Artigo escrito

  • em 05.04.2013
  • às 09:46 AM
  • por sebraerj

Atendimento otimizado se conquista com gente excelente 44

abr5

É inegável que a evolução dos recursos tecnológicos tem facilitado enormemente a prestação de serviços e o atendimento ao cliente. Porém, há muita gente imaginando que pode resolver o problema do atendimento falho com os muitos recursos tecnológicos e operacionais disponíveis no mercado.

Muitas vezes, a empresa imagina que investir, por exemplo, em contact center, central de digital de telefonia e softwares de apoio, será a solução definitiva para todos os problemas de baixa qualidade do atendimento da organização.

Daí, assim que o investimento é realizado, há grande motivação, e todos os visitantes VIPs, serão convidados a conhecer o novo setor, motivo de orgulho da organização. Até ai nada de errado, o problema é que o tempo passa e alguns meses apos a inauguração, os problemas continuam os mesmos e, não raro, é preciso “maquiar” as apresentações para justificar os esforços e investimentos realizados.

Não que investir não seja necessário, muito ao contrário. Sem investimento adequado a empresa perde competitividade. O problema é que a parte tecnológica por mais encantadora e inovadora que seja, não deve garantir, por si só, bons resultados. O que fará a diferença para o sucesso do atendimento ótimo, será a operacionalização otimizada dos recursos tecnológicos. Em outras palavras, os investimentos nas pessoas, são tão ou mais necessárias do que os aplicados em softwares e computadores de última geração.

Um fato quase sempre menosprezado pela liderança, é que ao comprar, por exemplo, uma central de telefonia de ponta, é razoável supor que ela durará por muito tempo sem precisar de manutenção. Já os recursos humanos, necessitam de manutenção diária, pelos 365 dias no ano. Caso você não tenha o perfil de treinar pessoas, estipular metas, premiar o bom desempenho e acompanhar diariamente os resultados, é melhor pensar bem, antes de investir o seu dinheiro em projetos com viés tecnológico.

Evaldo Costa, escritor, consultor, conferencista e professor

O fato é que você não tem opção de ignorar a prestação otimizada de serviços e atendimento. Até porque você deve ter concorrentes, e eles sabem que a razão do seu negócios são os clientes, e portanto é preciso cuidar muito bem deles. Logo, há pelo menos sete razões para você se preocupar em ter desempenho excelente nos indicadores de atendimento ao cliente, são eles:

1 – A satisfação do consumidor é amplamente monitorada – Atualmente, as empresas monitoram muito mais o atendimento do que no passado. Portanto, se você não fizer o seu dever de casa neste quesito, correrá sério risco de perder mercado, pois as possibilidades do seu concorrente estar atuando com maestria junto aos cliente não devem ser ignoradas;

2 – O consumidor se tornou mais consciente e exigente – Suponha que você tenha um aparelho de celular moderno, do tipo iphone. Imagino que se você perde-lo dificilmente irá adquirir um modelo tradicional e inferior para substitui-lo, não é mesmo? Portanto, depois de ter experimentado um atendimento melhor, mesmo que em outro setor, país ou concorrente, o consumidor não admitirá reduzir o seu nível de expectativa, Daí, para mante-lo só lhe restará uma alternativa: atender e superar as suas expectativas, e para faze-lo, você terá que trabalhar duro, de forma inteligente e direcionada;

3 – O mundo está conectado – A velocidade da informação é gigantesca. A pessoa que usa computador, mídias sociais, equipamento de celular ente outros apetrechos não tem paciência para ficar ouvindo um atendente despreparado. Ele vai em busca de outras alternativas e sairá detonando você;

4 – Mídias sociais – Mais um canal poderoso de monitoramento a disposição dos consumidores. Quem não estiver bem preparado para vender produtos e serviços de qualidade terá muitos problemas, pois o consumidor poderá falar com muita gente na velocidade do click do mause. Agora o boca-a-boca alcança milhares de pessoas com um único click.

5 – Órgãos reguladores – Os órgãos de defesa do consumidor e as ONGs que oferecem serviços de apoio ao cliente, estão conectados a quase todo tipo de tecnologia online. Logo eles tem muito mais facilidade para monitorar e organizar provas contra você;

6 – Monitoramento dos índices de satisfação – Boa parte das organizações, a exemplo das empresas franqueadoras e até órgãos reguladores estão remunerando (ou punindo) a partir dos indicadores de atendimento. Logo você precisa desenvolver a consciência de que não se controla índices baixos de satisfação ou reclamações, se evita.

