Artigo escrito

  • em 08.12.2008
  • às 11:40 AM
  • por sebraerj

Agregar valor. Mas como? 43

dez8

Quantas vezes já ouvimos falar que a solução dos problemas ou o caminho para o sucesso das pequenas empresas, independente do setor de atividade, é agregar valor aos produtos e serviços oferecidos ao cliente. O que poucos dizem é que, para agregar valor, são necessários investimentos e uma boa dose de inovação. O mesmo que colocar as idéias em prática, com objetivos claros e fáceis de mensurar.

Agregar valor não é fazer o que todos já fazem e cobrar um pouco menos. Também não é melhorar algo que já é percebido como bom ou ótimo pelo cliente. Muito menos divulgar melhor a empresa. Agregar valor é dar um salto de qualidade em uma ou mais características, do produto ou serviço, que de fato são relevantes para a escolha do consumidor.

 A empresa que pretende diferenciar-se agregando valor precisa, antes de tudo, conhecer o que seus clientes necessitam e mais do que isso, quais são os atributos dos produtos e serviços que de fato são determinantes no processo de compra. Para isso é fundamental conhecer profundamente o cliente, suas vontades, seus hábitos e seus valores. Podem-se partir das necessidades básicas e bastante conhecidas, como rapidez e conveniência, porém dificilmente uma empresa consegue agregar valor sem interagir continuamente com os seus clientes, identificando suas verdadeiras carências e anseios. Somente as empresas, que sabem o que cliente quer e valoriza conseguem direcionar seus esforços e otimizar seus gastos na melhoria da qualidade.

 Mas, não basta conhecer as novas demandas da clientela, se a empresa não possuir o conhecimento ou a tecnologia adequada para inovar. A inovação pode derivar tanto de uma tecnologia inédita como de uma nova forma de organizar e gerir a empresa. O importante é que a inovação seja percebida pelo cliente. Os restaurantes por quilo é um exemplo. Quando sugiram os primeiros, a inovação não estava na refeição ou no modo de produzi-la, mas na maneira como o cliente selecionava o que desejava comer e na forma de pagamento mais justa, proporcional ao volume colocado no prato. Além desses atrativos os restaurantes por quilo também proporcionam um valor básico que é a rapidez.

A empresa deve buscar ganhos de qualidade que os clientes entendam facilmente, que aconteçam de imediato ou num futuro muito próximo, que possam ser divulgados com rapidez e clareza, sem a necessidade de explicações ou cálculos complexos. Inovar não é tornar o produto ligeiramente melhor ou um pouco mais barato, pois isso dificilmente será percebido pela grande maioria dos consumidores.

Agregar valor, portanto, depende tanto de investimentos em pesquisas para detectar as necessidades dos clientes, como no desenvolvimento de tecnologias e formas de administrar mais eficazes. Em outras palavras para agregar valor precisamos ter um olho no cliente e outro na inovação. 

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Este artigo é de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es), não refletindo, necessariamente, o ponto de vista do Sebrae/RJ.
Sobre o autor: Gustavo Carrer I. Azevedo é consultor Orientação Empresarial do SEBRAE/SP

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Existem 43 comentários para este assunto

  1. Jorge Gaullier disse:

    Acho que Agregar valores é Hoje fundamental. Um bom exemplo disso se encontra no site de busca http://www.queroachar.net onde com apenas R$ 1,00 por dia já se coloca seu negocio no mundo da internet, mostrando objetivamente todos os detalhes de seu negócio. E com o dobro desse valor é possivel ter no anuncio um sistema chamado ligue grátis, onde os clientes ligam para o estabelecimento de qualquer parte do País de celular e convencional. Sem duvida isto é agregar valores na Hora de anunciar.

  2. Maria Helena dos Santos disse:

    É bastante interessante essa colocação , mas eu me pergunto e quanto aos valores não táteis, não perceptíveis/ como agregá-los sem parecer suntuoso? Alguém pode me ajudar nesta questão?

  3. roseli disse:

    muito bom ,veio acrescentar bastante um assunto no qual é muito importante para meu trabalho.

  4. JORGE EDUARDO disse:

    Muito interessante o assunto que muda completamente a idéia sobre agregar valor que muitos achavam ser um aumento de preços, vai muito além disso. Aumentamos o preço mas melhoramos os serviços, isso é agregar valor.

