Artigo escrito

  • em 30.09.2008
  • às 05:34 PM
  • por sebraerj

Crescimento do mercado afro-descendente 72

set30

Os pardos e negros representam 15% da classe média brasileira.
Entre os brasileiros mais ricos, pardos e negros representam quase 10%.

TENDÊNCIA Nº8 – Crescimento do mercado afro-descendente
O Brasil é um País com ampla diversidade étnica e cultural. Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios que o IBGE realizou em 2004, 51 % da população brasileira se declara branca e 48% parda ou negra. A Região Sul tem o maior índice de brancos: 83% da população.

Segundo o Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais ¬IBMEC-RJ, os pardos e negros representam 15% dos brasileiros que pagam Imposto de Renda no Pais. Entre os ricos brasileiros (1 % da população), os pardos e negros representam 9,17%.

Já segundo o Ipea – Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, a classe média negra brasileira cresceu 10% entre 1992 e 1999 (período do estudo), chegando a representar um terço da classe média brasileira.

Tendo em vista qualquer um dos índices, é certo que começa a se perceber no Brasil um crescimento na renda e no poder de compra entre os pardos e negros, o que determina o crescimento de um mercado afro-descendente. Isso pode lastrear um sem-número de novos negócios voltados a essa parcela da população. Há espaço para pequenos empreendimentos nesse florescente mercado, que ainda não foi percebido pela maioria das grandes empresas.

Razões dessa tendência
Toda explicação que se possa dar sobre o crescimento social dos negros no Brasil tem na educação o seu ponto de partida. Cerca de 30% dos brasileiros conseguem superar o índice de escolaridade dos pais. Isso é uni percentual pequeno, se comparado com outros paises, como os EUA, onde ocorre o inverso, com 70% dos filhos superando a educação dos pais. No entanto, entre os filhos de negros com pais mais pobres, 55% melhoram de vida de uma geração para outra.

Com a adoção das cotas para negros nas universidades brasileiras, esse processo vai se acelerar bastante nos próximos anos.

Esse foi um impulso importante, por exemplo, para a formação da classe média nos EUA, que há 25 anos se beneficia da política de cotas nas universidades americanas.

Isso, associado aos efeitos das políticas públicas compensatórias que vêm sendo adotadas no Brasil, ampliou as possibilidades de ascensão social da população parda e negra no nosso Pais. Uma tendência que deverá se consolidar e se ampliar nos próximos anos.

Impactos sobre os negócios
Se um determinado estrato da população tem seu patamar
de renda aumentado, isso representa, logicamente, uma maior capacidade de consumo e, por conseqüência, um novo mercado potencial a ser explorado.

Por aspectos culturais e étnicos, os afro-descendentes possuem algumas peculiaridades e demandas próprias de consumo. Se eles passam a ter maior acesso ao consumo, isso implica novas oportunidades de negócios para empresas de todos os portes. Inclusive, para pequenos empreendimentos.

Segundo dados do IBMEC, 47% dos negros têm a chance de ter renda superior á dos pais, e, como qualquer empresário sabe, renda é sinônimo de capacidade de consumo, que é sinônimo de mercado.

Quem está buscando um novo segmento de mercado para investir, quem pretende abrir uma nova empresa, tem no emergente mercado afro-descendente uma boa opção de investimento.

Sugestões de negócios
Manipulação de cosméticos para afro-descendentes
Os negros têm características de pele (textura, oleosidade, elasticidade, pigmentação, etc.) e de cabelos bem diferentes de outras raças. Aliás, isso ocorre, também, com as pessoas de origem indígena ou oriental. Enfim, cada raça tem características biogenéticas próprias.

Alguns grandes fabricantes de cosméticos e produtos de beleza já descobriram essa realidade e lançaram alguns poucos produtos
voltados ao mercado afro-descendente. Mas a pequena extensão de suas linhas de produtos e os altos preços praticados em virtude dos custos de distribuição e de fatores da economia de escala abrem uma boa brecha para uma empresa de manipulação que desenvolva produtos como cremes hidratantes, shampoos, desodorantes e protetores solares especiais para pessoas pardas e negras.

Como em todo empreendimento no segmento de manipulação de fórmulas, além de conhecimento de gestão e técnico, é necessária a autorização da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária- e a responsabilidade de um farmacêutico!químico profissional. Além disso, há uma série de exigências dos órgãos estaduais e municipais de saúde e dos conselhos regionais de farmácias.

