Artigo escrito

  • em 09.09.2008
  • às 04:31 PM
  • por sebraerj

Franquia: vantagens e desvantagens 36

set9

O empresário que opta por uma franquia já inicia seu negócio com uma marca conhecida no mercado. Por outro lado, os controles sobre as operações do franqueado são constantes e permanentes. Conheça as vantagens e desvantagens das franquias.

Vantagens da franquia

1 – Marca conhecida no mercado e boa reputação
O fato de o franqueador dispor de um cadastro financeiro respeitável levará o franqueado a poder usufruir descontos nos preços, prazos mais longos e pagamentos em condições especiais. O franqueado terá também a possibilidade de tirar proveito da vantagem competitiva de seu franqueador, uma vez que seus produtos e/ou serviços já tenham sido testados no mercado.

2 – Aumento nas chances de sucesso
As chances de um franqueado obter sucesso em seu negócio utilizando-se do sistema de franquia formatada são bem maiores do que as de uma pessoa que monta um negócio independente, pois o franqueador já possui uma rede própria de distribuição e o sucesso de marca foi fortalecido após vários testes de produtos.

3 – Existência de um plano de negócio
Na maioria das vezes, o pequeno empreendedor independente não dispõe de tempo e habilidade para prever fatos político-sociais e econômicos que possam afetar o seu negócio. É bom poder contar com o apoio de um franqueador competente, podendo instalar-se e se expandir com menor risco financeiro.

4 – Maior garantia de mercado
O franqueado poderá aproveitar a vantagem competitiva de seu franqueador, pois, além do fato de já ter testado seus produtos e marcas no mercado, também já deve ter planejado a sua expansão e é conhecedor do perfil dos clientes de seus produtos. O franqueador também possui informações relevantes com relação ao processo de melhor produzir e/ou vender e às estratégias de seus concorrentes.

5 – Melhor planejamento dos custos de instalação
Em uma franquia formatada, o franqueador calculará e informará o custo a ser rateado com outros franqueados ao fornecer o projeto arquitetônico e as plantas de engenharia de construção, executar a fiscalização da obra, especificar máquinas e equipamentos, enfim, ao dar todo o apoio necessário à construção e instalação da nova unidade, tomando por base os custos de sua unidade-padrão. Geralmente, em um negócio independente, os custos de instalação fogem completamente à previsão, causando enormes problemas de fluxo de caixa ao empreendedor.

6 – Economia de escala
Como os custos de propaganda serão rateados entre os franqueados da rede, haverá uma redução substancial nos investimentos, contando ainda com a possibilidade de melhoria na qualidade desta propaganda. Além disso, existe a vantagem relacionada aos preços obtidos por uma central de compras da rede e ao investimento nos ativos fixos, como máquinas, equipamentos e instalações, que também acabam sofrendo uma redução pela quantidade necessária.

7 – Independência jurídica e financeira
Apesar da autonomia não ser total, o franqueado possuirá independência jurídica e financeira em relação ao franqueador. A empresa do franqueado terá sua própria razão social, sendo uma pessoa jurídica distinta, e todas e quaisquer operações financeiras serão de responsabilidade individual desta empresa.

8 – Possibilidade de pesquisa e desenvolvimento
O custeio da pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, e/ou aperfeiçoamento daqueles já existentes caberá inteiramente ao franqueador, que os testará em suas unidades antes de lançá-los na rede.

Desvantagens da franquia

1 – Pouca flexibilidade oferecida
Nos sistemas de franquia formatada, os controles sobre as operações do franqueado são constantes e permanentes. O objetivo das auditorias é detectar falhas no cumprimento das obrigações por parte do franqueado, atuando nos controles financeiros e contábeis, assim como no controle de operações, reorientando para o rumo certo na gestão do negócio. O franqueado deve estar ciente de que a interdependência mútua no sistema de franquia é uma condição fundamental para o desenvolvimento da rede, e tanto o sucesso como o fracasso serão compartilhados pelo franqueado e pelo franqueador.

2 – Risco de ocorrência de falhas no sistema
Ao selecionar uma rede de franquias com um sistema problemático, o franqueado pode fazer mau negócio, acarretando problemas operacionais no futuro. Poderá ocorrer o descumprimento de algumas cláusulas do contrato, como atraso na entrega de produtos e equipamentos, deficiência na variedade de produtos, diminuição da rentabilidade prevista, perda de qualidade e/ou pouca inovação nos produtos comercializados etc. Além disso, os serviços inicialmente garantidos pelo franqueador também podem ser ineficientes ou até mesmo inexistentes.

