Artigo escrito

  • em 25.11.2009
  • às 08:55 AM
  • por sebraerj

Como controlar o meu estoque? 556

nov25

A empresa que tem necessidade de fazer estoque para poder realizar melhor as suas vendas deve ter a atenção redobrada, no mínimo em relação a dois fatores:
• Não podem faltar produtos.
• Não podem sobrar produtos em demasia.

Essa é a essência dos estoques nas empresas: o suprimento da quantidade de produtos que o mercado, entenda-se cliente, deseja adquirir de imediato.

Portanto, é mais eficiente, ter a quantidade ideal da demanda, quando se tem planejamento, ou seja, quando o empresário estabelece as seguintes metas:
• Previsão de vendas para os vários períodos do ano.
• Previsão de compras necessárias para atender as expectativas de vendas.
• Previsão do estoque mínimo – que estará representando o estoque de segurança – e que leva em consideração, entre outras questões, o tempo que a empresa tem que esperar para receber as compras realizadas e quando é o caso, também o tempo de produção.

O planejamento de vendas e de compras, também deve indicar as ações de venda que devem ser implementadas para garantirem que o que foi
previsto de fato aconteça. Não dá para planejar e apenas ficar esperando acontecer.

Faça acontecer o que foi planejado. Tenha o que foi planejado como um desafio de vendas a ser conquistado por todos na empresa, inclusive se lembrar de pensar nas ações que contribuam ainda mais para a venda de tudo o que é adquirido, como promoções de vendas, por exemplo.

Antes mesmo de terminar o período correspondente ao planejamento, seja, um mês, um trimestre, etc., acompanhe como as vendas estão se comportando e que outros fatores podem estar influenciando. Não deixe para pensar no problema somente após a sua ocorrência, e se está se percebendo o risco de sobrar em estoque mais do que o previsto, é preciso agir com antecedência e promover estratégias que ao menos minimizem o problema, ou seja, diminuam as sobras excessivas de estoque.

Entende-se por excessiva toda a quantidade que ultrapassar o volume mínimo de estoque.

Vale o esforço para efetivar os controles de estoque, pois isto estará contribuindo para que os lucros gerados nas vendas não fiquem por muito tempo retidos e desvalorizados nos estoques.
____________________________________
Texto extraído do manual Gestão da Micro e Pequena Empresa. Uma publicação do Sebrae/SP em parceria com a Casa do Contabilista de Ribeirão Preto.
Este texto é de responsabilidade do seu autor não refletindo, necessariamente, a opinião do Sebrae/RJ

Acompanhe os comentários via RSS

Existem 556 comentários para este assunto

  1. Basil Rivera disse:

    What i do not realize is actually how you’re not really much more well-liked than you may be now. You are very intelligent. You realize thus considerably relating to this subject, produced me personally consider it from so many varied angles. Its like men and women aren’t fascinated unless it is one thing to do with Lady gaga! Your own stuffs excellent. Always maintain it up!

  2. the e-factor diet review disse:

    Right now it appears like Drupal is the preferred blogging platform out there right now. (from what I’ve read) Is that what you’re using on your blog?|
    the e-factor diet review https://vimeo.com/127108054

  3. prescription drugs without a doctor disse:

    Overall Communication Around this output

  4. Jamey Klun disse:

    Thank you for the auspicious writeup. It in truth was a enjoyment account it. Look complicated to far introduced agreeable from you! By the way, how could we communicate?

  5. tadalafil disse:

    Sweeping Par‘nesis There tadalafil 20 mg

  6. sildenafil without a prescription disse:

    Overall Information Around this output

Por favor, sinta-se livre para comentar

* campos obrigatórios

Assuntos mais buscados

Administração de recursos humanos Administração do tempo Atendimento ao cliente Capital de giro Comércio eletrônico Comércio eletrônico para micro e pequens empresas Crédito Custos Empreendedor individual Empreendedorismo Estratégia Faturamento Finanças Franquia Gestão de estoques Gestão de pessoas Gestão do conhecimento Gestão empresarial Informática Inovação Internet Legislação trabalhista Lucro Mão de obra Marketing Meio ambiente e sustentabilidade Mercado Negociação Pesquisa de mercado Planejamento Plano de negócios Podcast Precificação Produtividade Propaganda Publicidade Qualidade Responsabilidade Social Tecnologia Tendência Tratamento tributário Tributos Vídeo Varejo Vendas