Esse novo negócio tanto pode ser uma farmácia que manipula, sob encomenda, fórmulas clássicas adaptadas ás necessidades do mercado afro-descendente, quanto uma indústria de cosméticos, com fórmulas e marcas próprias.

Centro de cultura afro
Os negros formam uma raça bastante peculiar em diversos aspectos. Sua expressão cultural é uma delas. Na medida em que cresce a chamada consciência negra e se fortalece uma classe média negra, cresce igualmente a demanda por produtos culturais próprios.

Um centro de cultura afro pode reunir uma pequena livraria com café, palco para pocket-shows, espaço para cursos de dança, artes plásticas e outras expressões artísticas, além de um calendário de eventos relacionados á cultura negra.

Uma série de outros produtos e serviços podem ir sendo agregados à medida que cresça a base de clientes, tais como loja de CDs, biblioteca, espaço para exposições, agência de viagens, etc.

Esse empreendimento pode ser encarado como um único negócio ou como vários negócios dentro de um só conceito. A segunda alternativa é muito interessante, no caso de não haver condições de alcançar o investimento inicial necessário a dar forma ao centro. Assim, o empreendedor principal assumiria as funções de um administrador do centro, locando espaços para outros empreendedores assumirem parcelas dos serviços a serem prestados, como, por exemplo, a livraria ser tocada por um empreendedor, o bar e café por um outro, os cursos de dança por um terceiro e assim por diante. Nesse caso, o centro funcionaria como um shopping cultural, em que cada um dos empreendimentos contribui com as despesas fixas e paga uma taxa de administração e um fundo de promoção.

São muitas as formas de viabilizar essa idéia. Tudo vai depender da dimensão que se queira dar ao negócio.

Casa da África
O mundo começa a olhar para o continente africano, os negros passam a reverenciar a nação-mãe ainda com mais intensidade. A África está se tornando” in”. Isso pode ser visto nas coleções étnicas dos maiores estilistas e na música africana, que começa a ganhar espaço nas rádios de todo o mundo. Uma das maiores agências de propaganda do Brasil, do publicitário N izan Guanaes, chama-se” África”. A próxima Copa do Mundo será na África. Tudo isso, somado ao crescimento da classe média negra no Brasil, sugere boas oportunidades de negócios tendo a África como tema.

Uma “casa” que reúna produtos e serviços diretamente relacionados ao continente africano pode encontrar uma boa receptividade do público. Podem ser comercializados produtos de origem africana, como os vinhos (que começam a se tornam famosos), temperos e especiarias nativas, comida, artesanato, roupas, CDs, DVDs, etc.

Também podem ser oferecidos roteiros de viagens a paises da África, curso de afrikaner e literatura africana traduzida, enfim, o mix é amplo e pode ser constituído aos poucos, conforme a demanda for sendo identificada.

Dicas para negócios já existentes
Empresas e empresários de todos os segmentos precisam aprender a incluir o negro em seus planos de negócio, respeitando as peculiaridades e características raciais sem avançar as fronteiras do preconceito.

Aliás, nesse caso, é preciso exercitar a sensibilidade social no sentido de não assumir posturas ou atitudes que possam resvalar para o lado do preconceito racial, odioso por todos os aspectos. No entanto, não é possível fechar os olhos a essa realidade mercadológica de que começa a criar corpo uma classe média negra, que oferece algumas demandas próprias.

Uma dica é pesquisar junto a negros que compõem a carteira de clientes da empresa quais são essas demandas especificas, sua forma de consumo e expectativas mercado lógicas. Isso pode abrir novos horizontes de negócios para a empresa.

_____________________________________________________________
Sobre os autores.
Susana Maria Kakuta é Socióloga e doutora em Sociologia e Relações Internacionais. Foi Diretora de Operações do Sebrae/RS
Julio Ribeiro é Jornalista com pós-graduação em Administração de Empresas e especialização em Marketing. Colunista da revista Gestão&Negócios

Acompanhe os comentários via RSS

Existem 72 comentários para este assunto

  1. Adriana Barbosa disse:

    Aodrei esse artigo, sou uma empreendedora social, e meu foco é trabalhar com a cultura negra. Faço parte da Rede Artemisia (rede internacional d eempreendedores sociais) Em 2002,criei a Feira Preta, evento focado em dar visibilidade para artistas e empeendedores negros, um ambiente para se reconhecer, afirmar a identidade e suprir as necessidades do segmento afro.
    No final do ano passado criei o conceito Casa da Preta (que tem tudo a ver citado acima).
    Hoje busco a sustentabilidade financeira desses projetos da Pretamultimidia (minha empresa).

