Artigo escrito

  • em 29.06.2009
  • às 12:54 PM
  • por sebraerj

Empreendendo para prosperar 13

jun29

Você é empresário? Começou recentemente ou já é maduro? Sabe como prosperar? Deseja saber como sair do zero sem muito investimento e se transformar em uma potência? Naturalmente, todos nós desejamos essas repostas, pois sabemos o quanto difícil, atualmente, é construir um negócio bem sucedido. É sabido que não há “receita de bolo” para prosperar como empresário, mas algumas dicas, se observadas, costumam ajudar.

De uma coisa você pode estar certo: se você conseguir assimilar a “chave” que fará o seu negócio ser bem sucedido, todos os outros aspectos de sua vida se transformarão rapidamente. É fato que a grande maioria das pessoas deseja viver com tranquilidade, sem preocupações e riscos. Porém, muita gente pensa mais nas possibilidades de perdas do que nos ganhos. Há aqueles, que vivendo uma grande alegria se preparam psicologicamente para perdas. Aliás, conheci pessoas que evitavam alegrar-se com abundância crendo afastar-se da tristeza, como se de fato houvesse uma conexão entre os pólos.

Quando você ocupa a sua mente com pensamentos de escassez e dificuldades, dificilmente enxergará abundância. Conheci empresários experientes que perdiam a estribeira por causa de R$ 200 faltando no caixa. Por tão pouco, mudavam por completo o humor, o relacionamento familiar e, também, evitavam os amigos.

Se você casualmente o encontrasse, ele ia logo disparando: a vida está difícil, o país está em crise, não estamos conseguindo vender o suficiente para pagar as nossas contas, a empresa terá que reduzir o quadro de funcionários, não vamos conseguir pagar o próximo aluguel, não teremos dinheiro para honrar os títulos dos fornecedores, não poderemos pagar o colégio dos filhos… Você acha que uma pessoa com a mente tão absorvida pelas possibilidades de perdas, conseguirá encontrar solução que lhe dê liberdade financeira? Dificilmente. A tendência é que os nossos pensamentos se transformem em palavras e elas em ações.

Parece difícil assimilar o comportamento da mudança em momentos críticos, mas poderá ser muito fácil, caso você queira e se esforce para entender o real significado da “chave” para fazer o seu empreendimento prosperar. Estamos falando em manter o foco diário na busca por solução factível e viável. Para conseguir mudar a maneira de pensar, você terá que alterar radicalmente a sua perspectiva empresarial, proporcionando uma real e sistemática rotina de pensamentos voltados para a solução e sucesso de sua empresa, mantendo em mente que o mais significativo dos esforços são aqueles que não só realizam o que estabelecemos como meta, mas que são capazes de produzir resultados superiores a ela.

Busque novos experimentos, vá a encontros com a associação, sindicatos, palestras e todos os lugares aonde você possa ouvir novas mensagens. A caminho do trabalho procure ouvir mensagens de motivação. Você pode fazer isso no carro, no Ipod ou mesmo em alguns celulares que oferecem recurso de reproduzir mensagens em mp3. Só com essa mudança de rotina, você perceberá que a sua atitude mudará. Se você já faz isso, busque algo diferente como dançar, assistir comédias, cantar… Sempre haverá algo novo para se aprender e praticar.

Faça também exercícios físicos regulares. Como está seu corpo hoje? Estar-se-ia ressentindo do seu pensamento do dia anterior? Se ontem o seu dia foi estressante, depressivo, angustiante, como você acha que o seu corpo estará hoje? No mínimo debilitado.

Como você quer que o seu corpo esteja amanhã? Cuide dos seus pensamentos hoje e colherá bons frutos amanhã. Saiba também que você não tem muita escolha, ou você abre seu coração ou algum cardiologista o fará por você.

Não importa o que você faça na vida, sem um constante e renovável abastecimento de novos pensamentos positivos, nenhum negócio poderá prosperar. Saiba que ser empresário é enfrentar desafios e correr riscos diários. Empresário que não deseja correr riscos, não merece ser tratado como empresário e sim como represário.

Pense nisso e ótima semana,

___________________________________________________________________________________________________
Sobre o autor: Evaldo Costa é escritor, consultor, conferencista e professor.Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”,“Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”. visite o site do autor  www.evaldocosta.com.br e  Blog: http://evaldocosta.blog.terra.com.br
Este artigo é de responsabilidade do seu autor não refletindo, necessariamente, a opinião do Sebrae/RJ

Acompanhe os comentários via RSS

Existem 13 comentários para este assunto

  1. Irivam Luz disse:

    Perfeito comentário.Todos somos empresários,e empreendendo a mente com pensamentos positivos de esperança e fé, certamente e breve, se colherá o que se plantou.
    Um belo dia.

  2. Edileusa Pereira dos Santos disse:

    Excelente materia, é uma realidade no qual não estamos atento para esta questão Pensamentos, faz toda a diferença.

