Artigo escrito

  • em 26.10.2009
  • às 11:36 AM
  • por sebraerj

Como elaborar um plano de negócio 13

out26

Um roteiro precioso para você planejar a sua empresa e criar documento vivo que descreve os objetivos de um negócio

O plano de negócio é o melhor instrumento para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor. Desenvolver o seu é um sinal de maturidade e planejamento – através de seu plano de negócio quem quer iniciar uma empresa tem mais segurança para alcançar o êxito e também ampliar ou promover inovações.

Baixe aqui o arquivo completo, no formato pdf. Imprima e use! Como elaborar um plano de negócio

Assim como para construir uma casa, organizar uma festa, viajar para o campo ou para o litoral é necessário fazer um cuidadoso planejamento.

Ou seja, a casa, a festa e a viagem não vão se realizar apenas porque você assim deseja, mesmo que seja um desejo ardoroso. Idéias assim nascem em nossos corações, porém, para que elas se tornem realidade, é preciso construí-las passo a passo.

Para que uma viagem aconteça, é necessário escolher o local a ser visitado, decidir o tempo da viagem, quanto dinheiro levar, comprar passagens, reservar hotel, arrumar as malas, entre tantas outras coisas. Se, para uma simples viagem, precisamos fazer tudo isso, imagine quando queremos abrir um negócio. E empreender, muitas vezes, é uma viagem para um lugar desconhecido.

Para você organizar suas idéias é que foi criado o plano de negócio. Nesta viagem ao mundo dos empreendedores, ele será o seu mapa de percurso.

O plano irá orientá-lo na busca de informações detalhadas sobre o seu ramo, os produtos e serviços que irá oferecer, seus clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua idéia e na gestão da empresa.

Ao final, seu plano irá ajudá-lo a responder a seguinte pergunta: “Vale a pena abrir, manter ou ampliar o meu negócio?”.

Lembre-se de que a preparação de um plano de negócio é um grande desafio, pois exige persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho duro e muita criatividade.

Boa sorte, ou melhor dizendo, bom trabalho! E tenha claro que começar já é a metade de toda a ação. Sucesso!

Baixe aqui o arquivo completo, no formato pdf. Imprima e use! Como elaborar um plano de negócio.

Lembre-se também que tudo fica mais fácil se você fizer antes os cursos Aprender a Empreender e IPGN. Saiba mais: Cursos gratuitos pela internet orientam empresários.
_________________________________________

Fonte: Sebrae Nacional

Acompanhe os comentários via RSS

Existem 13 comentários para este assunto

  1. Jerry Santana. disse:

    “Começamos uma empresa prestadora de Serviço, Limpeza e Conservação, além de mão de obra especializada. Temos aproximadamente 6 meses de existência e tenho trabalhado intensamente enviando e-mails oferecendo nossos serviços a empresas particulares sem obter grandes êxitos. Quando idealizamos essa prestadora de serviços terceirizados, acreditavamos que pudéssemos vender nossos serviços através de pregões eletrônicos, concorrências pública, grande tem sido as barreiras, tanto na área burocrática quanto na falta de conhecimentos técnicos, não temos como contratar pois os recursos estão escassos, tenho carregado uma grande frustração comigo. Lendo essa matéria, descobrir a como se faz necessário uma elaboração de um plano de negócios quando se vai inciar um segmento, só lamento não ter lido este conteúdo antes, mas vou tentar aprender um pouco mais sobre esse tema, quem sabe não consigo ainda, ter algumas alegrias futuras. “

  2. Nilton Lima disse:

    Gostei muito deste material, toda ajuda é sempre boa, porém esta é excelente. Continue a ajudando. Uma sugestão! aplicação digital na prospecção de clientes.
    Abs

  3. Nizete Lemos de Paula Barros disse:

    Orientação para inciar minha empresade Prestação de Serviço em Aluguel de Plantas Naturais e Paisagismo para Banacos, Eventos, Feiras e Desfiles e etc., onde 1 vez por mes trocam as plantas nos contratos mensais.
    Faço vária visitas as empresas e contatos com responsáveis de eventos só tem promessas.
    O que fazer? E o que investir para que a empresa começa a funcionar com sucesso?
    Gostaria também de participar de comcorrência públicas e pregões eletrônicos.