  2. NORMA OLIVEIRA disse:

    Olá, gostei muito do assunto. Sou consultora do Sebrae, no Pará e estou no grupo de trabalho que irá coordenar, a FEIRA DO EMPRENDEDOR 2009, no Pará, e que tem dentro de sua temática : NEGÓCIOS NA AMAZÔNIA, a proposta de um segmento voltado para o fomento ao empreendedorismo de mercado com foco na cultura negra, por isso, gostaria de poder trocar mais idéias, acerca do assunto, afim, de melhor subsidiar meu projeto.
    Grata.
    Norma Oliveira.

  3. Luiz Carlos Ferreira disse:

    ola você me permite usar esses comentário, na minha pagina, os valores desta pesquisa, poderá torna-se a base desta tão esperada identidade de mercado, obrigado.

  4. Gail disse:

    Hey there! I know this is somewhat off-topic but I had to ask. Does managing a well-established website like yours take a large amount of work? I am completely new to blogging however I do write in my diary on a daily basis. I’d like to start a blog so I can share my own experience and thoughts online. Please let me know if you have any kind of recommendations or tips for new aspiring bloggers. Appreciate it!

    http://0755600910/

  5. Home Page disse:

    this is brilliant, free roblox robux with no effort

    http://sn.im/robuxgeneratorv1091479

  6. Bethany disse:

    It’s astonishing what folks can develop because they really want to help people,someone i know just gave me this unique cool software that has having the ability to deliver free of charge Aeria points. this program is named Aeria points hack and it is pretty precise and helpful, it has a component which is stopping the product away from being tracked down and getting discovered by autorities

    http://lap.physics.auth.gr/phpinfo.php?a5B5D=3Ca+href3Dhttps3A2F2Fsmartify.zendesk.com2Fentries2F59027334-Mmo-Games-Online-On-A-Budget-Nine-Tips-From-The-Great-Depression3EFree+Artix+Points3C2Fa3E

  7. great page disse:

    I just want to tell you that I’m newbie to weblog and certainly loved your web blog. More than likely I’m likely to bookmark your blog . You amazingly come with terrific well written articles. Cheers for sharing your web site.

  8. Wikia

    Wika linked to this site

  9. Macie Jurgensmeier disse:

    ustawodawcza feliksa krn siłach pologne

    http://www.dachuancpa.com/home.php?mod=space&uid=14928

  10. Guy Sellars disse:

    Looking around

    I like to browse in various places on the web, regularly I will just go to Digg and follow thru

  11. Wikia

    Wika linked to this website

  12. Tumblr article

    I saw someone writing about this on Tumblr and it linked to

  13. Marla Gravito disse:

    Merely a smiling visitant here to share the love (:, btw great design and style .

    http://www.sasuga.org/marche/bbs/yybbs.cgi?list=thread

  14. Bethany Neloms disse:

    I used to be very pleased to seek out this web-site.I wished to thanks to your time for this wonderful learn!! I definitely having fun with every little little bit of it and I have you bookmarked to take a look at new stuff you weblog post.

    http://panama-club.info

  15. crork fiverr disse:

    ZBK2Jo Thanks so much for the article. Keep writing.

  16. Tumblr article

    I saw someone talking about this on Tumblr and it linked to

  17. crorkservice disse:

    ICaqIK Major thanks for the article post.Really looking forward to read more. Will read on

  18. Flor disse:

    Olha esse site é muito bom. Mas mudando de papo to me sentindo ótima agora. Ganhei um colchão inteligente de presente do meu namorado. Ele comprou nesse site http://ocolchaointeligente.com.br por causa do meu problema de saude.alguém daqui já usou? Cuidou até minha insonia.

    -

  19. cocoservice on fiverr disse:

    M7gem7 Say, you got a nice article.Much thanks again. Much obliged.

  20. Flávio Becker disse:

    Olá,

    que artigo caprichado!

    Eu sei o quanto é complicado fazer posts frequentes!

