Artigo escrito

  • em 10.11.2008
  • às 11:18 AM
  • por sebraerj

Cuide bem da sua árvore 259

nov10

Quando você vê a semente e os primeiros meses de crescimento de uma goiabeira, é difícil acreditar que, daqui a alguns anos, aquela simples folhagem irá se transformar numa árvore forte e vigorosa, capaz de oferecer os melhores frutos, em grande quantidade e por muito tempo. O resultado é maravilhoso, mas demora pra aparecer.

Se você quiser esperar a goiabeira crescer para saciar sua fome, provavelmente não viverá muito tempo. De qualquer forma, plantar é um ótimo investimento. Principalmente se você escolhe um terreno produtivo e utiliza bons fertilizantes.

O negócio de Marketing de Rede é muito parecido com qualquer plantação. Enquanto você realiza suas vendas e coloca um pouco de dinheiro no bolso, deve selecionar as melhores sementes e se comprometer com o crescimento delas.

Você terá que regar, podar e investir na sua árvore de distribuidores por alguns anos, para que ela comece a render frutos maravilhosos, na forma de bônus. Até lá, pode ser que você trabalhe muito e não veja resultados financeiros na mesma proporção, mas não desanime. Sua recompensa virá no tempo certo.

O importante é cuidar bem da sua árvore desde o início, para que um dia ela traga os frutos que você espera, da maneira mais saudável possível.

Por onde você deve começar? Por você! Claro! Sua conduta ética e profissional funciona como o DNA desta árvore. Se você trata as pessoas com educação, promove corretamente os conceitos e trabalha com afinco, é natural que as demais células reproduzam o mesmo comportamento. Pode haver uma certa variação entre os frutos, mas o padrão será o mesmo. Árvores bem nutridas dão frutos de melhor qualidade. Da mesma forma, acontecerá na sua rede.

Agora, imaginando que ela recebe ótimos cuidados e tem uma saúde de ferro, responda a seguinte questão: qual é a parte mais importante da sua árvore? Raiz, caule, folhas, flores ou frutos?

A raiz é importante? Claro que sim. Sem ela, sua árvore fica solta e até uma brisa pode derrubá-la. Além de trazer segurança, é ela quem traz os nutrientes do solo. No Marketing de Rede, quem faz o papel de raiz é a sua linha ascendente, que serve de referência, sustenta e inspira toda a equipe.

O caule, formado pelo tronco e suas ramificações, permite à semente sair de baixo da Terra, servindo como sustentação para folhas, flores e frutos. É necessário que a sua árvore tenha galhos firmes também. Fazem parte deste grupo você e os líderes da sua downline que estão comprometidos 100% com o negócio. Ou seja, todos que seguem o padrão à risca, ajudando na organização de eventos, treinamento e motivação.

As folhas, por sua vez, realizam a fotossíntese, a respiração e a transpiração de toda a planta, fundamentais para a sua sobrevivência. São os distribuidores que movimentam um bom volume de produtos, convidam outras pessoas e participam dos eventos em uma base consistente. Eles garantem oxigênio para o seu negócio.

As flores são responsáveis pela reprodução dos vegetais. Nesse processo, entram os diversos agentes da natureza, como o vento, os pássaros e insetos, que fazem o transporte de pólen entre as plantas, para que se realize a fecundação. No Marketing de Rede, flores são as pessoas que acabaram de assinar o contrato e têm uma lista enorme de contatos a ser explorada. Seu nível de comprometimento ainda é baixo e a participação irregular, mas elas promovem a nossa expansão. Também fazem parte deste grupo os parentes mais próximos e clientes regulares, que eventualmente indicam outras pessoas.

Para completar, existem os frutos, que resultam da fecundação e desenvolvimento das flores, para dar origem a uma nova planta. São os convidados que colorem e adoçam as reuniões de oportunidade. Nem todos trazem boas sementes e alguns podem estar bichados, mas aqueles que estão maduros valem o sacrifício.

Como você pode imaginar, uma árvore só formada de caule não vive muito tempo, da mesma forma que apenas folhagem não leva a lugar algum. Sua árvore precisa de todos esses elementos, em uma proporção equilibrada. Portanto, distribua seu carinho e atenção com inteligência.