  3. Claudio Maktub disse:

    Imagine controlar-mos nossa mente!!! segundo especialistas temos em torno de 60mil pensamentos dia, impossivel não é, mas conforme a matéria isso eu afirmo o pensamento negativo ou voltado para perda de forma alguma alavanca o nosso crescimento isso em todas as areas da nossa vida, mudei a forma de pensar estou muito melhor hoje, pensamento positivo sempre. Otima matéria, abraços a todos

  4. DAVI PAIVA LIMA disse:

    otimo !!!

  5. Marcia disse:

    ótima matéria, “sorte é um fator das mentes que trabalham”, Sorte a todos, parabéns pela publicação.

  6. Pedrito Souza Lima disse:

    É por aí meu irmão, seu comentário é 10!! também penso assim. Hoje estou tentando começar um pequeno negócio na área de estética canina, me preparei fazendo alguns cursos, participei de vária palestras relacionadas ao assunto, participei de um congresso de 3 dias no rio centro e estou sempre pesquisando procurando me imformar mais e sempre com otimismo, e sonhando que um dia meu sonho será realizado. Já estou tendo alguns frutos pois estou lutando com muita garra e otimismo, e acima de tudo, com muita fé em Deus.

    abraços

  7. Sonia Graça disse:

    Otimo!Convivo com pessoas que se alimentam de derrotas. Acham que os outros gostam do sofrimento delas e com isso acabam vivendo mal, infelizes. Atraem mesmo a desgraça e até temos a impressão de que ficam felizes por isso.Que coisa horrível mas é verdade!Doentio. Procurava conversar sobre esta forma errada delas agirem mas não gostam e até ficam zangadas. Coitadas! Não crescem, não evoluem e ainda sofrem.São modelos de pessoas derrotadas,infelizes e incompetentes pois não conseguem fazer bem nem as suas atividades profissionais básicas.Só querem mandar, mesmo que seja errado.

  8. Marcos disse:

    Muito bom…
    O que nos movimenta não é o que acontece na vida, mas sim
    como nós lidamos com que acontece a cada dia.

  9. Dyego Turl disse:

    Fantástico! Pra mim problemas são feitos pra serem superados. A cada problema, por maior que possa ser, eu sempre me pergunto: “o que posso fazer pra mudar isso?” se posso fazer alguma coisa eu faço, se não posso sigo em frente e não fico me lamentando.
    Não suporto ficar perto de pessoas que só sabem reclamar, geralmente esse tipo de pessoa só faz isso, pois reclamar é sempre mais fácil do que agir. Dá menos trabalho!

    Parabéns pelo texto!

  10. Marcus Valérius Felix disse:

    Concreto, edificante… muitas vezes nos perdermos pelos pensamentos destrutivos, criados por fatores diversos, pertinentes a cada individuo…o conteúdo do texto nos lembra
    a força que cada um de nós temos de diversificar, modificar,criar,objetivar e concluir nossas experiências, sendo cada uma delas muito importante, boas ou ruins, pois o aprendizado continua e com ele vem êxito.

  11. jose carlos de teresopolis disse:

    é isso ai pessoal!
    o homem será o que ele pensa. se ele nem ao menos sonha, nao será nada. Ouvi alguém dizer que a “unção que está sobre você é a unção que você reconhece”, e também: “se no dia da angustia fores fraco, como sera pequena a tua força”.
    “ORDEM E PROGRESSO” é só para aqueles que acreditam que amanhã vai ser melhor e vão ser maiores!!!!!!!!
    um grande abraço a todos!
    ADORAÇÃO E OBEDIENCIA

  12. RICARDO GUIMARÃES - Conselheiro disse:

    Cientificamente provado! Digo isso pois numa reunião de negócios, faziam sorteios esporáticos e resolvi, de brincadeira, testar se o pensamento positivo tem efetivamente algum PODER. Para surpresa dos 136 presentes, eu e mais duas pessoas que repetiram, com convicção, o seu número de ingresso, fomos sorteados um seguido do outro para olhares estarrecidos de todos e até mesmo da locutora. O brinde está comigo e quando olho vejo que posso mais do que imagino, só com a vontade. Gosto de dizer que o fracasso jamais chegará a você, se a sua decisão de vencer for mais forte.

  13. Anderson disse:

    Muito bom o post!!! Nos traz auto confiança.

    Anderson

Por favor, sinta-se livre para comentar

* campos obrigatórios

Assuntos mais buscados

Administração de recursos humanos Administração do tempo Atendimento ao cliente Capital de giro Comércio eletrônico Comércio eletrônico para micro e pequens empresas Crédito Custos Empreendedor individual Empreendedorismo Estratégia Faturamento Finanças Franquia Gestão de estoques Gestão de pessoas Gestão do conhecimento Gestão empresarial Informática Inovação Internet Legislação trabalhista Lucro Mão de obra Marketing Meio ambiente e sustentabilidade Mercado Negociação Pesquisa de mercado Planejamento Plano de negócios Podcast Precificação Produtividade Propaganda Publicidade Qualidade Responsabilidade Social Tecnologia Tendência Tratamento tributário Tributos Vídeo Varejo Vendas