Artigo escrito

  • em 09.11.2009
  • às 05:27 PM
  • por sebraerj

Cálculo do preço de venda 260

nov9

Seja por aversão aos números, seja pelo temor da matemática ou por falta de métodos, mais uma vez comprovo a dificuldade dos empresários com a formação de preços de seus produtos ou serviços e com os controles de custos. Tanto aqui no “Ágil + Frágil” como em minhas palestras, há muita manifestação de dúvidas. Na palestra que ministrei esta semana para um grupo grande de empresários tive que explicar casos específicos levantados pelos presentes. Por isso, apresento um método geral, entre muitos, mas que pode ajudar a todos que ainda demonstram insegurança e dúvidas na formação de seus preços. Mas para não ser muito extenso nas explicações, solicito aos leitores que consultem outros artigos deste tema aqui no blog, para completar os conceitos.

Parte 1: Custos e Despesas.

Os Custos Variáveis (custo direto do produto + as despesas comerciais) podem e devem ser apurados para cada produto e para cada serviço. Veja explicações em outros artigos neste blog. Mas, as Despesas Fixas só podem ser apuradas ou estimadas para toda a empresa e em um período de tempo, por exemplo, em um mês. Desse fato resulta a questão: quanto de Despesa Fixa pode ser colocado em cada produto ou serviço? Um método geral que proponho é pelo caminho do rateio, não é único, mas muito válido.

Divida o valor das Despesas Fixas mensais ( melhor se for média mensal de 12 meses), pelo total mensal das vendas (estimativa ou valor real). Multiplique o resultado por 100. Pronto, o resultado será a relação percentual das Despesas Fixas com as vendas mensais. Insto é: o quanto que cada real (R$) das vendas contribui ou precisa contribuir para cobrir as Despesas Fixas.

Exemplo: Despesas Fixas = R$12.000,00, Vendas = R$60.000,00. Portanto 12.000,00 / 60.000,00 x 100 = 20%

Parte 2: Margem de Lucro

Toda empresa deve definir quanto de margem deseja ou precisa ter na venda de cada produto ou serviço para valer a pena manter o negócio. Não significa que conseguirá. Mas também pode ser que consiga mais. Mas é necessário definir a margem mínima com a qual valha a pena manter o negócio. Suponhamos 10%.

Parte 3: O cálculo.

Para o cálculo, devemos exemplificar um produto:

Produto “A”:

Custo de aquisição (custo direto) = R$10,00 a unidade;

Despesas comerciais: Imposto SIMPLES Nacional: 8,28%

Rateio de Despesas Fixas: 20%

Margem de Lucro desejada: 10%

A soma de tudo resultará no Preço de Venda Mínimo aceitável. Preço de Venda Mínimo aceitável = 10 + 8,28% + 20% + 10%.

Como realizar esta soma? Melhor é transformar em equação. Considere que o preço de venda (PV) corresponda a 100% do que queremos encontrar.

100%PV = 10 + 8,28%PV + 20%PV + 10%PV;

100%PV = 10 + 38,28%PV;

100%PV – 38,28%PV = 10; Então: 61,72%PV = 10;

PV= 10 / 61,72% ou PV= 10 / 0,6172;

Portanto PV= 16,20.

Conclusão: Cada unidade do produto “A” deve ser vendida por um preço não inferior a R$16,20. Mas confira em outros artigos e discussões aqui no “Ágil + Frágil” aspectos importantes sobre custos e preços de venda.
________________________________
Antonio Carlos de Matos é administrador de empresas, professor, palestrante e consultor em gestão empresarial. Visite o site do autor em http://acdematos.wordpress.com/

Este texto é de responsabilidade do seu autor não refletindo, necessariamente, a opinião do Sebrae/RJ

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Existem 260 comentários para este assunto

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  2. Filipe disse:

    Bom dia

    No caso do calculo do preço do serviço.

    Tendo em conta que o serviço não tem um custo de aquisição para a empresa, teria que fazer a média de custos fixos e custos variáveis somando-as e esse valor corresponderia ao custo direto.

    Certo?

    Cumprimentos

    Filipe

  3. Walkiria disse:

    Quero vender balas tipo fino e marshmallow. .pirulitos e outras guloseimas..como faço pra calcular o preço de venda de cada produto.? Sendo q as balas tipo fini e os marshmallow são mais caros.

  4. Walkiria disse:

    Quero vender balas tipo fini e marshmallow. .pirulitos e outras guloseimas..como faço pra calcular o preço de venda de cada produto.? Sendo q as balas tipo fini e os marshmallow são mais caros.

  5. Julio disse:

    Então eu devo colocar 38,28 por cento no preço final? É isso mesmo?

  6. Erica disse:

    Ola boa noite
    Tenho um hortifruti,nos fazemos da seguinte maneira
    Comoramos tal produto e colocamos uma margem de 60% em cima
    Esta errado isso?

  7. Erica disse:

    Eu faço assim
    Comprei uma caixa de banana de 20 kg por 20,00
    Entao cada kilo da banana sai a 1,00
    Entao jogo uma margem de 100%
    Vendo o kilo a 1,99
    Ta errado?

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