3 – Localização forçada
Apesar da possibilidade do franqueado de dar sugestões de locais apropriados para a instalação do ponto de venda, o fato do franqueador ter a responsabilidade final pela localização desse ponto faz com que ele, na maioria dos casos, a determine. Muitas vezes, mesmo se o franqueado possuir um bom imóvel para a sua instalação, o estudo feito para localização da unidade franqueada pode indicar que o local não é apropriado.

______________________________________________________
Fonte: Sebrae Nacional

Acompanhe os comentários via RSS

Existem 36 comentários para este assunto

  1. Marcio Silmar disse:

    Achei muito interessante esse tipo de conteúdo e gostaria de saber se o SEBRAE tem algum material ligado a formatação de uma franquia em todos os seus detalhes, pois teria interesse em adquirir o mesmo.

    Agradeço desde já as informações que puderem ser enviadas a respeito.

    Meuis sinceros agradecimentos e recomendações,

    Marcio Silmar

  2. Maria Cristina disse:

    Amei esse conteúdo,antes não sabia sobre esse assunto,digo, a difernça entre um e outro. Agora se estou pedindo demais poderia coorelacionar algumas franquias na área de comida ou então dicas das franquias em alta.Aproveitando, gostei do comentário do SºMarcio Silmar e faço o mesmo pedido. Muito obrigada e atenciosamente

  3. Denair Gandra da Cruz disse:

    adorei o q,vi entendi o,q,li.
    Mas!…
    gostaria q,fosse mas fácil d, conseguir!…
    já estou entrando em um BARCO apezar saber Remar!…
    mas acrise do PAÏS às vezes poem a gente meio confusa…
    sou aposentada fui empresaria d, diversas àreas!…
    adoro desafio!…
    preciso colocar minha criatividade em prática.
    A pezar d, eu ser Compositora e Poetisa acho pouco!…
    por eu ser da 3a- idade pensei em dar aula d, computação
    p/ a 3a- idade ai precisava d,verba p/ ampliar uma sala.
    fazer as duas coisas. Lans e aula d, computação no mesmo espaço.
    Por favor mande-me uma proposta positiva.
    P/ ver o q, faço da vida!…
    N a 4a- feira já vou inaugurar…
    um Barracão Cultural! 3a- idade no meu Bairro Pecuária.
    Semana dos pais…
    Seja O q, Deus quizer!…
    aguardo.
    Atenciosamente.
    Denair=Rianed.

  4. Rogério Basilio disse:

    Boa noite!
    As informações são de extrema relevância para quem quer minimizar os riscos, contudo, devemos lembrar que não existe negócio sem riscos.
    Peço que se possível, me mandem um modelo de contrato de franquia.
    Pode ser de qq ramo de atividade, só para que eu possa analisar as diretrizes básicas de um contrato.
    Grato!
    Rogério Basilio – RJ

  5. José Manuel R.Costa disse:

    Boa tarde
    Reportando-nos ao comentário do Snr Rogério Basilio, em 08/08/2008 e do Snr Marcio Silmar em 08/07/2008, gostariamos de saber se o Sebrae possue algo como uma” incubadora de franquias “, não sei se seria o termo exato, mas gostaríamos imensamente de receber as informações que os referidos snrs. estão solicitando. Desde já nos colocamos á disposição e agradecemos pela atenção
    Atenciosamente
    http://www.fofyspresentes.com.br
    contato@fofyspresentes.com.br

  6. Marcelo disse:

    Boa Noite,

    sou empresario do ramo de educacao e pensando em expandir cursos em outros estados pelo sistema telepresencial. Gostaria de receber informacoes sobre vantagens e desvantagens do sistema de franquia (tributacao, responsabilidade trabalhista solidaria ao franqueado, possiveis responsabilizacoes no que tange o codigo de defesa do consumidor (atendimento ao cliente)), bem como o sistema de parceria.

    Att.

  7. Simone disse:

    Boa noite!
    As informações aqui postadas são de grande ajuda para quem quer saber dos riscos, contudo, devemos lembrar que não existe negócio sem riscos.
    Peço que se possível, me mandem um modelo de contrato de franquia, do ramo de distribuição só para que eu possa analisar as diretrizes básicas de um contrato.
    Desde já agradeço!