  4. Jorge Luiz dos Santos Maia disse:

    Prezados,
    Lendos os comentarios dos nossos amigos empreendedores, Luzinete e Jerry, pude observar o desconhecimento da Lei 8666, a chamada Lei das Licitações, que rege exatamente o que falta aos nossos amigos, o conhecimento de como alcançar a entrada de seus negócios no serviço pùblico. Está é minha sugestão e, busquem conhecer os seus concorrentes e aprender com eles, “é errando que se aprende” (dizia minha avó). Boa sorte em seus negócios.

  5. Fátima Tavares disse:

    Olá Senhores Organizadores,
    São supe-úteis todos os artigos, porém este é de importância vital para os empreendedores que infelizmente iniciam seus projetos sem uma base solida de conhecimentos. Parabéns, vou utilizá-lo
    em sala de aula. Abraços obrigada Pelo Espaço
    Profª Fátima Tavares RJ

  6. Marcos da Silva disse:

    Sem duvidas uma maravilhosa ferramenta, o SEBRAE, está mais uma vês de parabêns; só lamento não ter neste momento conseguido baixar o aquivo completo, mas vou tentar novamente outro dia, obrigado a todos.

  7. marcia disse:

    Se alguém conseguiu baixar o programa me avise, é a terceira vez que tento e nada! Tomara que valha a pena!

  8. Giuseppe M. Stephan disse:

    Onde posso conseguir o arquivo já impresso ?
    Onde posso fazer os cursos gratuitos pela internet que orientam empresários ?

  9. Gabriela disse:

    Como faço para fazer os cursos gratuitos pela internet?

  10. JORGINA DOS SANTOS disse:

    Olá?

    Adorei o comentário sobre planejamento, estou tentando fazer
    isso, mais quero a orientação do sebrae/RJ para eu poder fazer
    um plamejamento certo. Como foi comentado “será que após o
    planejamento do sebrae vou continuar pensando que quero abrir
    o negócio dos meus sonhos?” Quero sim já pesquisei e quero reali-
    zar o meu sonho, mais vou precisar da ajuda do sebrae. Não quero ser mais um no mercado de trabalho, não quero ser mais
    um na multidão. Quero ser dona do meu negócio.
    Obrigada pela o espaço que vcs nos dão para os nossos comentários. Um abração

  11. leonardo de andrade disse:

    Boa noite! Gostaria de obter maiores informações sobre a nova lei do empreendedor individual ,para o meu caso uma lanchonete desde já obrigado pela atenção e um forte abraço!

  12. paulo marino disse:

    Não consegui abrir o arquivo e necessito deste material orientativo
    para iniciar um trabalho na faculdade.

  13. sebraerj disse:

    Olá Paulo. O material no formado PDF. Vc vai precisar do programa Adobe Reader ( disponível gratuitamente na internet )

Por favor, sinta-se livre para comentar

* campos obrigatórios

Assuntos mais buscados

Administração de recursos humanos Administração do tempo Atendimento ao cliente Capital de giro Comércio eletrônico Comércio eletrônico para micro e pequens empresas Crédito Custos Empreendedor individual Empreendedorismo Estratégia Faturamento Finanças Franquia Gestão de estoques Gestão de pessoas Gestão do conhecimento Gestão empresarial Informática Inovação Internet Legislação trabalhista Lucro Mão de obra Marketing Meio ambiente e sustentabilidade Mercado Negociação Pesquisa de mercado Planejamento Plano de negócios Podcast Precificação Produtividade Propaganda Publicidade Qualidade Responsabilidade Social Tecnologia Tendência Tratamento tributário Tributos Vídeo Varejo Vendas