Artigo escrito

  • em 09.11.2009
  • às 05:27 PM
  • por sebraerj

Cálculo do preço de venda 111

nov9

Seja por aversão aos números, seja pelo temor da matemática ou por falta de métodos, mais uma vez comprovo a dificuldade dos empresários com a formação de preços de seus produtos ou serviços e com os controles de custos. Tanto aqui no “Ágil + Frágil” como em minhas palestras, há muita manifestação de dúvidas. Na palestra que ministrei esta semana para um grupo grande de empresários tive que explicar casos específicos levantados pelos presentes. Por isso, apresento um método geral, entre muitos, mas que pode ajudar a todos que ainda demonstram insegurança e dúvidas na formação de seus preços. Mas para não ser muito extenso nas explicações, solicito aos leitores que consultem outros artigos deste tema aqui no blog, para completar os conceitos.

Parte 1: Custos e Despesas.

Os Custos Variáveis (custo direto do produto + as despesas comerciais) podem e devem ser apurados para cada produto e para cada serviço. Veja explicações em outros artigos neste blog. Mas, as Despesas Fixas só podem ser apuradas ou estimadas para toda a empresa e em um período de tempo, por exemplo, em um mês. Desse fato resulta a questão: quanto de Despesa Fixa pode ser colocado em cada produto ou serviço? Um método geral que proponho é pelo caminho do rateio, não é único, mas muito válido.

Divida o valor das Despesas Fixas mensais ( melhor se for média mensal de 12 meses), pelo total mensal das vendas (estimativa ou valor real). Multiplique o resultado por 100. Pronto, o resultado será a relação percentual das Despesas Fixas com as vendas mensais. Insto é: o quanto que cada real (R$) das vendas contribui ou precisa contribuir para cobrir as Despesas Fixas.

Exemplo: Despesas Fixas = R$12.000,00, Vendas = R$60.000,00. Portanto 12.000,00 / 60.000,00 x 100 = 20%

Parte 2: Margem de Lucro

Toda empresa deve definir quanto de margem deseja ou precisa ter na venda de cada produto ou serviço para valer a pena manter o negócio. Não significa que conseguirá. Mas também pode ser que consiga mais. Mas é necessário definir a margem mínima com a qual valha a pena manter o negócio. Suponhamos 10%.

Parte 3: O cálculo.

Para o cálculo, devemos exemplificar um produto:

Produto “A”:

Custo de aquisição (custo direto) = R$10,00 a unidade;

Despesas comerciais: Imposto SIMPLES Nacional: 8,28%

Rateio de Despesas Fixas: 20%

Margem de Lucro desejada: 10%

A soma de tudo resultará no Preço de Venda Mínimo aceitável. Preço de Venda Mínimo aceitável = 10 + 8,28% + 20% + 10%.

Como realizar esta soma? Melhor é transformar em equação. Considere que o preço de venda (PV) corresponda a 100% do que queremos encontrar.

100%PV = 10 + 8,28%PV + 20%PV + 10%PV;

100%PV = 10 + 38,28%PV;

100%PV – 38,28%PV = 10; Então: 61,72%PV = 10;

PV= 10 / 61,72% ou PV= 10 / 0,6172;

Portanto PV= 16,20.

Conclusão: Cada unidade do produto “A” deve ser vendida por um preço não inferior a R$16,20. Mas confira em outros artigos e discussões aqui no “Ágil + Frágil” aspectos importantes sobre custos e preços de venda.
________________________________
Antonio Carlos de Matos é administrador de empresas, professor, palestrante e consultor em gestão empresarial. Visite o site do autor em http://acdematos.wordpress.com/

Este texto é de responsabilidade do seu autor não refletindo, necessariamente, a opinião do Sebrae/RJ

Acompanhe os comentários via RSS

Existem 111 comentários para este assunto

  1. find coupons disse:

    Extremely interesting and applicable information. I accept you on this subject matter.

  2. rute disse:

    adorei mais tem um problema nao entendo muito de equação mais da pra ir levando

  3. Utilizing Search Engines Through Seo Manipulation

  4. Illa Bonnel disse:

    I would like to show my appreciation to the writer just for rescuing me from such a matter. Right after browsing through the online world and getting tricks which are not powerful, I believed my entire life was done. Being alive devoid of the approaches to the difficulties you have resolved through your good article content is a critical case, as well as ones that might have in a wrong way damaged my entire career if I had not noticed your blog. Your own expertise and kindness in maneuvering every aspect was invaluable. I’m not sure what I would have done if I hadn’t discovered such a step like this. I am able to now relish my future. Thanks for your time very much for your expert and results-oriented guide. I won’t be reluctant to recommend the sites to any person who would like care about this area.

  5. A powerful share, I just given this onto a colleague who was performing a bit evaluation on this. And he actually bought me breakfast as a result of I discovered it for him.. smile. So let me reword that: Thnx for the deal with! Nevertheless yeah Thnkx for spending the time to debate this, I genuinely feel strongly about it and love reading a lot more on this subject. If potential, as you turn out to be expertise, would you thoughts updating your blog with more particulars? It’s highly helpful for me. Huge thumb up for this weblog put up!

  6. I’ve recently started a website, the information you offer on this web site has helped me tremendously. Thanks for all of your time & work. “Marriage love, honor, and negotiate.” by Joe Moore.

  7. Loving the info on this internet web site , you have done outstanding job on the articles .

  8. you got a very excellent website, Sword lily I identified it through yahoo.

  9. I likewise conceive thus, perfectly written post! .

Por favor, sinta-se livre para comentar

* campos obrigatórios

Assuntos mais buscados

Administração de recursos humanos Administração do tempo Atendimento ao cliente Capital de giro Comércio eletrônico Comércio eletrônico para micro e pequens empresas Crédito Custos Empreendedor individual Empreendedorismo Estratégia Faturamento Finanças Franquia Gestão de estoques Gestão de pessoas Gestão do conhecimento Gestão empresarial Informática Inovação Internet Legislação trabalhista Lucro Mão de obra Marketing Meio ambiente e sustentabilidade Mercado Negociação Pesquisa de mercado Planejamento Plano de negócios Podcast Precificação Produtividade Propaganda Publicidade Qualidade Responsabilidade Social Tecnologia Tendência Tratamento tributário Tributos Vídeo Varejo Vendas