7 – Você ainda pode fazer a diferença – Finalmente, uma notícia formidável: você ainda pode fazer a diferença e garantir o sucesso seu e da organização para a qual você trabalha. Mas, não pense que fará isso apenas com boas intenções. Você precisa investir tempo e dinheiro no seu aprimoramento profissional. Você precisa aprende e aplicar rapidamente o conhecimento absorvido, pois nos dias atuais, não basta dominar o saber, é preciso agir e ser mais rápido e eficaz do que os concorrentes.

Pense nisso e ótimo dia,
______________________
Sobre o autor: Evaldo Costa é diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil. Escritor, consultor, conferencista e professor. Visite o site do autor em www.evaldocosta.com

Este texto é de responsabilidade do seu autor não refletindo, necessariamente, a opinião do editor deste blog

Acompanhe os comentários via RSS

Existem 44 comentários para este assunto

  1. [...] assim que o investimento é realizado, há grande motivação, e todos os visitantes VIPs, serão convidados a conhecer o [...]

  2. cicero disse:

    olha muito bom mesmo , segunda feira dia 09/09/2013
    vou ter uma reuniao com minha equipe de trabalho e com meu chefe.

  3. GERALDO DOS SANTOS disse:

    COMO DIVERSIFICAR A OFERTA DE PRODUTOS NA MINHA ÁREA COMO ALTERNATIVA DE ESQUADRIAS DE ALUMINIO COM VIDRO COMUM?.

  4. Schroepfer disse:

    Do you have any video of that? I’d love to find out more details.

    http://0755600910/

  5. Juliana Candido de Jesus disse:

    SOU ESTUDANTE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E PROCURO UMA EMPRESA PARA SERVIR DE TEMA PARA MEU TRABALHO DE GRADUAÇÃO. O MEU ESTUDO SERÁ VOLTADO PARA A OTIMIZAÇÃO DA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO, FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES, MELHORIA DE PROCESSOS PRODUTIVOS, LOGÍSTICA ENTRE OUTROS ASPECTOS QUE POSSAM ELEVAR A QUALIDADE DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E AUMENTAR A PRODUTIVIDADE NA EMPRESA.

    OU SEJA, CASO A SUA EMPRESA ESTEJA PASSANDO POR PROBLEMAS NA ÁREA DE GESTÃO/LOGÍSTICA FICAREI MUITO FELIZ EM ESTUDÁ-LA E AJUDÁ-LOS A SOLUCIONAR TAIS DIFICULDADES, UTILIZANDO CONHECIMENTOS DE ENGENHARIA E LOGÍSTICA.

    ACEITO REALIZAR ESSE TRABALHO COM QUALQUER EMPRESA DA ZONA NORTE (OU PRÓXIMO) DE SÃO PAULO, QUE SEJA DE PEQUENO A MÉDIO PORTE. SE ALGUMA EMPRESA TIVER INTERESSE EM REALIZAR ESSA PARCERIA COMIGO, SEGUE AS SEGUINTES INFORMAÇÕES:

    EMAIL PARA CONTATO: JULIANACJ95@HOTMAIL.COM
    DATA PARA ENTRAR EM CONTATO: ATÉ O DIA 13/03

    OBRIGADA, FICAREI NO AGUARDO.

  6. full article disse:

    I simply want to mention I am newbie to blogging and definitely liked your blog. Probably I’m planning to bookmark your site . You amazingly come with outstanding posts. Regards for sharing with us your blog site.

  7. Informative and precise

    Its hard to find informative and accurate information but here I noted

  8. e reputation disse:

    News info

    I was reading the news and I saw this really cool topic

  9. Great – I should definitely pronounce, impressed with your website. I had no trouble navigating through all tabs as well as related information ended up being truly simple to do to access. I recently found what I hoped for before you know it at all. Quite unusual. Is likely to appreciate it for those who add forums or something, website theme . a tones way for your client to communicate. Nice task.

  10. cboplay.com disse:

    Have you ever thought about creating an e-book or guest authoring on other blogs? I have a blog centered on the same information you discuss and would really like to have you share some stories/information. I know my readers would enjoy your work. If you’re even remotely interested, feel free to send me an email.

  11. Paginas web disse:

    Wikia

    Wika linked to this website

  12. Sibyl Canupp disse:

    (supersamy) telewizyjny wstyd wytykanych baczko

    http://adssol.ro/index.php?option=com_k2&view=itemlist&task=user&id=128530

  13. Lanny Montz disse:

    As soon as I found this site I went on reddit to share some of the love with them.

  14. Lloyd Jowers disse:

    doder, maxa cementownie. sekretarz. (liczące

    http://bones.webcam/too-much-weight-loss-vyvanse/

  15. mr.x disse:

    http://619poker.com
    Excellent post, I agree with you 100%! I’m always scouring the Internet for new information and learning whatever I can, and in doing so I sometimes leave comments on blogs. I don’t do it for SEO purposes necessarily, but to learn new things.