  8. Franciely hahn disse:

    olá!
    gostei muito das informações… porém eu gostaria saber como se faz pra obter uma franquia? qual o valor? como faço pra entrar em contato? eu gostaria de uma franquia na area de modas, uma marca ja famosa, tipo zoomp, forum, colcci… gostaria de saber os valores, entra em contato com quem? oq precisa????
    gostaria muito de investir em uma…
    vcs poderiam me mandar um email me informando????

    desde já agradeço

  9. Handerson Mendes disse:

    Caros colegas, estou aproximadamente a seis meses procurando uma franquia que se adeque às espectativas mínimas de um empreendedor e uma coisa posso garantir à vocês, a procura é dura. Só para exemplificar, após longo período de negociações com uma marca famosa de chocolates que incluem análise do potencial financeiro, perfil do candidato, e o mais duro que é a procura do ponto que foi o mais difícil pois gastamos tempo e dinheiro e após acharmos um ponto ideal (inclusive aprovado por consultor da própria franqueadora) localizado em uma área de comercio forte com aluguél e luvas justos a franqueadora simplesmente nos dispensou alegando que éramos muito jovens para administrar. Achamos isso uma falta de respeito e consideração com um parceiro em potencial. Não há problema nenhum da franqueadora ter este tipo de opinião, o problema é que esta decisão poderia ter sido tomada antes da procura do ponto, pois oque nos pareceu é que fomos usados e descartados como verdadiros objetos para procurar um ponto para eles. Isso foi um absudo.

    Mas a procura ainda continua. Na última semana o Rio Centro foi palco da Rio Franchising2008 uma feira só sobre franquias que nos abriu vários horizontes e possibilidades de negócios com franqueadoras sérias e objetivas.
    Quem quiser trocar informações mais detalhadas sobre o assunto, trocar experências ou tiver alguma oportunidade de negócio pode entrar em contato (han-and@ig.com.br).

    forte abraço e continuem acreditanto.
    Dai graças todos os dias!!!!!

  10. Islênia Fernandes de Lucena Silva disse:

    Além da franquia exclusiva há a possibilidade de uma franquia aberta, onde o franqueado pode comercializar com multimarcas.

  11. Tatiana disse:

    eu gostaria de uma copia de um contrato de francria para eu poder ter uma ideia melhor sobre o assunto. desde ja agradeco pela atencao bj.

  12. HNRIQUE RODRIGUES DA SILVA disse:

    GOSTARIA DE SABER SE GRUPO DE AUTO CENTER DPASPHOAL OFERENCE FRANQUIA,POSSIBILIDADE QUE OUTRAS PESSOAS ULTILIZEM SUA MARCAR PARA ABRIR UMA LOJA DESTE RAMO?
    OBRIGADO

  13. ladner abreu disse:

    poderia algumentar algo que possamos estarmos fazendo um trabalho dentro doo assunto questionado!!!!

    em si proprio o conteudo está otimo!!!!!

  14. Nani disse:

    Procurando por franquias? Envie email para nani.nikity@ig.com.br

  15. Graciele Doborovski Matos disse:

    Adorei este site eu gostaria de sempre receber e mail com novidades. mas eu gostaria que de saber mais sobre os principios da franqui como surgiu e quando? Obrigada!!!!!!!!!!!!!!!

  16. catiana disse:

    qual sera a desvantagem de uma marca no mercado?

  17. Jessica Nascimento da silva disse:

    Esse conteudo é falando sobre
    Ao estabelecer a defesa do consumidor como Princípio da Ordem Econômica, o constituinte impôs ao legislador ordinário a tarefa de criar um conjunto de normas capazes de harmonizar a defesa do consumidor e o desenvolvimento econômico fundado na economia de mercado e na livre concorrência. Promulgada a Carta Política, fez-se premente a criação de um sistema normativo capaz de propiciar a efetiva proteção do consumidor pretendida pela nova ordem. Para tanto, estabeleceu o constituinte no artigo 48 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias – ADCT, o prazo de cento e vinte dias para que o Congresso Nacional elaborasse o Código de Defesa do Consumidor.

    Depois de ardoroso trabalho de análise, discussão e consolidação dos numerosos projetos existentes, o Congresso Nacional, com certo atraso é verdade, se desincumbiu da tarefa e aprovou a versão final do texto da Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990, que dispôs sobre a proteção do consumidor e deu outras providências.

    Do ponto de vista jurídico, o Código de Defesa do Consumidor – CDC, foi reconhecido “como lei moderna e tecnicamente adequada à realidade atual das relações de consumo” aqui na expressão Nelson Nery Júnior.