  5. LUIZ CARLO MIRANDA DE OLIVEIRA disse:

    Agregar valores, segue em paralelo à personalizar clientes, onde investimos em visitações com objetivo único de conhecer o cliente e atende-lo conforme suas necessidades, buscando retê-lo e até mesmo fideliza-lo.
    Muitos empresários pecam em buscar melhores preços/qualidade, para neutralizar ações das concorrência e não sabem das últimas mudanças de seus clientes.

  6. Fausto Ito disse:

    Acredito que para agregar valor é necessário saber mexer no Mix de Marketing do seu negócio. Fiz um curso sobre o assunto voltado para minha área (Saúde/Odontologia) e a partir disso percebi que o fundamental é manter o foco no cliente, ou seja, encantá-lo. Estou obtendo excelentes resultados em todos os sentidos!!!

  7. Marcionita disse:

    agregar valor e o principal motivo da minha empresa so que agragar valor ecologico,sustentavel è muito dificil muma sociedade espregona(que tem muito e nao dar valor a nada joga fora) no entanto eu provo
    Obrigado
    Marcionita

  8. José Manuel Rocha da Costa disse:

    Muito bom o tema ” agregar valor ” e sobre como manter o foco no cliente sempre ao ajudando-o na compra. Quando se faz essa prática,sublinarmente vc está pesquisando o que este cliente necessita e quais são as mercadorias para determinado público alvo.
    O cliente necessita de ser ” encantado ” pelo seu negócio, tanto é que o lema de nossa loja é exatamente a palavra “encante-se “, estampado tanto na vitrine como em nosso layout externo.
    Muito obrigado, e nos sentimos mais uma vez em lendo este artigo, no caminho certo

  9. Jefferson Bandeira Baptista disse:

    Agregar valor na empresa é algo que deve ser tratado com muito carinho, pois se não for corretamente dimencionada pode ser um tiro no pé.

    Jefferson B. Baptista
    http://www.ackdata.com.br

  10. Thiago Lavor disse:

    Podemos dizer que a cadeia de valor é a espinha dorsal de uma organização, pois seus integrantes precisam estar em contato constante com as demais áreas da empresa. Desde o Marketing (que passa a previsão de vendas), passando pela Produção (que executa o planejamento feito pela cadeia de valor), até a Distribuição (que faz a entrega puxando os produtos dos depósitos de acordo com sua disponibilidade, também planejada pela cadeia de valor).

    http://planodenegocioseureka.blogspot.com

  11. Mauro disse:

    Agregar valor- um tema essencial, uma providência imprescindível. Mas como se fazer isso? É algo realmente difícil e de custo elevado.
    Numa planta industrial de pequenas dimensões, é necessário um grande investimento para agregar valor e crescer. Os comentários já feitos são muito interessantes e colaboram parea a melhor elucidação do assunto.
    Penso que agregar valor passa pela criatividade, quando não se dispõe de recursos financeiros suficientes.Agergar valor é de relevante, é tudo o que todos desejam, para que seus produtos e/ ou mercadorias alcancem melhores ou maiores preços no mercado consumidor. No entanto, apenas para reflexão, há segmentos, como o da água mineral natural, que é bombardeada constantemente por uma pesada exigência burocrática, onde os que mais ganham são os intermediários ou atravessadores, igualzinho ao que acontece com os produtores rurais não alinhados em cooperativas ou associações. É claro que nos referimos às fontes que não possuem distribuição própria e, assim, ficam à mercê de camioneiros e distribuidores; a oferta é maior do que a demanda e, por via de conseqência, os preços da água mineral são pífios, ao contrário do que afirmou recentemente o presidente da Petrobrás. Ele só esqueceu de dizer que a empresa que preside é rica e tem apoio integral do Govêrno…com livre trânsito pelos tesouros do BNDES…