  16. mr.x disse:

    http://klikfifa.com
    I’m impressed, I must say. Very rarely do I come across a blog that’s both informative and entertaining, and let me tell you, you’ve hit the nail on the head. Your blog is important; the issue is something that not enough people are talking intelligently about.

  17. mr.x disse:

    http://dewa-sbobet.org
    must say that overall I am really impressed with this blog. It is easy to see that you are passionate about your writing. If only I had your writing ability I look forward to more updates and will be returning.

  18. mr.x disse:

    http://indosbo.net
    This is a nice and informative, containing all information and also has a great impact on the new technology. Thanks for sharing it

  19. mr.x disse:

    http://team-honoka.com
    You should write about the model/version on the blog. You can expose it’s perfect. Your blog examination should widen your readership.I am really grateful for your blog post. I find a lot of approaches after visiting your post. Great work..looking for affordable and trusted hosting?come and visit

  20. Donella Bengston disse:

    Great internet site! It looks really good! Sustain the excellent job!

    http://www.rohitab.com/discuss/user/41367-winniec568/

  21. Thank you pertaining to sharing that excellent written content on your internet site. I ran into it on google. I’m going to check back once again once you publish a lot a lot more aricles.

  22. I admire the beneficial facts you offer inside your articles. I will bookmark your weblog and also have my children verify up here often. I’m extremely certain they’ll learn a lot of new items correct here than anybody else!

  23. Discretion is the better part of valour.

  24. Appreciate it for helping out, great info .

  25. fiverr crork disse:

    WFEIrN Wow, great article post.Thanks Again. Cool.

  26. crorkservice fiverr disse:

    kOar38 pretty useful stuff, overall I consider this is worthy of a bookmark, thanks

  27. Yahoo results

    While searching Yahoo I found this page in the results and I didn’t think it fit

  28. Bebe disse:

    Ole1 Ellen, quero falar para vocea que este curso que vc tem interesse je1 este1 aotncecendo, e e9 maravilhoso, pois je1 aprendi tanto que estou maravilhada com tanta descobertas que fiz.

  29. gry online disse:

    Hey, you used to write fantastic, but the last few posts have been kinda boring… I miss your super writings. Past several posts are just a little bit out of track! come on!

  30. cocoservice on fiverr disse:

    2tA1H8 sarko carla divorce divorce par consentement mutuelle

  31. I’ve been browsing online more than 3 hours today, yet I never found any interesting article like yours. It’s pretty worth enough for me. In my view, if all website owners and bloggers made good content as you did, the internet will be much more useful than ever before.

  32. cuck your mom disse:

    Wj5XJe Website We Recommend You completed several nice points there. I did a search on the matter and found most people will have the same opinion with your blog.

  33. DC disse:

    I got what you intend, appreciate it for posting .Woh I am delighted to find this website through google. “It is a very hard undertaking to seek to please everybody.” by Publilius Syrus.

  34. New Zealand disse:

    Just Browsing

    While I was surfing yesterday I noticed a excellent article about

  35. private tours disse:

    Tumblr article

    I saw a writer writing about this on Tumblr and it linked to

  36. free pron online disse:

    noCb3b to your post that you just made a few days ago? Any certain?

  37. Moneda disse:

    Excellent article. Glad I found it!

    Best regards,
    https://moneda.dk

  38. Sherman Suares disse:

    I was suggested this website by my cousin. I’m not sure whether this post is written by him as nobody else know such detailed about my trouble. You’re amazing! Thanks!

    http://ultrasarnhem.nl/small/16wya

  39. this sheat disse:

    d6ywWy Looking forward to reading more. Great post.Thanks Again. Awesome.

  40. Echt tolle Seite. Rubbish bin eigentlich nur per Zufall hier gelandet, aber ich bin jetzt schon complete von der tremendous Seite beeindruckt. Gratuliere dazu!! Viel Erfolg noch durch der sehr guten Home-page mein Freund.

  41. really good post, i undoubtedly enjoy this site, keep on it

Por favor, sinta-se livre para comentar

* campos obrigatórios

Assuntos mais buscados

Administração de recursos humanos Administração do tempo Atendimento ao cliente Capital de giro Comércio eletrônico Comércio eletrônico para micro e pequens empresas Crédito Custos Empreendedor individual Empreendedorismo Estratégia Faturamento Finanças Franquia Gestão de estoques Gestão de pessoas Gestão do conhecimento Gestão empresarial Informática Inovação Internet Legislação trabalhista Lucro Mão de obra Marketing Meio ambiente e sustentabilidade Mercado Negociação Pesquisa de mercado Planejamento Plano de negócios Podcast Precificação Produtividade Propaganda Publicidade Qualidade Responsabilidade Social Tecnologia Tendência Tratamento tributário Tributos Vídeo Varejo Vendas