Uma equipe de qualidade é muito mais que um grupo de pessoas vendendo diariamente. É preciso que pelo menos alguns membros da sua equipe tenham sonhos e estejam comprometidos com o próprio crescimento, para que possam estender seus galhos e sustentar mais folhas, flores e frutos.

Como líder empreendedor que é, você deve dedicar uma atenção especial às pessoas que desejam crescer, que estão em permanente evolução. Seus melhores frutos virão daqueles ramos que pretendem construir a liberdade financeira em um prazo de dois a cinco anos, e que não poupam esforços para isso.

Outra coisa: nunca se esqueça do vínculo fundamental que você mantém com suas raízes. Você deve fazer tudo com excelência, seguindo os padrões de qualidade que a sua liderança desenvolveu, pois esse é o caminho mais seguro rumo ao sucesso.

Hoje, parece que não faz muita diferença, mas depois você vai perceber que tudo o que você faz é duplicável.

Você é a matriz da sua organização. Se começar corretamente, todos da sua equipe farão o mesmo e logo você terá uma rede campeã.

 __________________________________________________________________________

Este artigo é de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es), não refletindo, necessariamente, o ponto de vista do Sebrae/RJ
Sobre o autor: Sergio Buaiz é escritor, consultor e palestrante nas áreas de liderança e desenvolvimento pessoal, além de conselheiro da Revista VENCER! e colunista da Central MMN.

Acompanhe os comentários via RSS

Existem 259 comentários para este assunto

  1. Elaine disse:

    wholesale jersey supply china us.Deon Simon Jersey. The sponsors have paid anything from an estimated ?8m to ?120m to have their names associated with what is
    one of the two biggest 77 Billy Turner Jersey suppliers.

  2. Jaunita disse:

    cheap jerseys sale.cheap jerseys sale-Welcome to buy cheap wholesale cheap online jerseys with free
    shipping and best service in our jerseys online shop.

  3. Adrianne disse:

    cheap nfl jerseys com.Welcome to cheap nfl jerseys com shop – one
    of the best suppliers on the Internet. We specialise
    in the manufacture and supply of top quality cheap chinese nfl jerseys.

  4. Kay disse:

    44 Jake McQuaide Jersey.Wholesale 91 Kasim Edebali Jersey from China, provide nice chance to buy 56 A.J.

    Klein Jersey with the attractive wholesale price and
    fast free shipping.

  5. Leonore disse:

    43 Corey Moore Jersey.Buy Wholesale Jersey Bar wholesale NFL sports Jerseys factory, 3
    EJ Manuel Jersey free shipping and easy returns
    also best service.

  6. Krista disse:

    Deon Long Jersey.Cheap Jerseys Supply: Nike Giants 90 Jason Pierre-Paul
    Royal Blue Team Color Mens Stitched NFL Elite Jersey, Baseball Jerseys, 60 Antoine McClain Jersey, Basketball Jerseys, Soccer Jerseys, NCAA

  7. Joel disse:

    soccer jerseys usa.Buy soccer jerseys usa china for authentic,
    wholesale football stitched Nike Cowboys 82 Jason Witten Navy Blue Thanksgiving Womens Stitched NFL Limited Jersey here to get free shipping.

    Sell high quality low price.

  8. Roseann disse:

    Keep on working, great job!
    cheap NHL jerseys

  9. Leandro disse:

    cheap jerseys custom.Order 22 Harrison Smith Jersey from China via Jersey777, Free shipping.
    “Sports jerseys for cheap has come as described on the photo, fast delivery also.

Por favor, sinta-se livre para comentar

* campos obrigatórios

Assuntos mais buscados

Administração de recursos humanos Administração do tempo Atendimento ao cliente Capital de giro Comércio eletrônico Comércio eletrônico para micro e pequens empresas Crédito Custos Empreendedor individual Empreendedorismo Estratégia Faturamento Finanças Franquia Gestão de estoques Gestão de pessoas Gestão do conhecimento Gestão empresarial Informática Inovação Internet Legislação trabalhista Lucro Mão de obra Marketing Meio ambiente e sustentabilidade Mercado Negociação Pesquisa de mercado Planejamento Plano de negócios Podcast Precificação Produtividade Propaganda Publicidade Qualidade Responsabilidade Social Tecnologia Tendência Tratamento tributário Tributos Vídeo Varejo Vendas