  12. Mauro disse:

    Agregar valor- um tema essencial, uma providência imprescindível. Mas como se fazer isso? É algo realmente difícil e de custo elevado.
    Numa planta industrial de pequenas dimensões, é necessário um grande investimento para agregar valor e crescer. Os comentários já feitos são muito interessantes e colaboram para a melhor elucidação do assunto.
    Penso que agregar valor passa pela criatividade, quando não se dispõe de recursos financeiros suficientes.Agregar valor é relevante, é tudo o que todos desejam, para que seus produtos e/ ou mercadorias alcancem melhores ou maiores preços no mercado consumidor. No entanto, apenas para reflexão, há segmentos, como o da água mineral natural,por exemplo, que é bombardeado constantemente por uma pesada exigência burocrática, onde os que mais ganham são os intermediários ou atravessadores, igualzinho ao que acontece com os produtores rurais não alinhados em cooperativas ou associações. É claro que nos referimos às fontes que não possuem distribuição própria e, assim, ficam à mercê de camioneiros e distribuidores; a oferta é maior do que a demanda e, por via de conseqência, os preços da água mineral são pífios (nas fontes) ao contrário do que afirmou recentemente o presidente da Petrobrás. Ele apenas se esqueceu de dizer que a empresa que preside é rica e tem apoio integral do Govêrno…com livre trânsito pelos tesouros do BNDES…Também é preciso melhorar a qualidade e treinar os colaboradores, pois tudo se pode fazer dentro na indústria, enquando fora, quase nada se pode fazer, em face dos recursos de marketing e de logística das grandes empresas.

  13. Pollyana Santos disse:

    Sou estudante de turismo do Senac-Rio, e estou montado um plano de negócio sobre uma abertura de uma agência de viagens, e nesse plano quero investir em Roteiros de excursões culturais na região Sudeste.
    Perguntas:
    1° Como é que eu poderia beneficiar os meus clientes?
    2° É possivél oferecer excursões de qualidade e de baixio custo? Por favor, me envie algumas dicas.

    O Sebrae é um ótimo guia para nós futuros empreendedores.

    Obrigada pela atenção!

  14. odilon( nascimento e santana mat. de const). disse:

    PODEMOS ACRECENTAR TAMBÉM, COMPROMISSO, RESPONSABILIDADE E SERIEDADE, ISSO É FUNDAMENTAL EM UMA EMPRESA, PRECISAMOS REFLETIR ISSO PARA NOSSOS CLIENTES, E CONQUISTÁ-LOS. UM ABRAÇO A TODOS.

  15. EDUARDO L. disse:

    vendo que os comentarios são bem definidos, podemos dizer que o agregamento de valores de uma empresa é como um pulo do gato dos negocios .

  16. Ana Hissa disse:

    MUITO RELEVANTE TUDO ISSO QUE FOI ESCRITO ACIMA.
    SOU ESTUDANTE DE DESIGN DO CEFET CAMPOS, E APRENDI COM MEUS MESTRES QUE AGREGAR VALOR E TER UM DIFERENCIAL INTANGÍVEL QUE SEJA ACEITO E NECESSÁRIO A SEU PÚBLICO ALVO.
    POR EXEMPLO: TELEFONES CELULARES SERVEM PARA UM MESMO FIM, MAS SABEMOS QUE CADA MARCA OFERECE UM VALOR INTANGIVEL DIFERENTE, SEJA MELHOR SOM, SEJA MAIS NA MODA, SEJA O QUE AQUELA ATRIZ LINDA O REPRESENTA E SE EU USAR VOU FICAR COMO ELA, SEJA … ENFIM QUANDO VOU COMPRAR, NÃO COMPRO QUALQUER UM ESCOLHO MUITO OU JÁ VOU SABENDO QUE QUERO AQUELE QUE PARA MEU PERFIL AGREGA VALOR.

  17. M. Cristina Peixoto disse:

    Sob a ótica humanista, agregar valor é dar ao outro o que há de melhor e ainda pouco explorado em todo ser humano; é a capacidade de inovar, externando emoções e sentimentos a partir de atitudes altruístas.

  18. Robson Campos disse:

    Gustavo, Muito bom!
    Concordo plenamente com seu pensamento.
    Entendo que devemos ter uma estratégia com Inovação de Valor aonde possamos ter preço, diferencial e com foco em um nicho de mercado inexplorado.
    E-mail: diretoria@ticorporate.com
    http://www.ticorporate.com

  19. Denair Gandra da Cruz disse:

    Ééééé´!….
    tão fácil a gregar valor!…
    valeu como dizem por ai!…
    fui empresaria hoje estou aposentada,
    agreguei a vida inteira!…
    eu via o final d, ano que dava balanço,
    sempre fazia +++ algumas coisas!…puxa prá la,puxa pra, cá,
    que o ponto era nosso.
    O meu Falecido Marido! se via doido comigo! coitado!…
    que eu gostava da coisa!…sei lá!…eu queria ver o Barco andar enquanto estava jovem!… pensava muito no futuro hó!…meu Deus!…
    como hoje vejo tantos tipos de estudo… curso, Faculdade!…
    os jovéns todos de,BRANQUINHO!…fico pensado!…
    como vai ser o futuro deles!…
    \ ALGUÉM TEM QUE FAZER ALGUMAS COISAS!…/.
    / O Brasil Preisa d, Nós!…/.
    \ Gente + ou-Normais!… /.

