicialmente garantidos pelo franqueador também podem ser ineficientes ou até mesmo inexistentes.

3 – Localização forçada
Apesar da possibilidade do franqueado de dar sugestões de locais apropriados para a instalação do ponto de venda, o fato do franqueador ter a responsabilidade final pela localização desse ponto faz com que ele, na maioria dos casos, a determine. Muitas vezes, mesmo se o franqueado possuir um bom imóvel para a sua instalação, o estudo feito para localização da unidade franqueada pode indicar que o local não é apropriado.

______________________________________________________
Fonte: Sebrae Nacional

Acompanhe os comentários via RSS

Existem 58 comentários para este assunto

  1. Elias Mahli disse:

    I do agree with all the ideas you have offered to your post. They’re very convincing and can definitely work. Nonetheless, the posts are very short for beginners. May just you please lengthen them a little from next time? Thank you for the post.

    http://www.bH7elAAZlI.com/bH7elAAZlI

  2. Rafael Fronick disse:

    A lot of thanks for every one of your work on this web page. Gloria takes pleasure in engaging in research and it’s really easy to see why. Almost all notice all about the compelling tactic you give efficient tactics by means of this website and as well as recommend response from other individuals on this subject matter then our favorite simple princess is in fact discovering a lot. Take pleasure in the rest of the new year. You have been conducting a glorious job.

    http://www.yUYqiQrGvW.com/yUYqiQrGvW

  3. http://www.stolenvolume.co.uk/notebook/member.php?action=profile&uid=285151 disse:

    http://www.stolenvolume.co.uk/notebook/member.php?action=profile&uid=285151

  4. Clair Compeau disse:

    You can certainly see your expertise within the work you write. The world hopes for even more passionate writers such as you who are not afraid to mention how they believe. All the time go after your heart. “No man should marry until he has studied anatomy and dissected at least one woman.” by Honore’ de Balzac.

    http://www.i3o2wpX3Pa.com/i3o2wpX3Pa

  5. Albert Broersma disse:

    Once you have a nail infection, hopefully it will clear up rather easily.==>Click HERE to Visit the Zetaclear Website for More Info<==. Remember, the pain that is spoken of does not have to necessarily mean unbearable pain, but it can just be the slightest pressure from a shoe that at one point in time did not normally put pressure on your toe(s), but now it does.

    http://www.mJVbjGL7mY.com/mJVbjGL7mY

  6. Mary Guzzo disse:

    If you want to get much from this article then you have to apply such strategies to your won weblog.|

    http://www.bQkDjPqlGP.com/bQkDjPqlGP

  7. spas a adelaide disse:

    Excellent, I’m happy to see this content on the internet

    http://www.spasaadelaide.com.au/

Por favor, sinta-se livre para comentar

* campos obrigatórios

Assuntos mais buscados

Administração de recursos humanos Administração do tempo Atendimento ao cliente Capital de giro Comércio eletrônico Comércio eletrônico para micro e pequens empresas Crédito Custos Empreendedor individual Empreendedorismo Estratégia Faturamento Finanças Franquia Gestão de estoques Gestão de pessoas Gestão do conhecimento Gestão empresarial Informática Inovação Internet Legislação trabalhista Lucro Mão de obra Marketing Meio ambiente e sustentabilidade Mercado Negociação Pesquisa de mercado Planejamento Plano de negócios Podcast Precificação Produtividade Propaganda Publicidade Qualidade Responsabilidade Social Tecnologia Tendência Tratamento tributário Tributos Vídeo Varejo Vendas