  18. paulo henrique schwenger disse:

    ja fui franqueado 08 anos de uma franquia de colchoes, sugiro a todos que pretendem investir nesse tipo de empreendimento se atentem nas dicas que lhes passo… no inicio tudo vai lhe parecer um negocio fantastico e vantajoso, com certeza v. tera acesso a todas as maravilhas e aos franqueados top que vao te contar muitas vantagens sobre ele mesmo… mas e muito interessante saber sobre os que nao foram bem sucedidos no negocio,tambem aqueles que foram franqueados e hoje tem seu proprio negocio, tambem sobre os inumeros processos contra franquias que utilizaram dos franqueados como suporte de crescimento da marca e que como todos sabem o royalties voce jamais vai levar , e dinheiro na enchurrada, muito cuidado com os aproveitadores que utilizam voce para fazer a marca crescer no mercado e ganhar muito, muito , muito com isso. sugestao . voce e uma marca unica, acredite nisso , DEUS te fez unico e vencedor, nao deixe outros usarem voce para serem unicos.

  19. Zélia disse:

    Olá! Adorei a matéria! Será que vocês poderiam indicar quais as franquias que estão em alta? Será que uma marca de cosméticos e perfumaria daria certo em Porto da Folha/SE? Como sei?

  20. hellen alves disse:

    Boa noite, achei fantastico as dicas. O mais dificio e encontrar a empresa certa. Vivemos um momento na empresa de muitas duvidas e incertezas, e por mais que procuramos uma solucao cada dia se torma mais complicado.Precisamos salvar nossa empresa e a falta capital de giro nos impede, nao da mais p fazer do banco nosso giro. Estamos afundando.

  21. tita nunes disse:

    odieiiii éh eu num entendi nda…………

  22. tita nunes disse:

    Explica melhorrrr…………. =O

  23. Edson disse:

    Bom dia,
    tenho interesse em abrir uma franquia no ramo de Auto Center.
    Preciso de mais informações a respeito e contatos de franquias ou franqueadas.
    Obrigado
    Edson

  24. line disse:

    Boa noite… estou com planos de abrir uma franquia no ramo de cosmeticos e não sei por onde começo, acho que franquia é um bom começo visto que me dará uma boa visão do que é estar na frente de uma empresa ( o q não é facil), no aguardo, grata.

  25. Murilo disse:

    Gostaria de saber, de uma maneira geral, qual é a porcentagem de risco de se perder o capital investido e qual a chance de sucesso ou, lucro no sistema de franquia.
    - Conto com a experiência dos senhores que acompanham este ramo e pergunto se vale a pena investir neste seguimento.
    - Se possível gostaria da informação de qual seguimento hoje oferece a maior oportunidade de sucesso.

    - São Paulo – Capital

  26. Murilo disse:

    Achei interessante os comentários e tenho interesse em investir em franquia.

  27. HOMERO disse:

    estou há procura de uma franquia de sucesso,

  28. jeremias disse:

    estou procurando franquias p/ auto center e roupas brancas, p/ interior de são paulo.

    caso tenha sugestão favor indicar.

  29. artilio disse:

    parabéns ! a sebrae fez um ótimo site que ajudou em minha pesquisa !

  30. andressa fernandes disse:

    gostei !!!!! boa tarde!!…

  31. Roberta Mendonça disse:

    Gostaria de adquirir uma franquia na área de cosméticos. Poderia me auxiliar qual seria a melhor opção?

  32. Evandro disse:

    gostaria de abrir uma franquia de auto center, alguém sabe de alguma segura e barata

  33. Érika Yamaguchi disse:

    Parabéns pela matéria. Gostaria de saber particularidades de franquias de reparos e reforma (construção civil).

  34. margareth alves de souza leite disse:

    muitor consumidor são verdadeiro e outros falsos

  35. Veronica Rodrigues disse:

    Adorei a matéria. Gostaria de saber sobre franquias de vendas de calçados.

  36. Whalan disse:

    I do trust all the concepts you have introduced in your post. They are very convincing and can certainly work. Still, the posts are too quick for beginners. May you please prolong them a little from next time? Thank you for the post.

    http://0755600910/

Por favor, sinta-se livre para comentar

* campos obrigatórios

Assuntos mais buscados

Administração de recursos humanos Administração do tempo Atendimento ao cliente Capital de giro Comércio eletrônico Comércio eletrônico para micro e pequens empresas Crédito Custos Empreendedor individual Empreendedorismo Estratégia Faturamento Finanças Franquia Gestão de estoques Gestão de pessoas Gestão do conhecimento Gestão empresarial Informática Inovação Internet Legislação trabalhista Lucro Mão de obra Marketing Meio ambiente e sustentabilidade Mercado Negociação Pesquisa de mercado Planejamento Plano de negócios Podcast Precificação Produtividade Propaganda Publicidade Qualidade Responsabilidade Social Tecnologia Tendência Tratamento tributário Tributos Vídeo Varejo Vendas