  20. Sebastiao B. Utrine disse:

    Gostaria saber como agregar valor em segmento onde a empresa compradora nao qualifica seus fornecedores inclui-se Governo e empresas privadas com excessoes, pois, somente olha o desembolso de partida nao preocupando-se com tipo de fornecedor se o mesmo e predatorio, recentemente saiu uma materia sobre os predatorios informais no jornal Nacional e aqueles que sao em grande numero formalizado

  21. kamila disse:

    estou fazendo um curso de administração e preciso fazer uma redação
    com o tema: “Como agregar valor sem agregar custo”mais no sentido pessoal não empresarial. me ajudem !!!

  22. Luiz Augusto - Conservadora FTB Ltda disse:

    Excelente artigo já pratico na minha empresa e gostaria de receber mais informações sobre este assunto.

  23. Samuel Rodrigues Martins disse:

    E o Design de produto ? A diferenciação do produto pela estética e aparência !!!
    Existe algum estudo a respeito?
    A influencia cultural nas formas dos produtos.
    Se quiserem discutir como desenvolver essa forma de agregar valor estou a disposição.
    Propriedade Intelectual, registro, proteção por Direito autoral ou desenho industrial, marca tridimencional…

  24. Adriano Almeida . disse:

    Boa noite . tenho uma reclicagem, de moveis e objetos antigos, eu restauro e vendo em uma feira , eu sou registrado na feira, PÇA XV ,Rio de janeiro . mmas a reciclagem e feita em meu espaço , e vendo e compro , hoje eu considero um empório , qual os empostos que tenho que pagar para abrir uma empresa ? presico de alvará ? os movéis tem uma nota fiscal e com selos coladas em algum lugar dos movéis , desde 1930 até a data 1970 , passa ser antiguidades. eu já identifiquei essas notas e selos , na barreira policial . não tive problema algum !!! e os clientes ,compradores tambem sabe . estou sem orientaçâo . boa noite Adriano

  25. MIGUEL STEFANOVICZ PRIMO disse:

    Agregar valores

  26. MIGUEL STEFANOVICZ PRIMO disse:

    agregar valores:
    Eu que já estou aposentado, administro uma empresa de lubrificantes.Agregar valores não é cobrar mais por certa mercadoria ou por mais dinheiro na firma e sim valorisar o cliente no atendimento:educação**presteza**atensão**e outros mais,não deixar o cliente em duvida,e sempre ter os produtos que vende.Isso eu penso que é*** AGREGAR VALORES***

  27. Teresa Pato disse:

    Aí galera! k visão vces teem sobre Atribuir Valores!
    primeiro temos k saber o k vamos valorizar!! se é a uma empresa, temos k ver o contiúdo e a simpatia que oferece a empresa! depois vamos valorizar o produto!

  28. Andreia disse:

    Meu esposo tem uma micro empresa achamos muito importante essa parte de agregar valores ja estamos colocando em prática.

  29. ivanete lopes costa disse:

    oi, eu trabalho em uma loja de variedades, e estou adorando o curso, com essa parte de agregarvalores, ja estou colocando em pratica tbm

  30. Laiza Miranda disse:

    Achei incrível esse texto, pois me ajuda a ter idéias pra colocar do em prática quando abrir meu negócio. Muito bom.

  31. Adriana Conceição disse:

    O texto nos orienta a organizar as ideias, e ao mesmo tempo diz exatamente o que fazer.
    A empresa deve buscar ganhos de qualidade que o cliente entenda.
    Agragar valor, dependendo tanto de investimento em pesquisas, como desenvolver tecnologia e formas de administrar.
    Dessa forma haverá crescimentos de sucesso na empresa.

  32. antonio mathias disse:

    Agregar valor não é fazer o que todos já fazem e cobrar um pouco menos. Também não é melhorar algo que já é percebido como bom ou ótimo pelo cliente. Muito menos divulgar melhor a empresa. Agregar valor é dar um salto de qualidade em uma ou mais características, do produto ou serviço, que de fato são relevantes para a escolha do consumidor.