    Tenho feito posts sobre Gmail Entrar no meu blog Revista Ícone

    Beijos!
    Flávio Becker https://social.technet.microsoft.com/Profile/Fl%C3%A1vio%20Becker

  21. Looking around

    I like to look in various places on the online world, regularly I will just go to Stumble Upon and follow thru

  22. unfaig disse:

    Szybcy i Wsciekli 7 – http://imgur.com/N4dkuTF

  23. Its hard to find good help

    I am forever saying that its difficult to procure good help, but here is

  24. big dilbos disse:

    p3OSRY This is really interesting, You are a very skilled blogger. I have joined your feed and look forward to seeking more of your great post. Also, I ave shared your site in my social networks!

  25. subanal disse:

    UvayDe Keep up the good piece of work, I read few articles on this site and I believe that your web blog is really interesting and holds lots of wonderful information.

  26. Austin Billett disse:

    I have recently started a blog, the information you provide on this website has helped me greatly. Thank you for all of your time & work.

    http://www.i2jsyJlD2Z.com/i2jsyJlD2Z

  27. Julienne Armacost disse:

    Some truly select content on this website , saved to my bookmarks .

    http://www.HuEP2LOskf.com/HuEP2LOskf

  28. helpful hints disse:

    UxLIsd Piece of writing writing is also a fun, if you be familiar with after that you can write if not it is complicated to write.

  29. love anal disse:

    Kpiq2e This website truly has all the information I wanted about this subject and didn at know who to ask.

  30. lucy ann disse:

    RROYh1 Respect to website author , some good entropy.

  31. Amália Lins disse:

    Olá

    Esse artigo é ótimo. Gostaria de encontrar empresas para fazer parcerias em cosméticos para afro descendente femininas. Aceito sugestões

    Amália Lins

  32. Sheldon Owen disse:

    Fantastic post! My best friends trying to discover more about this field. It is like you read my thoughts!

    https://www.goodreads.com/user/show/70771838-sheldon-owen

  33. Jesse Grillo disse:

    I appreciate you. Incredible! I will be subscribing to your feed. I bet you sweat glitter. You have made my day!

    https://github.com/GrilloB5fx1qgA

  34. Sheldon Cooper disse:

    Spot on with this. How could any of this be better stated? It could not.

    http://www.feedspot.com/u/b0e6eadf7624

  35. ladies cheap shoes disse:

    The best location to purchase Vigrx Furthermore still stays its official on-line store.|The way that group played was what the metropolis kind of required at the time.” Tranter said. Maybe Eagles followers are more forgiving than initial believed? It is because it sells Vigrx Furthermore at the official cost.|This then interprets into lower than road prices and online only offers that can’t be found elsewhere. Place your own name on Aaron Rodgers or Brian Urlacher’s jersey to show your satisfaction.|Proactol tends to make about 3025 of the body fat you consume indigestible. It is following all the significant supply of income for the greatest lookup engines these days. L Make use of the very best PPC advertisement companies.|The way that team performed was what the city kind of required at the time.” Tranter stated. Aspis Forte is available at extremely reduced price. At the NFL Store you can browse by group, or by class for just what you’re searching for.|It is not great to restrict your self to one kind of footwear. In other phrases, the stores would instead not have your company. These days, it is really possible to purchase footwear on-line.

    https://www.ioffer.com/i/shop-heels-online-for-womens-cheap-ladies-fashion-pumps-637929777

  36. tham xop gia re disse:

    Aw, this was a really nice post. In idea I want to put in writing like this moreover – taking time and actual effort to make a very good article… but what can I say… I procrastinate alot and on no account seem to get something done.
    tham xop gia re https://thamxop.com

Por favor, sinta-se livre para comentar

* campos obrigatórios

Assuntos mais buscados

Administração de recursos humanos Administração do tempo Atendimento ao cliente Capital de giro Comércio eletrônico Comércio eletrônico para micro e pequens empresas Crédito Custos Empreendedor individual Empreendedorismo Estratégia Faturamento Finanças Franquia Gestão de estoques Gestão de pessoas Gestão do conhecimento Gestão empresarial Informática Inovação Internet Legislação trabalhista Lucro Mão de obra Marketing Meio ambiente e sustentabilidade Mercado Negociação Pesquisa de mercado Planejamento Plano de negócios Podcast Precificação Produtividade Propaganda Publicidade Qualidade Responsabilidade Social Tecnologia Tendência Tratamento tributário Tributos Vídeo Varejo Vendas