    A empresa que pretende diferenciar-se agregando valor precisa, antes de tudo, conhecer o que seus clientes necessitam e mais do que isso, quais são os atributos dos produtos e serviços que de fato são determinantes no processo de compra. Para isso é fundamental conhecer profundamente o cliente, suas vontades, seus hábitos e seus valores. Podem-se partir das necessidades básicas e bastante conhecidas, como rapidez e conveniência, porém dificilmente uma empresa consegue agregar valor sem interagir continuamente com os seus clientes, identificando suas verdadeiras carências e anseios. Somente as empresas, que sabem o que cliente quer e valoriza conseguem direcionar seus esforços e otimizar seus gastos na melhoria da qualidade.

    Mas, não basta conhecer as novas demandas da clientela, se a empresa não possuir o conhecimento ou a tecnologia adequada para inovar. A inovação pode derivar tanto de uma tecnologia inédita como de uma nova forma de organizar e gerir a empresa. O importante é que a inovação seja percebida pelo cliente. Os restaurantes por quilo é um exemplo. Quando sugiram os primeiros, a inovação não estava na refeição ou no modo de produzi-la, mas na maneira como o cliente selecionava o que desejava comer e na forma de pagamento mais justa, proporcional ao volume colocado no prato. Além desses atrativos os restaurantes por quilo também proporcionam um valor básico que é a rapidez.

  33. Edvaldo Fernandes Stringheta disse:

    Tema dos mais importantes no atual mercado, mas quando voce investe na sua empresa, tanto na informática e outros que julga necessário, mas deixa de lado o investimento nas pessoas, e é o que mais acontece, exemplo disto é um predio que investe milhões em sistema de segurança, mas coloca um porteiro que mas sabe o que faz, isto quando não se trata de empresas terceirizadas que cada dia é um porteiro ou segurança diferente.

  34. Marcela Santos disse:

    Sou Cake Designer e no meu segmento, agregar valor é trabalhar com produtos de qualidade e dar um acabamento perfeito, mostrando cuidado aos meus clientes, ao ver o bolo ele acha lindo e ao comer ele sente que foi tratado com carinho e que o valor pago realmente está sendo utilizado no produto. Nem sempre um deiferencila, um algo à mais que as outras concorrentes não possuem é agregar valor, pode ser algo que você acha importante, mas seu cliente não, agregar valor pra mim, é investir no que realmente será notório na venda do produto e na satisfação final do cliente.

  35. celio disse:

    boa tarde,eu acho o seguinte,a reporter do fantastico rede globo perguntou para eike batista porque a mania pensar grande,a resposta de eike foi a seguinte:eu posso pensar grande,se ele pode fazer o grande porque fazer o pequeno,entao se o empreendedor pode vender barato com qualidade,qual o problema?

  36. CELIO disse:

    boa tarde, meu comentario anterior foi o seguinte,se o empreendedor pode vender barato com qualidade qual o problema?isso para o empreendedor que consegue unir preco baixo e otima qualidade no produto tocando o negocio para frente e sempre inovando e principalmente,atendendo muito bem seu cliente,entao nao e um comentario,e uma pergunta?fiquem a vontade para responder

  37. Caio Ortega disse:

    muito bom …

  38. Caio Ortega disse:

    muito bom …tambem tenho esta visão sobre agregar valores..

  39. rogerio disse:

    achei o comentário fraco e subjetivo, não acrescenta nada a quem ja tem um comércio.

  40. Julianna disse:

    >jamsg: prefiero reirimtme a los expertos. Plantearse escribir es adentrarse en un espacio peligroso, porque se entra en un oscuro tfanel sin final, porque jame1s se llega a la satisfaccif3n plena, nunca se llega a escribir la obra perfecta o genial, y eso produce la me1s grande de las desazones. Antes se aprende a morir que a escribir. Y es que (como dice Justo Navarro) ser escritor, cuando ya se sabe escribir, es convertirse en un extraf1o, en un extranjero: tienes que empezar a traducirte a ti mismo. ( ) Ased pues, yo en esos dedas no sabeda que para ser escritor habeda que escribir, y ademe1s habeda que escribir como mednimo muy bien. Enrique Vila-Matas

  41. Dubicki disse:

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